A gente não é vidente, mas podemos afirmar com certeza: seu bolso está sofrendo, acertamos? É meu amigo, não está fácil para ninguém, né? As contas estão cada vez mais ocupando uma maior parte da sua renda, e o orçamento está ficando cada vez mais apertado.
Essa é a realidade de todo brasileiro, independente da renda que ganha. Todo mundo está sentindo a alta da inflação e os sintomas de uma economia instável.
Lembra quando sua mãe disse que você não é todo mundo? Dessa vez, ela não teria razão (mas só dessa, heim?). Você também deve estar passando um bocado para manter as contas em ordem.
Nesses momentos, parece que nada tem solução, já que é o contexto econômico que tem dado essa bagunçada na situação financeira de todo mundo, não é? Não, não, não, é possível ter atitudes para, ao menos, amenizar a situação e ficar mais tranquilo mesmo em contextos como esse.
E é isso que iremos te contar aqui. Vamos falar sobre um gasto que tem subido muito nos últimos tempos: o combustível. Se você tem carro, deve ter notado. Cada ida ao posto dá uma vontade de chorar. Mas calma, nós iremos te ajudar.
Vamos falar de 4 dicas práticas pra economizar combustível no seu carro. Mas antes, como somos muito seu amigo e queremos te ver bem financeiramente, precisamos te dar um toque.
Ter carro compensa?
Olha, antes de tudo precisamos comentar sobre o carro. Sim, ela proporciona muita comodidade e provavelmente deve ter sido uma grande conquista para você. Não é fácil adquirir um bem e ficamos bem orgulhosos que você tenha conseguido.
Porém, é preciso avaliar se ele realmente está sendo positivo. Isso porque não podemos considerar um automóvel um investimento. Investimento é fazer o seu dinheiro trabalhar por você. E não é isso que acontece.
O carro, apesar de muito prático, gera muitos gastos: combustível, IPVA, seguro obrigatório, documentação, manutenção. Fora outras despesas que podem aparecer e também o seguro contra acidentes, perda e roubo que são muito importantes.
Além disso, para você ter uma ideia, só de sair da concessionária o carro já perde seu valor. se você comprar um carro no valor de 50 mil hoje, no que vem ele já vale 45 mil. Ou seja, você perdeu 5 mil em um ano e vai perdendo 10% a cada ano que passar.
Não queremos fazer você vender seu carro, mas que você reflita se o uso está valendo a pena, beleza? Agora vamos ao objetivo desse post que é te dar dicas para economizar combustível no seu carro.
Dicas práticas para economizar combustível
É possível ter algumas ações que podem te ajudar a economizar combustível e aliviar um pouco o seu orçamento. Vamos trazer aqui algumas opções que no final do mês podem fazer a diferença para o seu bolso.
Confira agora 4 formas para diminuir as despesas com gasolina ou etanol.
1- Calibre os pneus
Camarada, você tem calibrado seus pneus do modo correto e na frequência necessária? Pois é, esse é um fator que influencia muito no consumo de combustível. Quanto mais murcho o pneu, mais área de contato com o asfalto e como consequência mais força o veículo vai fazer para rodar.
E quem é que dá essa força para o carro rodar? O combustível! Então, se ele estiver murcho, você irá gastar mais. A frequência ideal para fazer a calibragem dos pneus é a cada 15 dias. Cheque sempre se ele está com a pressão ideal.
Isso representará uma economia entre 3% e 5% com combustível. O número é baixo, mas pode fazer diferença no seu orçamento. Por isso, não deixe de verificar o estado do seu pneu.
2- Reduza a velocidade
Não estamos te falando para estar abaixo da velocidade adequada da via, não é nada disso. Mas sabemos que muita gente gosta de pisar no acelerador com vontade, né? Essa prática, além de ser perigosa e poder causar acidentes, gera multas e um consumo maior de combustível.
Toda vez que você pisa no acelerador, envia combustível para o motor. Então, a sua aceleração acaba influenciando muito e te impedindo de economizar.
3- Escolha o tipo de gasolina com cautela
Temos 2 tipos de gasolina: a comum e a aditivada. Qual você escolhe? Você deve ter respondido que escolheu a comum porque ela é mais barata. Mas será que essa é uma economia que vale a pena a longo prazo?
A gasolina aditivada tem uma “serventia” muito específica. Ela tem um componente que limpa o motor, por isso é mais cara. Se você nunca escolhe essa opção, é bom considerá-la vez ou outra, ok?
Assim, você estará cuidando do seu carro, é como se fosse uma manutenção preventiva. Não precisa ser toda a vez, mas de vez em quando é importante.
Se você usa sempre, pode economizar combustível no seu carro trocando pela comum e usando aditivada eventualmente para fazer a “limpeza” do motor.
4- Não ande com a gasolina no limite
Se você costuma rodar com o tanque no mínimo, saiba que o que você economiza naquele momento pode te trazer gastos bem significativos no futuro. Isso porque o resto de gasolina gera sujeira e isso pode entupir o seu motor.
Aí você já imagina, não é? Gastos com mecânico são mais altos e ainda te impedem de usar o carro por um tempo a depender do quanto irá levar para fazer o conserto.
Sem contar que pode te gerar muitos outros problemas. Imagina o combustível acabar à noite em um lugar pouco movimentado? Muito risco por nada, né?
Ainda tem o fato de que ficar sem gasolina é uma infração média: 4 pontos na carteira e uma multa de 130 reais. Sem contar que o carro é removido, então você tem que arcar com as despesas do reboque e das diárias no pátio do DETRAN.
Dica Extra: clube de benefícios e descontos
Você sabia que além de prestar atenção nos detalhes do funcionamento e uso do carro para economizar combustível, é possível conseguir algumas vantagens oferecidas por instituições financeiras?
Geralmente, bancos e outras instituições oferecem programas de benefícios para fidelizar os seus clientes. Pode ser que o seu banco ou cartão de crédito ofereça esse tipo de vantagem. Você chegou a dar uma olhada.
Um exemplo é o cartão de crédito Ipiranga, que oferece coisas como o programa Km de vantagens em que a cada um real gasto é convertido em 8km que podem te dar descontos em combustível e serviços automotivos. Além disso, ele tem o aplicativo Abastece Aí, que também dá vantagens aos usuários.
Outro exemplo são os dos bancos digitais, como o Inter, que tem a opção de Gift Card. Você compra um valor para ser usado em diversos serviços como postos de gasolina e parte do valor gasto volta para sua conta.
Por isso, é sempre bom ficar atento aos benefícios que os serviços financeiros que você usa oferecem. Além de procurar opções que talvez se encaixem melhor em suas necessidades.
Conclusão
Há formas de conseguir burlar, nem que seja um pouco, a alta dos preços. Com os carros, você viu que não é diferente. É possível economizar combustível com atitudes simples e que ainda geram mais segurança no trânsito, além de preservar o funcionamento do seu bem.
Você já seguiu alguma dessas dicas? Depois que começar a implementar todas elas, conta para gente se valeu a pena. E se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente enviando uma mensagem no site.
Até o próximo post!