Tirando o ganhador da mega-sena, acordar cedo faz ou já fez parte de grande parte da população que precisa trabalhar para conseguir o seu sustento mensal. Apesar de ser considerada rotina, muitas delas não conseguem seguir o mesmo ritmo quando não tem um estímulo externo como um chefe cobrando estar 6 horas no trabalho.

Assim, acordar cedo começa a ser um hábito repudiado por muitas pessoas que começam a odiar até mesmo a música do despertador que é colocada para acordar. Sendo sempre prolongados por meio da função soneca do celular que faz qualquer cama ter uma atração enorme em relação ao mundo exterior.

Para ajudar você a descomplicar a sua vida, criamos um guia para acabar com as principais dúvidas sobre acordar cedo, olhe a seguir.

Como dormir?

Parece até brincadeira, mas precisamos aprender a dormir, isso porque há uma grande variedade de distúrbios do sono que podem acarretar as pessoas, entre eles:

  • Insônia.
  • Apneia do sono.
  • Sonambulismo.
  • Síndrome das pernas inquietas.
  • Bruxismo.
  • Narcolepsia.
  • Paralisia do sono.

Estes distúrbios refletem em como precisamos nos aprofundar cada vez mais no assunto, criar uma sociedade mais livre e menos dependente de produtos químicos para manter seu equilíbrio diário.

Outro pilar muito importante é criar uma rotina de sono para doutrinar o corpo a seguir de 7 a 8 horas de cama por dia. Menos que isso, é apenas enganar a você mesmo. Uma grande minoria mundial realmente consegue ser produtiva dormindo pouco.

Assim, veja a tabela do CDC que exemplifica cada faixa de tempo para o sono ideal:

  • Recém-nascido (0-3 meses) o ideal é de 14 a 17 horas.
  • Infantil (4-12 meses) o ideal é de 12 a 16 horas por 24 horas.
  • Criança pequena (1-2 anos) o ideal é de 11 a 14 horas por 24 horas.
  • Pré escola (3-5 anos) o ideal é de 10 a 13 horas por 24 horas.
  • Idade escolar (6-12 anos) o ideal é de 9 a 12 horas por 24 horas.
  • adolescente (13-18 anos) o ideal é de 8 a 10 horas por 24 horas.
  • Adulto (18-60 anos) o ideal é de 7 +.
  • Adultos entrado na terceira idade (61-64 anos) o ideal é de 7 a 9 horas.
  • Adultos/ Idosos (65 anos +) o ideal é de 7 a 8 horas.

Lembrando que esse tempo pode levar em consideração os cochilos, mas desde que não ultrapassem meia hora.

Caso você ainda não esteja adaptado, uma forma muito inteligente de “enganar” seu corpo é tentar sempre acordar 30 minutos mais cedo a cada dia e se automotivar para cada vez que essa tarefa for concluída.

Acordar cedo ou não?

Entre os benefícios já comprovados de acordar cedo, é válido citar o aumento da produtividade para o dia seguinte.

A explicação para esse boom de produção diária é explicada porque os níveis de estresse e ansiedade diminuem, permitindo que a pessoa foque em atividades realmente importantes no começo do dia.

Não podemos finalizar esse artigo sem mencionar que você começa a ter mais disponibilidade de tempo, sem possíveis crises de ansiedade ou outros malefícios da má qualidade do sono, fica muito mais fácil fazer as coisas necessárias para seu dia.

Outra coisa que precisa ser mencionada é que tudo vai depender do seu organismo, você pode começar testando quais horários você consegue ter mais qualidade após acordar e tentar escolher a partir daí o momento perfeito.

Nunca se esqueça de procurar um médico especialista na área e que pode fazer os exames necessários para que sejam detectados possíveis distúrbios que não são fáceis de serem controlados por remédios populares.

Qual o cronotipo perfeito?

Por definição, o cronotipo é a tendência de uma determinada pessoa em dormir no mesmo horário após 24 horas. Os principais tipos de cronotipos são:

  • Matutino: De maneira simples, são as pessoas que começam a dormir cedo e acordar cedo e assim que há o fim de tarde, já iniciam o processo de sonolência.
  • Noturno: Em geral, as pessoas que não conseguem manter um ritmo regular de sono e começam a iniciar nele após o início da manhã.
  • Intermediário: São pessoas marcadas pelas características das duas anteriores, alternando entre um e outro para conseguir dormir.

Você pode encontrar testes fáceis e rápidos na internet para encontrar um possível norte para determinar o seu cronotipo.

Para saber mais sobre cronotipos, criamos um post completo para você ler, clique aqui e veja.

10 Dicas para acordar cedo

Muito além do despertador, é preciso ter diversos estímulos para que acordar cedo seja uma tarefa tão natural como escovar os dentes, assim, veja as seguintes dicas:

  1. Cuide da ansiedade, busque meios de evitar pensamentos excessivos em determinadas atividades futuras, a criação de uma agenda ou um bloco de notas para “liberar espaço” da cabeça pode ser de extrema ajuda;
  2. Tenha cores neutras no quarto, o estímulo constante das mais fortes começa a atrapalhar, mesmo de maneira sutil, a maneira como você chega até o ápice de sono;
  3. Escolha o colchão ideal, não à toa, há marcas consagradas no mercado e que vendem seus produtos por valores astronômicos;
  4. Não dá para comprar o melhor colchão se o travesseiro não acompanhar o mesmo ritmo, deste modo, adquira sempre um conjunto harmônico e que trabalhe para você ser uma pessoa melhor depois de acordar;
  5. Deixe o quarto sempre fresco e se possível com a maior quantidade e qualidade de ar circulando;
  6. Evite álcool e bebidas que tenham cafeína em sua composição;
  7. Busque ter uma atividade relaxante antes de dormir, como ler um livro, reduzindo a carga de pensamentos e sendo um excelente gatilho para começar o sono;
  8. Ingerir proteína ao acordar;
  9. Lave o rosto com água gelada;
  10. Evite ter celulares, televisões ou quaisquer eletrônicos com emissão muito forte de luz azul.

Conclusão

Viu como não é apenas ficar em cima da cama? Sono é algo tão profundo que há dúvidas e distúrbios relacionados a ele que ainda não foram descobertos. Torcemos para que a ciência encontre e que tenhamos novas formas de viver o mundo com uma qualidade de vida muito superior à atual.

Assim, cuide do seu corpo para evitar as consequências negativas e sempre comemore os avanços. Sendo este o primeiro passo para que o mundo mude com a gente, mudando primeiro para nós mesmos.

Agora que você está ciente disto, compartilhe nosso artigo para seus amigos e pessoas conhecidas nas suas redes sociais.