Segundo o Serasa, entre a população que tem carteiras digitais, a maioria delas faz parte da classe C. Isso mostra o ponto de inflexão que os bancos digitais causaram em nossa sociedade. Possibilitando o acesso a crédito, mesmo em classes baixas e permitindo que elas tenham diversas opções de bancos.

Diferentemente do que acontecia no passado, com poucas instituições físicas que limitavam o acesso a apenas alguns perfis de clientes.

Assim, criando uma nova geração de softwares de pagamento como o Apple Pay, universalizando os diversos meios de pagamento do usuário em uma plataforma simples e que dispensa o uso até de carteiras físicas para carregar cartões.

O que é o Apple Pay?

Lançado em 2014, o Apple Pay é uma carteira digital que tem como uma das funções principais, realizar os pagamentos sem contato.

Isso significa que você não precisa carregar seus diversos cartões no bolso. E pode ser usado em diversos ambientes diferentes, dos físicos aos digitais. Garantindo uma proteção de acesso que pode ser feita apenas por reconhecimento facial.

A grande novidade é diferença dessa carteira para outras disponíveis no mercado, você pode usá-la como chave do carro, de quarto de hotel, da sua própria casa.

Uma leveza que mostra como a empresa mais valiosa do mundo continua inovando, mesmo depois da morte de um dos seus ícones, Steve Jobs.

Como funciona o Apple Pay?

Quando falamos em inovação, a Apple é uma das primeiras marcas que vem à cabeça. Nos meios de pagamento, criou o Apple Pay com a tecnologia NFC, dando mais liberdade ao usuário que agora consegue realizar o pagamento apenas encostando o dispositivo.

No sentido de proteção, o sistema é incluído com criptografia de última geração e o armazenamento de dados não fica no seu celular ou Apple Watch, mas sim, enviado aos servidores da própria empresa.

E, até o momento, não existem taxas para o uso de sua plataforma, até mesmo transações são feitas sem nenhum custo e você pode se despreocupar com esta parte.

Como usar o Apple Pay?

Depois de criada a sua conta, para adicionar o cartão será necessário:

  1. No canto superior direito, clique no símbolo de +.
  2. Escaneie e insira as informações do seu cartão.
  3. Confirme se os dados estão certos e envie.
  4. Após o envio, o sistema da Apple fará a verificação dos seus dados.
  5. Finalizado, é só começar a usar.

Entre os bancos suportados pela plataforma atualmente estão:

  • Banco Itaú.
  • Banco do Brasil.
  • Bradesco.
  • Porto Seguro Cartões.
  • Banco Next.
  • BTG Pactual.
  • Banco Inter.
  • XP Investimentos.
  • NuBank.

Um número ainda pequeno, visto o universo de bancos digitais que já existem em nosso país, mas é um aplicativo em evolução, com o tempo, mas instituições serão adicionadas ao sistema.

Vantagens e Desvantagens do Apple Pay

Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Facilidade enorme em fazer suas compras e a rapidez em que tudo é processado.
  • Pagamentos sem contato
  • Possibilidade de usar o celular como uma chave
  • Segurança impecável, depois de cadastrado, nenhum dado de senhas ou números de cartões fica armazenado no celular.
  • Ajuda no controle de gastos pessoais.
  • Funcionamento em diversos países.

Você pode cadastrar descontos, cartões fidelidade, ticket de ônibus, tudo isso em um mesmo ambiente. Nas desvantagens, não podemos deixar de falar sobre:

Apesar de ser muito útil, cria uma dependência tecnológica em seus usuários.

Fora dos grandes centros brasileiros, o número de estabelecimentos que usam métodos diferentes de pagamentos, diminui drasticamente.

Como funciona seu aplicativo?

Entre os principais problemas que os usuários podem relatar ao usar a carteira digital da Apple, podemos mencionar aqueles relacionados ao cadastro de novos cartões, cadastramento de bilhetes entre outros.

Mesmo assim, consegue entregar o prometido, uma plataforma leve e que muda totalmente a forma das pessoas lidarem com as rotinas diárias. Protegendo e unindo soluções diferentes como:

  • Cartões Físicos;
  • Bilhete de transporte público;
  • Chave de automóvel, casa, hotéis e escritórios;
  • Cartões de fidelidade;
  • Benefícios exclusivos;
  • Ingressos;
  • Cartões de embarque.

E tudo isso também pode ser acessado pelo Apple Watch, sem precisar que o usuário abra o celular para realizar e consultar algumas dessas operações.

O que dizem seus usuários?

Utilizando como referência o Software Advice, um dos maiores sites de avaliação de soluções tecnológicas internacionais, podemos notar que a nota da Apple está excelente.

Atualmente, com a nota de 4.7 estrelas de um total de 5, em uma amostra de mais de 400 pessoas diferentes avaliando e destacando os principais pontos: Fácil de usar, assistência ao consumidor, funcionalidades e custo-benefício.

Evoluiu muito com os insights que recebeu nos primeiros anos de existência na plataforma e está criando um “monstro” digital.

Acabando com velhos hábitos das pessoas e possibilitando que estas tenham mais liberdade nas ações do dia-a-dia.

Conclusão

Ainda há muito o que surpreender seus usuários, principalmente de nós brasileiros, afinal, mesmo ela tendo vários anos de experiência no exterior, ainda engatinha quando o falamos nas terras tupiniquins.

Sendo assim, se você tem um dispositivo Apple compatível em casa, pare de perder tempo e cadastre-se já nessa solução tecnológica. Com o passar dos anos, você irá perceber que tomou a melhor decisão e tem a chance de entrar na onda de criações tecnológicas da empresa.

Você pode ajudar mais pessoas a conhecer as revoluções que a Apple está causando no sistema financeiro, compartilhe esse artigo em suas redes sociais.