A educação financeira no Brasil é um problema, não a toa que a porcentagem de famílias endividadas está na faixa de 76% e pode aumentar se nada for feito para conscientizar as pessoas.

Por isso, reunimos as principais informações para você conhecer sobre a poupança e sair de vez do seu antigo estado de não poupador, até o alcance dos seus objetivos pessoais.

Mas para acontecer, será necessário entender as principais vantagens da poupança em relação a outros meios de ganhar dinheiro. Muitos deles podem ter retornos maiores de juros ou sequer tem juros e ficar atento te fará uma pessoa mais responsável financeiramente, veja!

Poupança e conta digital é a mesma coisa?

Com os novos bancos digitais surgindo, ficou muito comum ouvir a expressão conta digital ser confundida com uma caderneta de poupança.

Isso acontece com frequência porque um dos principais atributos das contas digitais é armazenar o dinheiro presente nela para você usar como pagamento de contas, boletos, compras pelo débito.

Mas engana-se quem acha que é a mesma coisa. Pelo menos, na maioria das vezes, a conta digital é apenas uma forma de deixar o dinheiro parado sem qualquer rendimento de juros com o passar do tempo.

Assim, uma dica que podemos dar é verificar nos termos de uso antes de criar a conta que tipo de benefícios você irá receber por ter seu dinheiro guardado. Caso não tenha nenhum, o ideal é procurar outras opções.

A poupança rende alguma coisa?

Uma dúvida que muitas pessoas têm antes de colocar seu dinheiro na poupança é o rendimento que ela consegue proporcionar ao longo do tempo.

Não ao ponto de deixar as pessoas milionárias, mas para tentar se enquadrar em uma das forças mais atuantes no nosso dia-a-dia economicamente que é a inflação.

A inflação é o aumento natural dos preços, sendo por um determinado período reajustado para atender as necessidades de fornecedores que não conseguem mais fornecer a matéria prima no mesmo preço.

Atualmente está fixado em 6,167% ao ano e você pode usar os simuladores para calcular quanto irá ter ao longo do tempo

Como abrir uma poupança?

Há uma infinidade de bancos que possibilitam que terceiros possam abrir uma conta poupança sem custo algum e até pela internet, entre os principais estão:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú Unibanco
  • Caixa
  • Santander

Para criar as contas no Banco que mais teve afinidade, o primeiro passo que todos eles pedem são:

  • CPF
  • RG
  • Número de telefone
  • Email

Depois que você já separou toda a documentação, entra a parte de validação. Um dos meios tradicionais é se dirigir até uma agência.

No atual modelo, pode ser feito de casa, tirando selfies com os seus documentos, gravando vídeos e áudios para provar que realmente é você que está criando e não um terceiro mal intencionado.

Por que ter uma poupança em 2022?

Antes de tomar qualquer decisão em relação ao dinheiro, é preciso conhecer os principais pontos para você colocar no papel e ponderar a melhor coisa a ser feita. Por isso, para os aspirantes a poupança, é válido pensar em:

Investimento seguro: Apesar da lucratividade não ser a maior dos ramos dos investimentos, você consegue dormir tranquilo sabendo que seu dinheiro será recebido no momento em que solicitar o saque.

Fundo de emergência: Uma das melhores maneiras de se proteger dos imprevistos é com a criação de um fundo de emergência, ajudando você a não ter que recorrer a empréstimos forçados para cobrir algumas necessidades.

Sem taxas: É comum em algumas operações financeiras você ter que pagar algumas taxas administrativas depois que seu dinheiro ficou guardado no investimento, a boa notícia é o fato da poupança não ter nenhuma.

5 novas maneiras de guardar dinheiro

1.Tesouro direto

Com apenas 30 reais já é possível investir em uma das modalidades que mais atraem as pessoas que desejam mais rentabilidade e a mesma segurança do que a poupança.

O Tesouro Direto é uma emissão de títulos públicos e, desse fato, atrai diversos investidores que não querem se arriscar a colocar seu dinheiro em uma renda variável. E com os novos bancos digitais, é possível integrar seu investimento com o Cartão de Débito e Crédito.

2.CDB

Funcionando de maneira parecida, o CDB é uma forma de emprestar dinheiro para financiar as suas operações internas de crédito.

Por isso, seguem a mesma linha de raciocínio do tesouro direto tanto em segurança, quanto em rentabilidade.

3.CDI

A tradução da sua sigla é bem autoexplicativa, um Certificado de Depósito Interbancário que serve como um meio de pagamento entre bancos, utilizando dinheiro de terceiros e retornando com juros ao longo do tempo.

4.Fundos de investimento

Fundos são grupos de pessoas jurídicas ou físicas que se juntam para tomar uma decisão de investimentos que geralmente é feita pelos responsáveis pela gestão do fundo.

Estes, repartem a lucratividade ou prejuízo com todos os envolvidos. No geral, é seguro justamente porque envolve uma decisão coletiva e até de especialistas da área de investimentos.

5.Bolsa de valores

Uma empresa quando coloca à disposição ações para venda, são pequenos fragmentos que juntos representam tudo que ela está sofrendo no mercado.

Assim, os lucros e prejuízos são mensurados constantemente pelo ecossistema de investidores que aceita ou não os pagamentos pelo preço que as ações estão sendo vendidas.

Para conseguir ter acesso a essas funcionalidades será necessário criar uma conta na corretora e procurar um contador para que as informações sobre imposto de renda sejam solucionadas.

Conclusão

Apesar da conta ser criada com grande facilidade, a poupança precisa ser pensada, porque na grande maioria das vezes é uma ação que você fará a longo prazo e precisará criar uma motivação constante para isto.

Para isso acontecer, desenhe sua rotina muito bem. Definindo os objetivos e as metas necessárias a cumprir os seus planejamentos. Mesmo sendo cansativo, a repetição do ato de poupar faz com que seu cérebro normalize com o tempo e não seja mais tão doloroso.

Por fim, agora é a sua vez, não perca tempo e compartilhe agora nossa postagem em suas redes sociais