Cerca de 42 milhões de brasileiros já aplicam o dinheiro extra que recebem em alguma forma de investimento, segundo o relatório da ANBIMA. Isso mostra, na prática, como realizar aportes, na expectativa dos juros superarem a inflação, não é mais assunto “grego”, restrito apenas a uma meia dúzia de pessoas.

Por isso, é preciso ir além do básico e tentar uma imersão mais realista do que irá incidir sobre a quantia que você está colocando constantemente. Para isso acontecer, é preciso conhecer os melhores simuladores de investimentos do mercado para não ter surpresas e garantir um retorno. Se preparando para possíveis declarações ou não do imposto de renda, se necessário.

O que são simuladores e para que servem?

Um ato muito comum entre os especialistas das finanças é fazerem cálculos para entenderem como o investimento pode se comportar ao longo do tempo. Os principais benefícios que você pode obter ao entrar em contato com um simulador de investimento são:

  • Comparação em tempo real de qual aplicação irá render mais em um determinado período de tempo.
  • Conhecimento dos riscos envolvidos.
  • Acompanhamento das possíveis taxas que podem ser aplicáveis em algumas modalidades.
  • Listagem dos objetivos e definição de como será o seu perfil de investidor nos próximos anos.

Felizmente, vários sites já democratizaram o acesso a simuladores e você pode conferir os melhores, veja:

7 melhores simuladores disponíveis na internet

Confira a seleção dos melhores simuladores para você não precisar mais de sorte na gestão dos seus investimentos.

1.NuInvest

Com a recente aquisição pelo Nubank, a Easynvest agora se tornou NuInvest e todas as funcionalidades acabaram sendo integradas. Por isso, não confunda mais caso tenha que procurar outro simulador.

Sobre a nova integração, mudam-se apenas as tonalidades de roxo, mas continua fácil para acessar os simuladores para os seguintes investimentos:

  • Tesouro prefixado.
  • Tesouro Selic.
  • Tesouro IPCA+.
  • CDB e LC.
  • LCI e LCA.

2.Tesouro Direto

O governo também não fica atrás na liberação de serviços que visam ajudar investidores e possíveis investidores. Você tem duas opções de consulta, a primeira, por um sistema inteligente que irá determinar os aportes mais indicados para você no momento, a partir de uma série de perguntas e respostas.

A próxima é caso já tenha em mente onde terá que realizar os aportes. Além disso, caso queira simular o resgate dos seus títulos, a ferramenta também é integrada para fornecer uma informação atualizada.

Para saber mais sobre o site, clique aqui.

3.Simulador Toro Investimentos 

A Toro Investimentos é uma corretora conhecida no Brasil todo por oferecer meios de conectar investidores a soluções ideais para cada um.

Assim, para nortear os processos, vá até o site do simulador de renda fixa, procure pelo campo onde tem um espaço disponível para colocar o valor que deseja investir, logo após, o período que deseja. Entre as opções de simulação disponíveis estão:

  1. Títulos do Tesouro Direto.
  2. Certificados de Depósito Bancário (CDB).
  3. Letras de crédito imobiliário ou do agronegócio (LCI/LCA).
  4. Fundos de Investimento de Renda Fixa.
  5. Carteiras personalizadas de produtos de Renda Fixa.

4.Mobills Renda Fixa

Sendo uma empresa que fornece serviços financeiros a população, a Mobills também tem seu próprio simulador da renda fixa. Para simular é fácil, veja os passos:

  • Escolha qual tipo de investimento você deseja focar( CDB/LC ou LCI/LCA)
  • Defina um valor de investimento inicial.
  • Insira se for aplicável os aportes mensais.
  • Escolha o período que esse dinheiro ficará aplicado no investimento

Para saber mais sobre ele, clique aqui e acesse o site do simulador.

5.Me poupe! Simulador de investimento

Para realizar as simulações agora mesmo é simples, basta clicar aqui e você será redirecionado para a página do Me poupe! Apenas 3 passos são necessários para você obter resultado:

  1. Escolha o melhor investimento que você poderia aplicar.
  2. Insira valores e o tempo total desse aporte.
  3. Pronto, já saberá qual o resultado.

6.Monetus Fundos de Investimentos

Fundos nada mais são do que um grande grupo de pessoas investindo seu dinheiro sob a responsabilidades de empresas renomadas e que contam com uma imensa quantidade de especialistas de mercado para apoiarem as decisões.

Assim, como forma de tentar ajudar os investidores e os próximos investidores de fundos, a Monetus fornece um comparador para você tirar as provas reais de quais decisões tomar. Para acessar é extremamente fácil, clique aqui, procure o campo para inserir o CNPJ do fundo desejado e coloque em comparação com outro que pretende ou está investindo.

7.XP Simulador de Investimento

Que a XP é referência nacional e em breve, mundial quando o assunto é investimentos todo mundo já sabe. O que poucas pessoas conhecem é o seu simulador de investimentos, clique aqui e cumpra os seguintes passos:

  • Aceitar os termos de uso da plataforma.
  • Clique em próximo para colocar o valor financeiro que deseja simular como aporte, além do período que ele ficará rendendo para você.
  • Selecione o seu perfil de risco sob esta quantia.
  • Coloque nome, email, telefone e CPF para receber na hora os investimentos possíveis.

Qual escolher?

Todos os simuladores são excelentes para ajudar as pessoas a encontrarem o melhor caminho para as aplicações financeiras. Entretanto, cada um tem alguma especialidade e que precisa ser levado em consideração para você que está pretendendo focar em uma modalidade específica.

Não dá para deixar de mencionar qual a corretora que irá escolher para acessar. Atente-se as taxas administrativas. Além disso, não é o fim do mundo se não encontrou , você mesmo pode usar a calculadora de juros compostos e tentar simular por conta própria como a da Mobills.

Basta colocar:

  • Valor inicial.
  • Aporte mensal.
  • Taxa de juros anual ou mensal.
  • Período em anos ou meses.

Conclusão

Os Bancos digitais e outras instituições que têm como atuação os investimentos dos seus clientes estão a todo momento criando soluções para melhorar a vida das pessoas que atuam ou pretendem atuar nesse mundo.

Ajudando a aumentar o número de brasileiros que desejam mudar de vida com suas finanças pessoais e em breve, podemos ter a chance de ultrapassar a maioria da população economicamente ativa nesse processo.

Assim, todo o ecossistema cresce, com mais feedbacks e mais serviços voltados para as necessidades dos clientes. Por fim, ajude mais pessoas a conhecerem os melhores simuladores de investimentos disponíveis na internet, por isso, compartilhe a postagem nas suas redes sociais.