A imortalidade é algo que ainda não foi descoberto pela humanidade, mas sempre estamos buscando aumentar a forma como vivemos no planeta e prolongar a vida por mais tempo.

Um dos meios disso acontecer é com a qualidade de vida, que não se resume apenas em uma palavra, mas um conjunto de ações, juntas, mudando e alterando a forma como nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor.

Infelizmente, poucas pessoas conhecem os principais pilares de atuação para alterar o rumo das suas próprias vidas e acabam na mesma situação por décadas.

Para mudar essa realidade, criamos um guia para você aplicar agora mesmo e colher os resultados a longo prazo, veja!

O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida pode ser definida como uma série de fatores externos que refletem diretamente em como nosso corpo é influenciado por estas condições.

Muito atrelado a expectativa de vida pois, quando a qualidade de vida vai bem, tendemos a viver mais e aproveitar a vida com muito mais vigor.

Entre os países com maior qualidade de vida, o top 10 segundo a Numbeo é:

  • Suíça
  • Dinamarca
  • Holanda
  • Finlândia
  • Áustria
  • Austrália
  • Islândia
  • Alemanha
  • Nova Zelândia
  • Noruega

Um grande ensinamento do ranking de qualidade de vida é que não é o mesmo do PIB, o índice que mostra o desenvolvimento econômico dos países. Sendo em alguns casos, deixado de lado. Mas afinal como melhorar a qualidade de vida?

1.Plano de saúde

Apesar de associarmos o plano de saúde apenas quando estamos doentes, ele faz mais do que isto. Com uma cultura de sempre estar presente em exames rotineiros, ajuda a criar um padrão na nossa vida que é estar estar sempre atento a nossa saúde.

2.Exercícios físicos

Outra dica que podemos dar é pedir um aconselhamento de médicos especializados no esporte, apesar de parecermos prontos para qualquer tipo de atividade, nosso corpo pode revelar surpresas.

Assim, este será responsável por uma bateria de exames que vão além da medição de pressão. Esse “raio-x” é fundamental para que não aconteçam imprevistos na prática esportiva que comprometam sua saúde.

3.Alimentação

Você é o que você come” A frase nunca foi tão ideal para definir qualidade de vida como está. Afinal, tudo que nosso organismo consegue absorver ou não é resultado de uma boa gestão de alimentação.

Para contornar isso, o ideal é ficar longe de produtos industrializados e que contenham excesso de açúcar. Um grande aliado é sempre ler o conteúdo nutricional atrás da embalagem e confirmar as suas dúvidas.

4.Vitaminas

As vitaminas são recursos que os alimentos com bastante nutrientes têm que auxiliam na manutenção das funções básicas do corpo durante seu dia.

Cada uma delas possui uma função diferente, veja:

  1. A: Fundamental para a estruturação, formação de ossos, pele e retina.
  2. C: Reduz doenças cardíacas e está como principal agente na formação do colágeno.
  3. D: Regula o cálcio tanto no sangue, quanto nos ossos.
  4. E: São os principais responsáveis por proteger as células da oxidação.
  5. K: Uma das vitaminas indispensáveis no nosso dia-a-dia, a vitamina K está diretamente ligada à proteção da coagulação do sangue, prevenindo a osteoporose e ajudando na liberação de mais proteínas para a fortificação dos ossos.
  6. Complexo B: Apesar de serem várias as modalidades de vitaminas B, cada uma delas tem algo em comum que é a atuação direta no nosso metabolismo e como as células funcionam.

5.Menos burnout

Por mais que o trabalho seja indispensável. O excesso dele é opcional, sendo um dos principais causadores do Burnout, uma sigla em inglês que remete a fadiga em consequência do excesso de uma determinada atividade no cotidiano.

Para contornar os efeitos negativos do Burnout, sempre tenha um tempo livre para se dedicar a você ou algo que você goste muito. Mesmo alguns mitos são responsáveis por alterar completamente a forma como vamos viver o restante das nossas 24 horas diárias.

6.Atualize-se

Muitos dos conhecimentos sobre qualidade de vida vêm se alterando conforme o tempo. Assim, não dá para ficar estacionado em apenas uma maneira de pensar durante a vida toda. Uma das dicas que te ajudam a colocar esse passo em prática é acompanhar sites e blogs de qualidade como este para você não ficar de fora de nenhuma novidade.

7.Vícios

Todo vício te torna escravo de alguma coisa. Desse modo, equivale a diferentes coisas que estão em contato com a gente todos os dias.

As mais populares são as bebidas alcoólicas e álcool, mas a partir do momento que você não consegue largar qualquer que seja e está afetando diretamente sua saúde deve ser cortada imediatamente.

Caso precise de ajuda, não deixe de procurar profissionais especializados que irão dar um suporte com muito mais qualidade quando envolver questões sensíveis como esta.

8.Sono

Na fase adulta, o ideal é pelo menos 8 horas diárias por dia para que nosso corpo funcione com todas as energias possíveis durante o dia.

Apesar de ser algo tão simples em nossa vida, a falta dele pode causar distúrbios que são muito mais complexos do que imaginamos e acabam sendo um passo para piorar a forma como temos qualidade de vida durante os dias, meses e anos.

Conclusão

Melhorar a qualidade pode ser muito fácil se você conseguir aplicar todas as dicas a sua própria realidade. Mas nunca desanime se ainda não conseguir, muitos casos levam-se anos até o que cada um considera como sucesso pessoal.

Por este motivo, crie meios para estimular constantemente você e sua mente para cada progresso ser alvo de comemorações como se fossem finais de Copa do Mundo.

Não termine de ler este artigo sem compartilhar nas redes sociais, dessa forma, ajude mais pessoas a conhecerem as melhores práticas para aumentar a qualidade de vida, como vivemos em sociedade é algo que todo o coletivo consegue crescer junto.