Quando tentamos superar as adversidades financeiras, algumas coisas entram no nosso caminho e estão no nosso controle, como o desemprego, inflação e alterações econômicas. Porém, há pensamentos e ações que temos que, esses sim, estão sob nosso controle e só nós seremos capazes de mudar.

Esses pensamentos e ações são coisas que ouvimos a vida toda e podem atrapalhar nossa vida financeira. Mas uma coisa é importante, nem todas elas são verdadeiras. Algumas são totalmente equivocadas e outras são parcialmente reais.

Chamamos isso de crenças limitantes, elas são ideias que estão em nosso subconsciente e pautam as nossas atitudes. Quando a crença limitante é sobre dinheiro, tomamos essas afirmações como verdade e achamos que a situação não pode mudar de jeito nenhum.

Isso, claro, atrapalha o seu crescimento! Por isso, vamos te apresentar 7 crenças limitantes sobre o dinheiro. Você já deve ter ouvido pelo menos uma delas. Depois te daremos dicas para lidar com isso, ok?

Crenças limitantes sobre o dinheiro

Muitas coisas que ouvimos, até quando ainda somos pequenos, podem se tornar verdades absolutas, mesmo que elas não sejam. Essas crenças limitantes sobre o dinheiro precisam ser identificadas, pois elas atrapalham demais seu sucesso.

Vamos conhecer quais são as 7 mais comuns?

1- “Só quem é rico consegue juntar dinheiro”

Muitas pessoas acreditam que conseguir poupar só é possível para pessoas que já são ricas, mas isso não é verdade, ok? Quem tem uma condição financeira mais baixa é que precisaria com mais urgência juntar uma grana.

Nem que seja um pouco, você precisa começar. Economizando em coisas simples, como na conta de luz ou no supermercado já pode ser um bom primeiro passo.

2- “Dinheiro não traz felicidade”

Quem nunca ouviu essa expressão, heim? Pois é, essa é uma crença limitante sobre dinheiro. Ok, dinheiro não é tudo, tem coisas que ele não compra como amor e algumas alegrias. Mas ele te dá liberdade para fazer muita coisa e ter mais tranquilidade para curtir uma vida feliz ao lado de sua família e de seus amigos.

Não ter dívida, conseguir comprar o que deseja, ficar sossegado, pois sabe que pode terminar o mês no azul… isso pode trazer felicidade também, concorda?

3- “Nessa crise financeira, não dá para ter dinheiro de jeito nenhum”

Concordamos que o momento não está tão propício no Brasil. De fato, as coisas não estão fáceis, mas é assim que a economia funciona, ela tem altos e baixos. Isso acontece aqui e no resto do mundo.

Mas essa crença limitante nos impede de correr atrás dos nossos objetivos. Não é porque o cenário está ruim que você não deve tentar alternativas como obter uma renda extra ou economizar.

4- “Eu nasci e vou morrer pobre”

Claro que quem nasce em berço de ouro tem muiiito mais chances de se manter rico até o fim da vida, não vamos mentir para você. Mas se você nasceu em uma família pobre, não quer dizer que você manterá as condições que tinha quando pequeno.

Essa é uma grande mentira. Você pode perceber como é falso, por exemplo, comparando as condições de vida dos seus antepassados… com certeza você está bem melhor, não é?

Mas mesmo assim, a gente teima em acreditar. Porém, você precisa saber que é possível mudar as suas condições financeiras. Com muito foco, perseverança e trabalho. Poupar, organizar suas finanças e investir podem te ajudar nisso.

É preciso que você decida então pegar como herança apenas as coisas mais legais da sua família. Nada de reproduzir, por exemplo, os mesmos erros financeiros de seus pais.

5- “Só investe quem é muito rico”

Essa daí quase todo mundo já deve ter ouvido. Sim, é uma crença limitante que te impede de crescer e é um baita de um mito. Sabe por quê? Muita gente não sabe, mas há vários tipos de investimentos no mercado e nem todos precisam de vários milhares para começar.

O Tesouro Direto, um investimento de renda fixa do governo, tem títulos a partir de 30 reais. Ou seja, até quem ganha um salário mínimo pode conseguir começar a investir.

Se você não quiser dar esses passos por agora, pode guardar na boa e velha poupança, só para começar a esquentar. Mas saiba: investir é fundamental e é para todo mundo!

6- “Fulano ficou rico? Tá mexendo com coisa errada, certeza!”

Mesmo que a pessoa seja de uma condição financeira mais baixa, ela pode mudar adquirindo hábitos de educação financeira. Mesmo depois de adulto isso é possível, sites como o da GETG são a prova que há muito conteúdo útil por aí.

Por isso, não é porque alguém esqueceu que ela está envolvida com crime ou outras coisas erradas. Muito pelo contrário, ela deve ter tido muita força de vontade, foco e atitude, diferente de muita gente que só sabe criticar, mas não faz nada por si mesmo. Verdade seja dita!

7- “Não levo jeito para lidar com dinheiro”

Essa é uma crença limitante sobre dinheiro bastante comum. Mas saiba: o que você não sabe, você aprende. Você já aprendeu tanta coisa, não é mesmo?

Basta entender que poupar, organizar suas finanças e investir são práticas importantes e que você precisa correr atrás para criar esses hábitos. Nada caiu do céu até hoje, certo?

Como pôr fim nas crenças limitantes?

Agora que você já sabe quais são as crenças limitantes mais comuns sobre o dinheiro, deve estar pensando: e, aí, GETG, o que eu faço para parar com isso?

Vamos te explicar e dar algumas dicas. Aqui, além de apontar os problemas, buscamos dar alguns caminhos para que você siga e melhore sua vida financeira.

Vamos te mostrar algumas maneiras de acabar com as crenças limitantes sobre o dinheiro para que você comece a dar os primeiros passos.

  • Identifique as crenças: você precisa olhar para si e identificar quais as crenças limitantes tem sido sua base para lidar com o dinheiro e estão te prejudicando. Depois, você deverá tentar buscar de onde elas vieram. O ideal é sempre contrapor essas ideias com a realidade, assim você consegue internalizar que elas não fazem sentido algum;
  • Informação é poder: pesquise sempre e esteja aberto a fazer mudanças na sua vida usando as informações que você conseguiu recolher. A economia e o mercado estão sempre mudando, por isso essa é uma prática contínua. Aqui em nosso site, produzimos muitos conteúdos sobre educação financeira que podem te ajudar. Então, não deixe de nos acompanhar!
  • Acredite em você: crie suas metas e não deixe que ninguém te desanime, seja amigos ou familiares. Se eles têm crenças limitantes, precisam lidar com isso. Você deve fazer um filtro de tudo que ouve e não se deixar afetar por aqueles que não acreditam em você.
  • Crenças fortalecedoras: troque essas ideias limitantes por crenças fortalecedoras. Diga a si mesmo uma “palavra amiga” e motivadora: “eu consigo mudar minhas condições financeiras”, “dentro da minha realidade, irei conseguir poupar uma grana” e outras que fizeram sentido para seu objetivo.

Assim, você consegue internalizá-las e substituir pelas crenças limitantes que tinha e te atrapalhavam muito.

Conclusão

Você que nos acompanhou até aqui, viu que há muitas ideias que são repetidas tantas vezes que acabam virando verdade, mesmo sendo grandes mitos. Só que isso pode ser muito prejudicial, pois pode trazer consequências financeiras nada agradáveis e te impedir de alcançar seus sonhos.

Você viu as crenças limitantes sobre dinheiro mais comuns, mas há outras. Com um exercícios de auto-observação, você pode notar se há alguma que você ainda reproduz e fazer um esforço para mudá-las.

Se ainda ficou alguma dúvida, é só nos mandar uma mensagem. Esperamos que você consiga se livrar dessas amarras que prejudicam tanto sua vida financeira!

Até o próximo conteúdo!