Ter nome limpo indica que você não está cadastrado negativamente nas empresas que atuam com a proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

A negativação acontece quando você deixa de pagar contas de sua responsabilidade. Ou seja, se você adquiriu um determinado produto em  alguma loja e não efetuou o pagamento de um boleto ou da fatura do seu cartão, você se torna inadimplente.

Dessa forma, a empresa que não recebeu o seu pagamento envia os seus dados para o cadastro negativo, assim, outras empresas podem ter acesso a esses dados e saber que você não é um bom comprador, limitando as suas oportunidades de compras.

O envio de seus dados para o cadastro negativo pode ser realizado um dia após o atraso do pagamento. Mas, algumas organizações trabalham, na grande parte das vezes, com prazos limites de até 60 dias para realizar o envio do seu cadastro como inadimplente.

As vantagens de ter um limpo são diversas e nós vamos citar algumas delas:

1. Fácil aprovação de crédito

A primeira vantagem é conseguir aprovação de crédito. No entanto, quatro em cada 10 brasileiros estavam negativados até o início de 2021.

O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC. Portanto, esses brasileiros negativados sofrem ao tentar aprovação de crédito em qualquer lugar, vivendo com menor liberdade financeira.

2. Financiamentos

Uma pessoa que tem o nome limpo pode fazer financiamentos com muito mais facilidade, desde financiamentos de carros, casas e afins.

O financiamento é uma modalidade de pagamento muito consumida por grande parte da população brasileira, e que torna acessível a compra de bens de alto valor.

3. Conseguir um cartão de crédito

Outra vantagem de ter o nome limpo é a obtenção do cartão de crédito. Aqueles que não possuem restrições em seu nome conseguem cartões de forma mais fácil e com maiores limites e benefícios para usar.

4. Contratação de empréstimos

Existem alguns momentos onde a contratação de empréstimos pode ser necessária, desde uma emergência inesperada até oportunidades de investimentos que superam os juros do empréstimo.

Nesses momentos, aqueles que estão negativados podem ficar sem essa alternativa.

5. Evita constrangimentos

Imagine o seguinte cenário: você contacta com o seu banco para pedir o aumento do seu limite do cartão de crédito, relatando que precisa comprar algum produto específico, ou realizar alguma viagem rápida, e que, portanto, precisará de mais limite.

Após a solicitação, o seu gerente informa que não poderá conceder o seu pedido, pois o seu nome está sujo. As situações constrangedoras podem ocorrer em lojas, feirões de financiamentos e em diversos lugares, o que torna ainda mais constrangedora a situação.

6. Independência financeira

Talvez pareça um pouco clichê falar sobre isso, mas não é. Aqueles que possuem inadimplências sofrem com a falta da liberdade financeira, de opções de crédito e compra, podem sofrer algum tipo de constrangimento e passam a ter uma vida muito mais limitada, pois só conseguem comprar qualquer coisa se for à vista, e sabemos que nem todos possuem recursos para isso.

Estar com o nome limpo faz com que você tenha liberdade para fazer o que desejar com o seu dinheiro, desde comprar à vista, como parcelar, financiar, usar o cartão de crédito (que hoje pode trazer muitos benefícios, como os programas de milhas, por exemplo).

Conclusão

A liberdade financeira faz com que você pague todas as suas contas em dia, mas que também tenha diversos recursos e opções para sair, viajar ou comprar algo que você esteja desejando.

Fora que, sempre podem surgir problemas que demandam um valor maior do que o que estava planejado no seu orçamento, como uma multa, um problema no carro, um tratamento com algum remédio mais caro, entre outras coisas que acontecem na vida de todas as pessoas.

Portanto, faça o possível para manter a sua saúde financeira em dia, se planeje, tenha uma reserva de emergência, pague suas contas em dia e mantenha a sua liberdade financeira e as suas opções de aquisição.