Você já procurou se programar para a aposentadoria? Se a sua resposta foi não, então é muito importante que leia este artigo até o final. Pois aqui, mostraremos mais a respeito do que exatamente é a aposentadoria como um todo, e como ela funciona no caso de pessoas de baixa renda.

Por isso, se você ainda está procurando uma maneira de se aposentar, mas está recebendo pouco e se preocupa com relação ao INSS, então saiba que este artigo será útil para você. Leia até o final, onde mostraremos que você não ficará desamparado durante sua velhice.

Vale frisar que além de mostrarmos mais a respeito da aposentadoria para pessoas de baixa renda, também mostraremos como a aposentadoria em si funciona. E se você imagina que é algo super complicado que dará um verdadeiro nó na sua mente, saiba que está enganado.

O que é a aposentadoria?

Mas afinal, o que exatamente é a aposentadoria? Quanto a isso, como você já deve saber, uma hora ou outra o seu corpo estará cansado e, com isso, não será mais necessário realizar suas funções no trabalho. Nesse momento, será necessário se aposentar, conforme mostraremos aqui.

Existem diversas formas de se aposentar, com condições diferentes e, portanto, apresentando um funcionamento diferente. Entretanto, continua sendo algo bastante simples, apesar de lidar com cálculos que podem ser levemente complicados. Mas com sites que você pode encontrar com uma rápida pesquisa, calcular quanto receberá ao se aposentar será bem mais simples.

Sendo assim, se você tem curiosidade acerca de quanto receberá, dê uma breve conferida online em como funciona o cálculo para o recebimento do valor em questão. Lembrando que o cálculo tende a mudar.

No que diz respeito ao funcionamento da aposentadoria em geral, o trabalhador que está trabalhando com carteira assinada mensalmente terá um desconto no seu salário. Esse desconto em questão será aplicado no INSS, que é o Instituto Nacional de Seguro Social. 

Após cumprir o tempo mínimo de trabalho para se aposentar, o trabalhador poderá se aposentar por tempo, recebendo um valor proporcional ao quanto contribuiu durante o tempo que trabalhou. Quanto a esse valor, é aí que entra o cálculo mencionado anteriormente.

Tipos de aposentadoria:

Chegou a hora de entender um pouco mais sobre os tipos de aposentadoria. No tocante aos tipos de aposentadoria, é muito importante ter em mente uma coisa: existem diversos tipos de aposentadoria, então não será possível mencionar todos os tipos de maneira tão aprofundada.

Mas basicamente, dentre os tipos mais comuns de aposentadoria, temos a aposentadoria por tempo de serviço, sendo essa a mais comum. Temos também a aposentadoria por invalidez, ou seja, quando o trabalhador se acidenta gravemente. Por fim, temos também a aposentadoria por pontos.

O que é aposentadoria para pessoas de baixa renda?

Fora os tipos de aposentadoria mencionados anteriormente, existem infinitas aposentadorias, sendo uma delas a aposentadoria que visa atender quem possui uma renda baixa. 

Pelo cálculo do jeito que funciona, acabariam recebendo valores muito baixos, o que consequentemente não permitiria que os mesmos possam realizar o pagamento de todos os custos necessários para viver, como os custos com comida, moradia e remédios, que no caso de idosos, acaba sendo um custo bem pesado. 

Em outras palavras, a aposentadoria para pessoas de baixa renda busca atender quem não ganha tanto, possuindo uma maneira de realizar o cálculo diferente e garantindo que dessa maneira, você possa se aposentar tranquilamente.

Quem tem direito a esse tipo de aposentadoria?

Mas afinal, quem tem direito a receber essa aposentadoria? Como o próprio nome já diz, trata-se de uma aposentadoria que busca atender pessoas de baixa renda. Mas quais requisitos precisam ser cumpridos para que você possa ser contemplado por esse tipo de aposentadoria?

Primeiramente, será necessário realizar o seu cadastro no Cadastro Único, que como você bem sabe, é amplamente utilizado. Além disso, você também não pode exercer atividade remunerada, não deve possuir renda, exceto programas sociais, e também deve dedicar-se apenas às atividades domésticas no seu lar.