A maior parte da população considera muito difícil organizar e manter a vida financeira saudável. O que muitas vezes pode ocasionar o acúmulo de dívidas, financiamentos e mais contas.

Para dar um jeito na sua vida financeira, você precisará realizar pequenas atitudes como rotina. Depois de começar, você já poderá ver os primeiros resultados!

Por que organizar minha Vida Financeira?

Manter as finanças organizadas, podem possibilitar a compra de um carro, investimento em seus estudos, casa, enfim, podem te ajudar a realizar seus principais sonhos e objetivos.

O segredo de organizar a sua vida financeira é fazer da economia um hábito. Assim, você sempre terá dinheiro sobrando.

Se você parar para pensar, sua saúde financeira determina o seu futuro, assim só depende de você se planejar para conseguir realizar todos os seus objetivos como, se aposentar até uma certa idade, ter tranquilidade etc.

A falta de planejamento é o vilão da saúde financeira, sem planejamento é muito difícil enriquecer e formar um patrimônio. O que nos leva à nossa primeira dica:

1 – Planejamento financeiro

Esse passo é fundamental para evoluir as suas finanças. Faça um planejamento financeiro, começando por anotar todos os seus gastos fixos e variáveis. Dessa forma, você terá controle da entrada e saída de acordo com o seu orçamento.

Identifique e diminua os gastos desnecessários. Você irá perceber que ao final, você fará uma grande economia! Você pode utilizar planilhas ou aplicativos gratuitos como: Dinheirama, Finance, GuiaBolso, Orçamento inteligente.

2 – Pague suas dívidas

Para começar a controlar sua vida financeira, o ideal é acabar com todas as dívidas. Dessa forma você poderá ter uma visão melhor do quanto você realmente ganha e quanto poderá gastar.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados. Ou seja, mais da metade da população não possui uma vida financeira controlada.

Separe sempre o valor necessário para pagar as suas dívidas. Caso a situação seja mais complicada, tente negociar até que chegue em uma prestação que caiba no seu bolso. Evite todas as formas de contrair novas dívidas.

Não gaste mais do que você ganha, planeje seus gastos conforme seus ganhos.

3 – Tenha uma reserva de emergência

Este passo é fundamental para controlar suas finanças. Pessoas com uma vida financeira saudável, sempre tem um valor reservado em sua conta. Como não sabemos o dia de amanhã, o ideal é contar até mesmo com os imprevistos.

Cerca de 52,1% dos brasileiros não têm o hábito de poupar dinheiro, aponta levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

Todos os estudiosos do ramo de finanças aconselham a ter como o famoso “pé de meia” o equivalente a seis meses de despesas.. Desta forma, você ficará preparado para qualquer imprevisto futuro. Por exemplo, desemprego ou problema de saúde.

Não quer dizer que você tenha que ter isso para ontem, mas você pode ir juntando aos poucos.

4 – Estabeleça metas de economia.

Todos nós possuímos sonhos e vontades que queremos realizar, e organizar sua vida financeira não quer dizer que você tenha que abrir mão disso, apenas planejar melhor, separe os sonhos e vontades que você quer realizar e separe eles por prazo.

Por exemplo, se for comprar um carro em 2 anos, calcule agora quanto você precisa poupar por mês para atingir este objetivo. Tenha metas em curto, médio e longo prazo.

Assim, você estará sempre no caminho para a melhoria contínua. Mentalize que você está economizando em favor de algo que você quer muito alcançar!

5 – Será que preciso de tudo que possuo?

Você já ouviu falar em consumo consciente? Essa dica vai te ajudar a conseguir uma grana extra e praticar a economia sustentável. Verifique todas as coisas que você não usa mais, como roupas, sapatos, móveis.

Você pode vender por diversos meios, como em lojas virtuais, grupos de vendas e brechós no facebook, pelo instagram, enjoei.

Peças e objetos que você não utiliza mais, podem ser muito úteis para outras pessoas.

6 – Tenha disciplina e foco

Organizar a vida financeira pode não ser uma tarefa fácil à princípio, mas com muita disciplina e foco, você terá o poder de controlar os seus gastos e para separar mensalmente o valor que deseja poupar.

Logo, suas atitudes se tornarão um hábito e você perceberá que está economizando cada vez mais!

7 – Invista o seu dinheiro

Muitas pessoas podem achar arriscado ou até mesmo complicado, mas vai por mim, esta dica pode te ajudar a dar um jeito na sua vida financeira de uma vez por todas. Você pode começar investindo o dinheiro que você separa mensalmente, por exemplo.

Você pode optar por aplicações em renda fixa como CDBs, Tesouro Direto e Fundos de Investimentos ou também em renda variável, por exemplo, as ações.

Ver o seu dinheiro render te deixará ainda mais motivado em manter um bom planejamento financeiro e a separar uma quantia para aplicar.

Conclusão

Conheça o seu orçamento e adeque o seu padrão de vida. Viva de acordo com a sua realidade. Aumentar o padrão de vida pode complicar muito suas finanças, afinal as dívidas não vão parar de vir. Faça um bom planejamento e mantenha tudo sob controle.

Conheça muito bem os seus gastos e acompanhe toda a movimentação da sua conta bancária. Tenha interesse em saber para onde está indo o seu dinheiro e como você pode economizar mais.

Tenha apenas o necessário. Planeje bem o seu orçamento, afinal, um orçamento bem planejado possui o mínimo de gastos possível. Mentalize que você não precisa comprar nada além, assim você evita dívidas e pratica o consumo consciente.

Lembre-se de economizar sempre que possível. Sabemos que para tudo isso fazer efeito depende unicamente e exclusivamente da sua organização e controle das finanças.

Lembre-se que isso é super importante para o seu futuro e de toda sua família.