Quem nunca ouviu falar sobre um amigo ou conhecido que teve o cartão de crédito clonado? Essa é uma situação mais comum do que você imagina e os bancos encontraram uma forma eficiente de evitar esse tipo de fraude, o cartão de crédito virtual ! Você já utiliza o seu?

Hoje, vamos explicar o que é o cartão virtual, como ter um, como utilizá-lo e tornar a sua vida mais prática e segura.

Por que o cartão virtual surgiu?

Comprar também faz parte do nosso dia a dia, portanto precisamos sim saber investir, viajar, aplicar o nosso dinheiro, mas saber comprar de forma inteligente também é essencial.

Sabendo que as pessoas estão cada vez mais interessadas em usar o seu dinheiro de forma inteligente, as instituições bancárias criaram o cartão virtual. Os cartões de crédito virtuais, assim como os digitais, estão se popularizando em uma rápida velocidade em todo o Brasil.

Empresas como Nubank, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil já aderiram à tecnologia, que permite compras online com mais segurança para os usuários. Entretanto, como a solução ainda é uma novidade no país, é normal que as pessoas tenham dúvidas sobre o funcionamento e vantagens oferecidas pelo cartão virtual.

O que é o cartão virtual?

O cartão de crédito virtual é uma extensão do seu cartão de crédito comum. Porém, o cartão virtual tem uma numeração temporária.

Ele abre uma janela que possui uma numeração, código e data de expiração diferente do seu cartão físico, justamente para te dar segurança e confiança no momento de fazer suas compras online. Isso mesmo, ele serve apenas para compras feitas pela internet, apenas o seu cartão físico poderá ser usado nas lojas físicas, ok?

Como emitir?

Você vai entrar no App da sua instituição financeira. Lembrando que, não são todas que já possuem essa tecnologia, mas a maioria já aderiu. Bradesco, Itaú e Nubank, por exemplo, já possuem essa novidade.

Cartão virtual no Bradesco

No aplicativo você buscará por “cartão virtual”. Cada instituição tem uma maneira de agir com esse cartão virtual. No exemplo do Bradesco, ao solicitar o seu cartão, ele gera uma numeração pelo app com uma validade de até 72h.

Portanto, ao fazer uma próxima compra daqui 5 dias, por exemplo, você não pode mais usar aquela numeração, por isso vai precisar fazer esse processo novamente pelo app, de forma rápida, e obter um novo número.

O cartão de crédito virtual evita os transtornos como clonagem de cartão e vazamento dos seus dados bancários. A novidade veio para revolucionar nossa forma de fazer compras virtuais, nos dando muito mais confiança na hora de digitar nossos dados para concluir a transação.

Cartão virtual no Itaú

No banco Itaú, o funcionamento é praticamente o mesmo, porém, o prazo de expiração do número do cartão de crédito virtual é de 48h, ainda menor do que o do Bradesco.
Cartão virtual no Nubank

O Nubank atua de forma diferente. A instituição não coloca uma data de expiração no cartão de crédito virtual, mas coloca a opção de cancelar o seu cartão virtual, caso haja algum problema, e emitir um novo pelo próprio aplicativo.

Cartão virtual no Banco do Brasil

Geralmente, o cartão de crédito virtual tem o mesmo limite do seu cartão físico, já no Banco do Brasil, a diferença é que você pode estipular um limite para o seu cartão virtual, controlando seus gastos, o que também é ótimo.

Vantagens

  • Para fazer a compra é preciso ter o número do cartão virtual com você. Após o uso, os números são excluídos. Isso ajuda a manter a sua segurança para não ser clonado;
  •  Em alguns bancos você pode escolher o limite do cartão de acordo com a compra que você vai fazer, controlando os seus gatos e usando o dinheiro de forma inteligente e planejada;
  • Você não paga a taxa de manutenção sobre as operações virtuais;
  • É muito prático na hora de ativar a função;
  • É um meio de pagamento alternativo, caso você tenha esquecido seu cartão em casa, por exemplo, e precise comprar algo através de aplicativos e sites.

O cartão de crédito virtual faz parte das mudanças sociais que estão acontecendo

O mundo já estava caminhando para uma revolução no setor de compras, com uma grande disparada nas compras online. Após o começo da pandemia, as mudanças sociais aconteceram nas áreas da saúde, da economia e também do comportamento do comércio e dos consumidores no geral.

Praticamente metade da população brasileira deixou de frequentar agências bancárias, por exemplo, que até estavam abertas, mas muitas pessoas evitaram o local na quarentena. Por isso, aumentou cerca de 46% o uso do cartão virtual, dos aplicativos e do internet banking, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência / C6 Bank.

De olho nesse cenário, 58% das empresas modificaram suas estratégias de pagamento. A principal alteração foi a adoção do sistema de pagamento online, como sites, aplicativos e contas digitais. A tendência é que essa mudança nos hábitos de compra seja consolidada após o fim da pandemia do novo coronavírus.

Conclusão

Este tipo de cartão, deve fazer parte da rotina dos brasileiros de forma definitiva, e não temporária.

Portanto, se você quer acompanhar essas mudanças, quer ter mais segurança para realizar suas compras online, com mais praticidade também, o cartão de crédito virtual pode ser perfeito para você. Entre no app do seu banco e veja se a função está disponível para começar a usar.