Em qual pessoa você irá votar na próxima eleição? Não precisa contar, afinal, o voto é secreto. Entretanto, o desejo de todos os cidadãos é ter uma uma vida melhor até o momento dela acontecer.

Assim, espera-se que assim que tomar o poder, suas decisões possam ser imediatas e servir como um alívio para os próximos anos.

Apesar da teoria ser maravilhosa, a prática pode ser muito diferente do que podemos imaginar.

Impactando diretamente em como o dinheiro que está no seu bolso irá sair dele depois do resultado das urnas.Por isso, criamos um guia para você proteger o seu futuro financeiro, veja!

Porque as eleições importam?

A economia é formada por pessoas, dessa forma, algumas dessas pessoas tem o poder de decisão de milhares outras, seja por um fundo de investimento, passos de uma multinacional etc.

Dessa forma, quando essas pessoas começam a estudar o país que pretendem investir ou que já estão investindo, devem levar em consideração uma série de fatores.

Entre eles, a situação política do país, afinal, muitas decisões que os governantes podem tomar são com base na sua ideologia.

Podendo flexibilizar ou enrijecer certas regras que têm um impacto imediato nas grandes corporações que estão instaladas aqui.Levando a um efeito cascata que reflete em todos os brasileiros positivamente ou não.

Piores coisas que podem acontecer com as eleições

Entre as principais coisas que podem acontecer e impactar diretamente o resultado das eleições são:

  • Desemprego: Sem acesso da população a fontes de renda, todo o equilíbrio econômico começa a desabar.
  • Dólar: Por ser uma moeda universal, toda a relação com países é feita através do dólar. Assim, qualquer variação tem efeito imediato na compra ou venda de produtos ou serviços.
  • Inflação: A demanda por certos produtos pode aumentar, assim, o preço tende acompanhar esse movimento para tentar suprir as novas necessidades.
  • Selic: Em alguns casos ela pode ser usada para atrair investimento, porém, causa o declínio do consumo das Famílias em um modo geral.
  • Isolamento comercial: Por maior que seja uma nação, é impossível fazer tudo isolado, assim, se o país caminha para um afastamento mundial, é um risco que pode comprometer todas as áreas possíveis.

1.Comprando moedas mais fortes

Quando há grandes incertezas em uma nação, grandes investidores fazem um movimento mais seguro que é o de se amparar em moedas fortes como o Dólar, Euro ou a Libra.

Isso porque são países muito estáveis e que estão menos propensos a terem uma ruptura brutal dos seus modelos de atuação.

Assim, você tem hoje, com o grande número de corretoras e bancos digitais existentes no Brasil, uma facilidade em comprar essas moedas e criar uma reserva mais segura para seu dinheiro.

2.Títulos relacionados com a inflação

O site do Tesouro Direto está sendo um canal de conexão entre investidores a ativos seguros, com diversas formas de retorno. Inclusive, atrelados à inflação que pode subir durante o período das eleições. Assim, o principal carro chefe desses ativos é o Tesouro IPCA.

Com um período já determinado para você realizar as retiradas, é uma opção segura e solução viável para os milhares de investidores nacionais.

3.Diversifique

Não colocar todos os ovos na mesma cesta traz alguns grandes ensinamentos. Pois, uma das coisas que sustenta isso é que alguns investimentos podem não trazer muitos retornos. Em compensação, outras decisões podem trazê-los de forma exponencial.

Atualmente, há uma série de investimentos que você consegue ter uma quantia na carteira, entre eles, podemos citar os principais

  • Ações.
  • Criptomoedas.
  • Títulos públicos e privados.
  • Moeda estrangeira.

Você mesmo pode definir as porcentagens dos aportes a serem realizados em cada categoria. Tudo vai depender do seu perfil de investidor. Opções com mais porcentagens seguras são para investidores conservadores e o contrário também é válido.

4.Ações que seguem o Dólar

Algumas empresas nacionais costumam exportar mais do que vender para o mercado nacional. Assim, quando o dólar aumenta, o preço dos seus produtos fica competitivo no mercado internacional.

Podendo aumentar suas vendas e consequentemente seus lucros que podem ser revertidos em dividendos ou na valorização dos seus papéis.

5.Tenha um planejamento financeiro

Você pode ganhar 1 milhão a cada segundo, porém, se gastar 2 milhões a cada segundo, esse valor não significará muita coisa. Este é um erro que diversas pessoas cometem ao tentar iniciar a sua proteção financeira. Sem boas decisões, todo dinheiro arrecadado

Por isso, corte os gastos desnecessários, não só nos períodos de instabilidade, mas também, a todo momento.

6.Evite impostos

A declaração de imposto de renda sempre se inicia do período Março até Abril, sendo um meio que o governo utilizar para mapear os rendimentos da população.

Ela é tão importante, pois, quando bem realizada, impede que você pague menos impostos em todas essas operações.

Entretanto, tenha cautela para não cair na malha fina e perder a noite para tentar se adequar às exigências da Receita Federal. Por isso, sempre que possível busque ajuda com especialistas como os contadores que podem acelerar todo o processo.

Quando serão as eleições de 2022?

Marcada para o dia 2 de Outubro, as eleições de primeiro turno, terá que fazer escolhas para:

  • Presidente e seu Vice-Presidente.
  • Governador e seu Vice-Governador.
  • Senadores.
  • Deputados Federais.
  • Deputados distritais

Logo depois de 2022, as próximas serão apenas em 2024. Podem ter um impacto tão forte quanto os deste ano e você precisa se preparar para possíveis mudanças no mercado. Assim, nessa época, você terá que escolher entre:

  • Vereadores.
  • Deputados Estaduais.
  • Prefeitos.

Por isso, já está se preparando desde agora para mapear políticos que tenham uma mentalidade parecida com a sua e que ajudem a beneficiar a população como um todo.

Conclusão

Como você já deve ter percebido, guardar seu dinheiro embaixo do colchão não é uma boa ideia em períodos de instabilidade como os das eleições que acontecem periodicamente.

Com isso em mente, a chance de você sofrer grandes danos diminui drasticamente. Porém, é preciso acompanhar sempre as notícias e conteúdos relevantes, como os que postamos constantemente em nosso blog.

As mudanças ocorrem no mundo todo na velocidade da luz e podem impactar o modo que vivemos, mesmo a milhares de quilômetros de distância.

Agora está na hora de ajudar mais pessoas a se protegerem das consequências que as eleições podem causar em nossas vidas, por isso, compartilhe esse artigo nas redes sociais e marque seus amigos.