Assim como você já está careca de saber, estamos sob um novo governo, e isso significa que muitos programas deixarão de existir. Para dar espaço para novos programas, que mesmo tendo o mesmo intuito. Funcionam de maneiras diferentes, muitas vezes apresentando requisitos semelhantes. 

Porém, com algumas diferenças, se você está atento às notícias, então você deve ter em mente que o auxílio Brasil surgiu com o intuito de substituir o bolsa família. E agora o inverso está ocorrendo. Ou seja, o bolsa família voltou, e tem como objetivo substituir o auxílio Brasil.

O que consequentemente encheu diversas pessoas de dúvidas a respeito dos dois programas. Mas pode deixar, que ao longo deste artigo estaremos tirando as suas dúvidas a respeito de ambos auxílios.

Diferenças entre o bolsa família e o auxílio Brasil

Com a volta do bolsa família, muitas pessoas que não conhecem o auxílio Brasil estão buscando informações a respeito desse programa. E vice-versa, ou seja, muitas pessoas que não conhecem o bolsa família estão procurando conhecer. Principalmente para entenderem se possuem direito a esses programas.

E também com o intuito de entender quais são as principais diferenças entre esses programas. Se essa é uma das suas dúvidas, então você veio ao lugar certo, aqui te mostraremos tanto como os programas surgiram. Quanto o que é necessário para ter direito a esses programas. 

Sendo assim, você sairá sabendo o que você precisa cumprir para ter direito a receber os programas. Como também sairá daqui sabendo como cada um dos programas funcionam, quais são as diferenças entre eles. E como esses programas surgiram, por fim tenha em mente que apesar de existirem diferenças, também existem semelhanças;

O que é o auxílio Brasil

Começaremos explicando o que exatamente é o auxílio Brasil, esse programa surgiu em 2021, e foi basicamente uma continuação do programa auxílio emergencial. Lembrando que o auxílio emergencial era no valor de 400 reais. E mesmo que esse programa inicialmente fosse pagar o mesmo valor aos contemplados. 

Após uma votação, foi aprovado um aumento no valor, que foi de 400 reais no valor mínimo, para 600 reais no valor mínimo. Vale frisar que no caso de mães solteiras, a contemplada receberá o dobro. Sendo, 1.200 reais, valor esse que conforme você verá ao longo desse artigo é bastante similar ao valor atual da bolsa família.

O pagamento desse auxílio é realizado através do aplicativo Caixa Tem, após pagamento ser realizado. Você pode estar realizando a transferência do valor em questão para qualquer outra conta bancária. Fora isso, atualmente o programa conta com um cartão de crédito específico para o auxílio Brasil.

Requisitos para receber o auxílio Brasil

No que diz respeito aos requisitos para o recebimento do auxílio Brasil, eles são bem simples. E alguns documentos serão cobrados, mas vamos por partes, começando pelos requisitos. Os contemplados pelo auxílio Brasil devem primeiramente estarem cadastrados no CadÚnico, lembrando que a maioria dos benefícios utiliza esse banco de dados.

Por isso, se você ainda não está no CadÚnico, não deixe de realizar já o seu cadastro, cadastro este que pode ser realizado através do site oficial do governo. Ocorrendo em pouco tempo. Além de estar no CadÚnico, o contemplado também deve estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

E para finalizar, a secretaria da cidadania deve selecionar você, lembrando que aqueles que recebiam o bolsa família, automaticamente recebem o auxílio Brasil. Após cumprir todos esses requisitos, uma breve análise será realizada para ter certeza que você pode receber o benefício.

No que diz respeito ao cartão do auxílio Brasil, esse cartão funciona assim como qualquer outro cartão de crédito. E foi criado com o objetivo de simplificar a utilização do dinheiro do benefício. O cartão é enviado para o endereço informado no CadÚnico, e chega em pouco tempo.

O que é o bolsa família

Agora, chegou a hora de conhecer o bolsa família, esse programa surgiu em 2003, sendo bem mais antigo que o auxílio Brasil. Por existir a bem mais tempo, esse programa é bem mais conhecido. Inicialmente possuindo um valor de 96 reais, e atualmente, após algumas modificações, passando a ser um valor mínimo de 600 reais.

Entretanto existe um acréscimo para crianças de até 6 anos, o acréscimo é de 150 reais, lembrando que o acréscimo em questão é acumulativo. Ou seja, quanto mais crianças de até 6 anos, maior será o valor do auxílio. Também vale frisar que da mesma forma que o auxílio Brasil.

O bolsa família também utiliza o Cadastro Único para selecionar as famílias contempladas pelo auxílio. O método de pagamento também é o mesmo, ou seja, o Caixa Tem é utilizado para pagar o bolsa família, e após isso o valor pode ser transferido para outra conta. Tendo também um cartão de crédito para facilitar o uso do dinheiro.

Requisitos para receber o bolsa família

Por se tratar de um benefício que  foi criado com o mesmo intuito do auxílio Brasil, que no caso é atender famílias carentes. Os requisitos para que uma família receba esse benefício são praticamente os mesmos. O primeiro requisito é que a família encontre-se em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

E também que esteja no Cadastro Único, o que confirma que realizar o seu cadastro no CadÚnico, mantendo o seu cadastro constantemente atualizado é algo crucial. Além disso, uma série de documentos é necessária. E isso ocorre por uma razão muito simples, muitos dos contemplados pelo auxílio Brasil também eram contemplados pelo bolsa família.

Então, exigir muitos documentos não foi algo necessário, entretanto no caso do bolsa família documentos com certidão de nascimento. Certidão de casamento, sendo essa opcional, RG e CPF de todos da família, e também comprovante de residência.