Não é segredo para ninguém que comparar preços faz muita diferença no orçamento doméstico. Apesar disso, muita gente se rende à aparente praticidade de comprar nas lojas mais próximas.

A internet trouxe um benefício: agora podemos conferir as melhores opções do conforto dos nossos lares.

Ao longo dos anos, diversos sites surgiram com a proposta de tornar a lista de compras algo mais prático. E conseguiram. Segundo pesquisa da TracyLocke Brasil, 59% dos compradores decidem o que adquirir após analisar os preços em lojas concorrentes. Economizar dinheiro é o principal benefício, mas existem outros.

Além de comparar os preços dos produtos que você deseja, os sites e aplicativos concentram informações sobre esses itens em um só lugar. Assim, você poderá visualizar as diferenças entre artigos similares de marcas diferentes, por exemplo.

Outra vantagem é a segurança. Assim como facilidades, a internet trouxe desafios. Há diversas lojas questionáveis ou mesmo criminosas no ambiente virtual. A maioria dos sites e aplicativos comparadores de preços possui uma política rigorosa em relação a isso.

Agora que você já conhece os benefícios, listamos, abaixo, os principais sites e aplicativos comparadores de preços:

1. Google Shopping

Sim. A gigante da tecnologia também tem um site comparador de preços. Com um visual intuitivo e amigável, a ferramenta permite que o usuário refine a busca por marcas, preços e vendedores. Um diferencial da plataforma é a seção “preços reduzidos”, que indica os produtos cujos valores caíram recentemente.

Assim como com quase todos os serviços da titã do Vale do Silício, o usuário tem uma experiência integrada no Google Shopping. Ele poderá favoritar seus itens preferidos e conferir depois, usando sua conta na plataforma. É possível até receber alertas por meio do e-mail, com ofertas e informes sobre descontos.

A ferramenta é gratuita!

2. Buscapé

Quem está na rede há um tempo, deve conhecer o Buscapé. No ar desde 1999, a plataforma é das antigas. O site tem se reinventado a cada ano, tornando-se um dos maiores comparadores de preços do mercado.

Com tanto tempo de estrada, é claro que o Buscapé tem uma política interna de segurança. Apenas exibe lojas que não apresentam irregularidades junto ao Procon e Serasa.

Comparar preços de eletrodomésticos, eletroportáteis e uma infinidade de produtos não é o único benefício do Buscapé. Nele, é possível conferir o histórico de preços de um determinado item, considerando os últimos dias ou mesmo meses!

3. Zoom

Mais recente que o seu concorrente anterior, o Zoom foi lançado em 2011. Mas não se engane! Apesar de mais recente, é um popular site comparador de preços e tem fama de confiável.

O Zoom também tem uma política de segurança reforçada. O site confere a situação cadastral das lojas anunciantes, excluindo aquelas com pendências judiciais de suas listas. Alertas e visualização do histórico de preços estão entre as funcionalidades da plataforma.

Um diferencial interessante do Zoom é o serviço gratuito “Zoom Garante”. O site comparador de preços oferece garantia de entrega e suporte aos compradores. Para isso, o usuário deve fazer login na plataforma e ativar a funcionalidade antes de fazer suas compras.

4. InfoPrice

Para quem possui um negócio no varejo, é importante ficar de olho na concorrência. Esta é a proposta do InfoPrice. Então, se você é um lojista, é bom estar atento a essa ferramenta.

Monitorar os preços da concorrência deixa o seu negócio mais competitivo. Isso fica mais fácil com os mais de 200 milhões de preços disponíveis na plataforma. O lojista poderá acessar gráficos de variação, evolução e ainda pesquisar por região.

O InfoPrice ainda permite que o usuário verifique regularmente os preços dos concorrentes. A coleta automática oferecida pela ferramenta dá ao lojista a possibilidade de monitoramento em tempo real.

A plataforma é paga e os interessados podem contratar um dos seus pacotes ou solicitar a versão de testes.

5. Precifica

Do mesmo modo que a plataforma anterior, a Precifica é uma comparadora de preços voltada para lojistas. Profissionais do comércio eletrônico poderão monitorar os preços dos concorrentes com poucos cliques.

As pesquisas e relatórios levam tempo e gastam bastante energia. Por isso, lojistas do comércio eletrônico podem ignorar estas atividades essenciais. Mas não há mais desculpas com a Precifica, que faz isso tudo e muito mais.

Além dos preços, os alertas de promoções e a disponibilidade de produtos em estoque são monitorados em tempo real pela plataforma. Uma mão na roda para quem quer se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Os serviços da Precifica são pagos e os interessados devem consultar as opções disponíveis.

6. Meus Preços

Comparar preços está entre os principais hábitos para ter mais dinheiro. Não é à toa que as listas de supermercado são tão importantes. Mas, para quem mora em mais de 500 cidades do estado de São Paulo, as compras mensais estão mais fáceis.

O aplicativo Meus Preços é uma ferramenta comparadora de preços bem eficiente. Como diferencial, os usuários podem apenas apontar a câmera do smartphone para o código de barras do produto escolhido. Após isso, a plataforma informará se o item está caro e opções mais baratas.

O aplicativo comparador de preços é integrado ao Programa Nota Fiscal Paulista, que retorna ao comprador até 30% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) e pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou App Store.

7. Economiza Club

E se você pudesse comparar preços e, ao mesmo tempo, controlar os seus gastos em um único lugar? Esta é a proposta do Economiza Club, aplicativo gratuito e disponível aos usuários do Rio Grande do Sul.

O grande diferencial da plataforma é o seu formato colaborativo. A atualização de preços é feita por meio da leitura do QR Code das notas fiscais pelos próprios usuários. Vale dizer que os dados são seguros e outras pessoas não terão acesso ao seu histórico de compras.

O aplicativo comparador de preços que é alimentado de modo colaborativo pode ser baixado pelos gaúchos na Play Store e na App Store. Não custa lembrar: a plataforma é gratuita.

Conclusão

A internet pode ser uma mão na roda. Uma das facilidades da rede de computadores são os sites e aplicativos comparadores de preços. Afinal, ninguém merece pagar mais caro por suas compras.

Além da economia, os usuários têm a opção de conferir produtos similares em um só lugar. Além disso, podem comparar itens similares de diferentes marcas. Outras opções de ferramentas ajudam os lojistas a ficarem mais competitivos.

Depois deste conteúdo você não tem mais razões para pagar mais caro, não é? Outras pessoas merecem a mesma experiência. Compartilhe este artigo e, em caso de dúvidas, deixe uma mensagem para a gente.