Temida por muitos, a taxa de anuidade do cartão de crédito pode ser um obstáculo para quem quer controlar suas finanças pessoais e manter a sua saúde financeira em dia. 

Mas sabia que, dependendo do tipo de cartão que escolher, você não precisa pagar a anuidade? Porém, antes de chegarmos nesse ponto, você precisa compreender o que é essa taxa e para que ela serve. 

O que é a taxa de anuidade?

Vamos pensar que a anuidade funciona como uma “manutenção” do seu cartão de crédito. Ao pagar essa taxa, você permite que o banco cubra os gastos de manter o seu cartão ativo e atuando de forma correta. 

Sendo assim, o pagamento dessa tarifa deve ser feito anualmente, para que você continue fazendo as compras no crédito e tenha acesso a benefícios como programas de recompensa e seguros, por exemplo. 

Como é cobrada a anuidade?

A cobrança da anuidade pode ser feita em um pagamento único anual ou até mesmo dividida em parcelas mensais, dependendo do banco que emitiu o seu cartão de crédito. 

Por isso, antes de solicitar um cartão, é importante prestar atenção nas políticas de cobrança de anuidade, considerando se os benefícios desse recurso compensam o seu custo. 

Dessa forma, você não terá surpresas negativas em suas finanças, não sofrendo impactos em seu estilo de vida. 

Quando a anuidade pode ser cobrada? 

Essa taxa é cobrada a cada ano, sendo que ela pode aparecer na primeira fatura do cartão de crédito. 

Mas, dependendo do banco, esse custo do cartão de crédito pode ser isentado por um período de tempo definido, como alguns meses ou até mesmo um ano. 

Tipos de anuidade do cartão

Os cartões de crédito apresentam diferentes tipos de anuidade, para que as necessidades, objetivos e preferências de cada cliente sejam atendidos. 

Confira algumas categorias de anuidade abaixo: 

Anuidade gratuita

Já pensou em não pagar a anuidade do seu cartão de crédito? É assim que a anuidade gratuita funciona! Ao escolher essa opção, você paga só o que utiliza no cartão e os juros, caso haja um atraso no pagamento da fatura. 

Desse jeito, você não precisa se preocupar com a tarifa de manutenção do cartão de crédito, um atrativo que atrai muitos consumidores para os bancos que oferecem essa opção. 

Anuidade diferenciada

Essa opção significa que a tarifa anual pode ser paga em até 12 prestações, para que o valor se torne mais acessível para os titulares de cartão de crédito. 

Portanto, essas cobranças vão aparecer mensalmente em suas faturas, facilitando o seu pagamento. Por exemplo, se a sua anuidade é de 200 reais, você pode pagar 12 parcelas de cerca de 16 reais. 

Anuidade dependente

Permite que o titular do cartão de crédito adicione dependentes, como membros de sua família, em sua conta. 

Desse modo, os dependentes também podem aproveitar os benefícios do cartão e ter acesso a uma anuidade com um custo menor do que a principal. 

Anuidade convencional

É o tipo tradicional dessa taxa, na qual o banco estipula uma tarifa fixa anual para custear a manutenção do cartão. 

Anuidade especial 

Como o próprio nome diz, essa tarifa possibilita a criação de condições especiais para os titulares do cartão, como a isenção dessa taxa durante o primeiro ano de uso desse recurso. 

Quando a anuidade não pode ser cobrada

Sabia que existem situações em que a anuidade não pode e nem deve ser cobrada? Veja abaixo duas dessas condições!

Lembrando que, após elas serem resolvidas, a anuidade volta a ser cobrada normalmente na fatura do titular da conta.

Cartão bloqueado

Se o cartão estiver bloqueado, por motivos como roubo, fraude ou perda, isso quer dizer que ele não pode mais usá-lo. Então, também podemos afirmar que essa pessoa não está aproveitando os benefícios do cartão. 

Por esse motivo, a taxa de anuidade não pode ser cobrada durante o período em que o cartão está inutilizável. 

Cartão vencido

Quando o cartão de crédito estiver vencido, não sendo renovado ou substituído pelo banco, a cobrança da taxa de anuidade é impedida. 

Isso porque o cartão não pode ser mais utilizado e, assim como o caso acima, o cliente não está usando os seus benefícios. 

Como descobrir o valor da anuidade do cartão de crédito

O valor da anuidade do cartão de crédito vai variar de acordo com o banco que você escolher.

Descobrir o valor dessa taxa é um passo muito importante para quem quer economizar e separar suas finanças de forma eficaz. 

Por isso, quando for solicitar o seu cartão de crédito e tiver acesso ao contrato ou termos e condições, verifique com atenção quanto será o valor dessa tarifa. Você também pode observar quanto a anuidade custa em suas faturas. 

Outra sugestão é entrar em contato com o banco para ter mais informações sobre a anuidade de seu cartão, incluindo o valor. Que tal perguntar sobre vantagens ou negociações que podem facilitar o pagamento dessa tarifa? 

Como negociar o valor da anuidade

A negociação do valor da anuidade é uma estratégia para que você consiga poupar mais dinheiro e ter um acordo mais acessível com o banco que emitiu o seu cartão de crédito. 

Para isso, é preciso que você entre em contato com o seu banco, explicando que deseja negociar o valor dessa taxa. 

Mas, antes disso, para que a sua negociação aconteça com sucesso, preste atenção nessas recomendações: 

  • Tente usar o cartão de crédito com frequência, mas dentro dos seus limites; 
  • Busque pagar suas faturas sem atraso; 
  • Verifique se algum benefício do cartão foi cortado, como o acesso à sala VIPs. 
  • Negocie com calma e paciência, e seja firme em seus argumentos. 

Dessa maneira, ao negociar o valor da anuidade, você pode utilizar alguns argumentos acima, para justificar o seu desejo. 

Mas lembre-se: talvez você receba um “não”. Caso isso aconteça, considere outras opções, como o cancelamento do seu cartão de crédito atual e o pedido de um novo cartão, que ofereça mais vantagens. 

Como funciona um cartão de crédito sem anuidade

Chegou a parte que temos certeza de que você estava de olho! Vamos lá: o cartão de crédito sem anuidade não é um mito, nem história pra boi dormir! 

Muitas instituições financeiras estão apostando em cartões de crédito que não possuem essa taxa, o que pode manter a sua saúde financeira em dia. 

No entanto, fique de olho! É necessário que você, antes de optar por um cartão de crédito sem anuidade, verifique se existem outras taxas, que podem estar “escondidas”. 

Cartão sem anuidade é mesmo gratuito?

Mas será que esse cartão todo especial é mesmo de graça? Essa dúvida é bem comum e vamos resolvê-la agora, de uma vez por todas! 

O cartão de crédito sem anuidade pode ou não ser gratuito. Isso quer dizer que há chances de ele ser oferecido sem anuidade e sem outras tarifas extras, mas também existe a possibilidade de ele não ser isento de custos. 

Mesmo que a anuidade não exista, é possível que o titular da conta tenha que pagar taxas adicionais, como as taxas de transação e as taxas de juro. 

Taxa de transação

A taxa de transação é cobrada de estabelecimentos que fornecem a opção de pagamento por cartão de crédito.

Então, uma parte do dinheiro vai para o banco, a outra fica com maquininha e a última com a bandeira do cartão (a marca da empresa que é a intermediária da transação, como Visa, Elo, entre outras). 

Taxa de juros

Se houve algum atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito, juros serão cobrados do titular da conta. 

Para desfrutar dos benefícios do cartão de crédito sem anuidade, é importante pagar as faturas sem atrasar, para evitar o acúmulo de juros. 

Melhores cartões sem anuidade

Agora que você já sabe como a anuidade funciona e entende que há opções de bancos que disponibilizam cartões de crédito sem essa taxa, está na hora de conhecer três instituições financeiras que podem ser boas escolhas para o seu bolso! 

Nubank

O banco roxinho oferece cartões de crédito sem anuidade, que são da bandeira Mastercard e podem ser utilizados internacionalmente. 

Segundo o Nubank, eles não cobram tarifas escondidas ou abusivas, oferecendo, por meio do aplicativo, mais controle das finanças e transparência para seus clientes. 

PicPay

O PicPay Card é uma ótima opção para quem quer ter um cartão de crédito, mas sem anuidade. 

Além disso, ao escolhê-lo, você pode aproveitar as vantagens do Mastercard Surpreenda e comprar com cartão virtual em lojas online e aplicativos. 

Santander

O Santander também disponibiliza cartões de crédito com anuidade zero e você, caso opte por essa instituição, terá acesso a programas de recompensa e descontos em estabelecimentos parceiros. 

Outra vantagem do Santander é o atendimento personalizado e assessoria em gestão de patrimônios. 

Conclusão

Um cartão de crédito sem anuidade surge como uma alternativa conveniente para quem quer economizar sem ter que pagar uma taxa anual ao banco pelo uso do cartão de crédito. 

Lembre-se de estudar sobre as opções que fazem sentido para o seu momento financeiro, sem se surpreender com taxas “escondidas” e levando em consideração o seu estilo de vida e as suas necessidades.