Sabia que você pode aproveitar sem gastar muito? Veja o guia completo que preparamos para você ter um Natal excelente!

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano, afinal, temos mais tempo para passar com a família e aquelas pessoas especiais que vem nos visitar e fazer aquela confraternização de fechamento dos 12 meses.

Com ele, vem as compras de presentes, de ceia, de uma sopa de letrinhas que muitas vezes pesa no bolso do trabalhador que às vezes tem que recorrer a empréstimos bancários para sustentar esse estilo de vida.

O que pouca gente sabe é que você pode aproveitar muitas coisas e sem precisar gastar muito, veja esse guia completo e você tem a chance de finalizar o ano não mais no vermelho.

1.Janeiro é o novo Dezembro

Como o crescimento da demanda antes do dia 25 de dezembro, os preços sobem naturalmente, visto que os estoques são limitados e as empresas não querem ficar sem capital de giro nos próximos meses.

Assim, passado o nascimento de Jesus, quando a vontade de comprar das pessoas diminui e naturalmente os preços começam a cair é a melhor época para fazer compras. E tudo isso tem um motivo, Os últimos dias de dezembro e o início de janeiro são um período de extrema incerteza para as empresas.

O aumento natural do salário mínimo, das taxas de inflação e juros podem derrubar o planejamento financeiro. Como um meio de se blindar, elas apostam na derrubada de preços e assim, conseguir mais capital de giro para sua sobrevivência.

2.Use soluções com cashback

Apesar de muitas vezes parecerem pequenas as taxas de cashback, o impacto que ela causa no bolso do consumidor ajuda a amortecer as dívidas que agora ficam mais acessíveis, podendo ainda, comprar mais itens do que o planejado.

Por este motivo, selecionamos algumas alternativas para você participar de forma ativa, veja os principais cartões de crédito que pagam parte da sua compra de volta para você:

  • Banco Inter.
  • Méliuz.
  • C6 Bank.
  • Banco Original.
  • PicPay.

Além deles, há esses sites que oferecem cashback, independente do cartão que você estiver utilizando e pode ser uma alternativa caso o seu não ofereça, veja alguns:

  • Cuponeria.
  • Cuponomia.
  • Méliuz.
  • Ame Digital.
  • Portal IG.

3.Aplicativos que você precisa ter

Controlar as finanças é uma atividade que pode ser chata e por este motivo, muitas pessoas desistem de fazer e acabam atirando no escuro todo mês com seu salário e tendo algumas surpresas no final dele.

A primeira sugestão é do Organizze, um aplicativo que tem como missão simplificar a sua vida através do smartphone, com soluções que integram os seus bancos e permite, de maneira segura, a gestão financeira.

Vale a pena mencionar também o Money Lover, um software com diversas funções, incluindo para os viajantes que muitas vezes perdem o tato por estarem em um momento de férias ou a trabalho.

Fechando, a cereja do bolo é o muito popular Guia Bolso, mostrando em tempo real os principais direcionamentos que ocorrem com sua renda, além de comparar soluções existentes no mercado para empréstimos, cartões, investimentos e seguros.

4.Evite compras em shoppings

Devido aos altos custos das empresas para se manterem nos shoppings, em geral, os preços são repassados aos consumidores que têm que pagar mais para adquirir os mesmos bens que outra pessoa que compra online ou em lojas mais afastadas.

Não que você tenha que se controlar e ir ao shopping e ser proibido de comprar a roupa que gosta ou o eletrodoméstico que está precisando em casa, mas sim, pesquisar muito antes e isso poderá te surpreender no bolso.

Pesquisas sempre serão os maiores aliados de bons compradores e por isso, utilize sites, ferramentas online, redes sociais e tudo que for necessário para conhecer o mercado em que pretende colocar o seu money.

5.Medir é o primeiro passo para melhorar

Compras feitas no escuro e no calor do momento são as que mais interferem no fechamento positivo da conta bancária no último dia de dezembro. Ter uma lista já definida de presentes para o orçamento que você está disposto a abrir mão é uma das formas mais indicadas de mensuração.

Ajudando não só você a ter um norte, mas não comprar por impulso ou pela bela história do vendedor acerca do produto com promoção imperdível. Esse item é um dos pilares fundamentais na disciplina financeira, pode ser um dos mais difíceis de ser colocado em prática, porém é preciso tentar.

6.Esforce-se pelo a vista

Aquelas parcelas de 100 e 200 reais no cartão podem parecer inofensivas quando a gente decide fazer uma compra parcelada em vários meses, contudo é um dos maiores vilões devoradores de orçamento que existe.

Porque na realidade você está gastando um dinheiro que ainda não te pertence, por isso, as taxas de juros do cartão são altíssimas e os meses para a realização do pagamento são longos.

Outra coisa muito importante é pedir descontos pelo pagamento total do produto na hora. Para as duas partes é uma boa oportunidade, afinal, o lojista não precisa pagar as taxas de intermediação de crédito como ocorre nas maquininhas de pagamento.

Conclusão

Não é uma tarefa fácil, você pode começar implementando poucos passos no começo e com o passar do anos. Sempre voltando aqui no blog para ver o que falta para completar a roda da prosperidade natalina.

Assim, tire a pressão de tentar fazer as coisas perfeitas, entretanto veja e sua evolução com o passar dos anos e como elas foram progredindo para chegar onde chegou. Dessa maneira, cria uma automotivação, fazendo de você uma minoria populacional brasileira que consegue controlar suas finanças perfeitamente e isto sim, é momento de comemoração.

Caso o conteúdo tenha sido útil a você, compartilhe nas suas redes sociais e ajude a levar o conhecimento mais longe.