Apesar do brasileiro ter passado por um período de pandemia, o interesse em poupar subiu até a marca de 27%. Quase o dobro em relação a 2019 e mostrando como o pensamento de se prevenir contra emergências vem sendo difundido com mais escala. Para entender tudo sobre  o limite emergencial fique com a gente até o fim do post!

Entretanto, ainda é explícito o fato de apenas uma minoria ainda conseguir poupar e utilizar o dinheiro para possíveis emergências que possam acontecer.

Apesar disso, há diversas alternativas para compensar essa necessidade e uma delas é o limite emergencial. Sendo uma ferramenta muito interessante no mercado e vem ganhando diversos adeptos.

Para conhecer tudo sobre esse novo caminho financeiro, veja 7 coisas que você precisa conhecer sobre ele:

1.O que é o limite emergencial?

O limite emergencial não recebe esse nome atoa, afinal, é feito para suprir necessidades que surgiram de forma repentina.

E, dentre as diversas soluções no passado, fez-se necessário a criação de um novo meio de atender as necessidades dos usuários.

Assim, está criando popularidade, um novo tipo de oferta de crédito. Ideal para as pessoas que já consumiram todo o limite do cartão de crédito e precisam de mais por um determinado momento.

Com isso em mente, muitos bancos oferecem 20% do limite que já é concedido, de forma extra, para suprir uma nova compra que está sendo feita pelo cliente no cartão de crédito.

2.Como funciona o limite emergencial?

A premissa inicial é você ter um limite com o banco para que ele possa te liberar esse emergencial.

Portanto, quando você tem o nome limpo, paga as contas em dia, tem um bom score de crédito, as chances de conseguir um limite emergencial aumentam.

Por isso, é válido você se planejar suas finanças para a nova demanda para não cair nos juros rotativos. Estes, geralmente, são os maiores que um consumidor pode ter contato durante a sua vida financeira.

Agora que você já sabe como funciona o limite emergencial, veja os principais destinos para ele precisa ter para valer a pena a sua contratação.

3.O momento ideal para usar o limite emergencial

Cada pessoa terá um motivo para considerar a contratação do limite emergencial, entretanto, é bom seguir alguns como norte para ter justificativas mais fortes. Facilitando a criação de uma motivação para conseguir pagar as parcelas.

Assim, os principais momentos que o limite emergencial podem ser usados são:

  • Perda de uma promoção ou período em que os preços caem drasticamente como é comum ver na Black Friday.
  • Não tem mais limite para ser usado no seu cartão de crédito.
  • Está pronto para receber um novo débito no seu planejamento financeiro.
  • A sua compra irá satisfazer as suas necessidades a longo prazo.

4.Vantagens do limite emergencial

Você precisa conhecer as principais vantagens do limite emergencial, assim, considere os pontos a seguir antes de contratar essa modalidade de crédito:

  • Pagamento de dívidas a curto prazo para salvar momentos em que você não está com a renda 100%.
  • Você consegue parcelar suas compras no cartão de crédito.
  • Solução para momentos em que seu limite está usado por completo.
  • Taxas de juros menores quando você paga as parcelas à vista, dependendo apenas da empresa que está ofertando alguma condição inclusa.
  • Facilidade em ser contratado, em alguns casos é feito automaticamente quando o aplicativo é programado para tomar a decisão.

5.Desvantagens do limite emergencial

Por dentro de todas as vantagens, veja a seguir as desvantagens que estão atreladas ao limite emergencial:

  • Se você consumiu todo seu limite do cartão de crédito pode ser um sinal de que você está gastando mais do que realmente pode pagar.
  • Pode comprometer a renda no longo prazo se você não tomou uma boa decisão no início ou não conseguiu recursos para cobrir o impacto no orçamento.
  • O pagamento dos juros rotativos é a primeira parte de um endividamento que pode parar no Serasa.
  • É preciso ter uma boa avaliação de crédito para conseguir a liberação do crédito emergencial.

6.O que acontece se não conseguir pagar?

Depois que você perde o período de pagamento, será cobrada a taxa de juros rotativo, atualmente está na faixa de 12% ao mês. Se você fizer as contas, esse valor mais do que dobra durante um ano.

Além disso, o nome será incluído na base de dados do Serasa. Assim, se continuar inadimplente, terá que ficar 5 anos com essa dívida no nome pela plataforma. 

Entretanto, depois desse período, ela não deixa de existir, você terá que participar de feirões de negociação para aproveitar os descontos nos juros e não ter mais problemas com ligações de telemarketing.

Por esses e outros motivos, crie o hábito de planejar os impactos que a contratação de crédito pode causar no seu orçamento para não criar um efeito bola de neve no orçamento e comprometendo seu futuro.

7.Quais as alternativas para o limite emergencial?

Não dá para pensar apenas no limite emergencial, mas é preciso comparar também com outras alternativas existentes no mercado para escolher a mais viável para o seu perfil, assim, as principais são:

  • Empréstimos: O meio mais utilizado de conseguir dinheiro rápido é através da contratação de empréstimos.
  • Financiamentos: Você consegue receber na hora o financiamento, porém, seu uso é restrito para um determinado fim.
  • Consórcios: Os consórcios geralmente são opções sem juros, entretanto, você só recebe um determinado bem ou objetivo quando é contemplado, o que pode levar algum tempo.
  • Pix crédito: Uma das novidades dos últimos tempos é o Pix crédito que serve basicamente como um empréstimo, porém, com taxas menores para ser pago as parcelas.

Conclusão

Pensando nos próximos passos para usar ou não o seu limite emergencial? Esse papel é fundamental para conseguir utilizar toda a teoria absorvida ao longo do texto na prática quando você abrir o aplicativo do banco.

Outro pilar fundamental para continuar tendo sucesso financeiro é se manter próximo de notícias e conteúdos de qualidade para não perder as novidades que cercam nosso mundo de uma ótica a partir da sua carteira.

Para ajudar mais pessoas a conhecerem todo esse universo do limite emergencial, compartilhe a publicação nas suas redes sociais e marque as pessoas que adorariam conhecer essa informação.