Se tem algo que todos os brasileiros buscam no decorrer da vida, isso com certeza é a sua liberdade financeira.

Não falo de ser rico ou milionário ( o que não seria uma péssima idéia também), mas eu falo de ter a liberdade de se presentear com algo que queira muito, ter um dinheirinho sobrando para fazer aquilo que gosta sem ter nenhuma preocupação de que irá faltar dinheiro para fazer o pagamento das contas que irão vencer no mês.. 

“Ah mas eu tenho que abrir mão de muita coisa”. Realmente, alguns sacrifícios são necessários serem feitos no dia de hoje, para que lá na frente você possa desfrutar do que abriu mão lá atrás. 

Fica mais um pouquinho com a gente, continue lendo e veja o que você precisa mudar e colocar em prática para conquistar a sua liberdade financeira.

1 – Gastar mais do que você ganha

Como uma pessoa busca por sua independência financeira, se ela não consegue fazer nenhuma economia durante todo o mês?

Se você gasta mais do que recebe, você está entrando em um barco que vai furar e naufragar antes que você possa perceber.

Se você possui esse costume de gastar tudo que recebe ou mais do que ganha, chegou a hora de consertar isso, ou sofrerá severas consequências.

2 – Não fazer um planejamento financeiro

Planejamento é a palavra chave para quem busca liberdade em suas finanças, então vamos ao que interessa.

Para que você possua um planejamento que te ajude a ter o controle que precisa, é necessário que você faça anotações de tudo, contas pagas, contas que irão vencer, compras que foram feitas, investimentos, ou seja, não deixe nada de fora. 

Tenha o controle do que entra e o que é feito com o seu dinheiro, após um a dois meses, você  já sentirá a diferença no seu bolso.

3 – Não ter um controle rígido de consumo

Gastar é muito bom, eu entendo, mas quando se torna algo sem controle, é preocupante, e algo deve ser feito imediatamente. Para se ter um controle rígido é preciso pensar no amanhã também, sem essa de viver somente o dia de hoje. 

Afinal de contas, hoje o seu dinheiro pode até cobrir todas as suas despesas, mas e se amanhã as coisas apertarem? Você está preparado para isso? Então pense bem para não ter uma decepção grande lá na frente.

4 – Fazer investimentos em propostas de dinheiro rápido sem verificar se realmente dá retorno

Por favor, não seja tão tolo a ponto de fazer grandes investimentos por promessas praticamente impossíveis de ganhos altos.

Pesquise toda e qualquer proposta, principalmente quando forem as famosas promessas de ganhar muito dinheiro com o marketing multinível. 

Todo e qualquer investimento, mesmo que venha por indicação de alguém que você confia muito, deve ser investigado a fundo, ou você pode acabar se dando mal, então faça uma análise criteriosa e veja o que realmente vale a pena investir e o que não passa de uma grande furada.

5 – Gastar todo o seu salário antes mesmo de recebê-lo

Se endividar até o último fio de cabelo antes mesmo de ter dinheiro em mãos é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem. Comprometer o seu salário todo é um sinal de que você está bem longe de possuir a sua liberdade financeira.

Faça mudanças na sua rotina e controle esses gastos fazendo anotações para que tenha certeza de que não está ultrapassando os limites. 

Não é proibido fazer compromissos com o seu salário, mas o certo é que você não comprometa mais que 20% do seu salário caso você queira alcançar a sua tão sonhada liberdade financeira.