A flexibilidade, fazer o que deseja parece ser algo que não combina com benefícios no caso dos autônomos. Ou é um ou é outro. Mas não, se preocupe. Se você não tem carteira assinada, não quer dizer que terá que abrir mão de todos os benefícios, não vai poder ter férias, poder adoecer e nem se aposentar. É isso que iremos te mostrar neste post.

Preparamos um conteúdo para te explicar quais benefícios um autônomo pode ter. Fique ligado e não deixe de se organizar para ter acesso a todos eles.

Pronto para conhecer seus direitos? Então vamos lá!

1. Você pode tirar férias

É muito comum as pessoas acharem que quando são autônomos não têm direito a férias. Mas isso é muito prejudicial. Você precisa estar bem para seu negócio estar bem. Descansar é fundamental para o ser humano, não fazer isso pode te levar a ficar doente, ter problemas como a síndrome de burnout.

Nesse caso, não tem ninguém a não ser a própria empresa para te pagar as férias remuneradas, não é mesmo? Seu próprio faturamento irá te pagar. Não deixe de fazer isso com medo de não faturar nada naquele período, pois seu estado físico e mental pode refletir no desempenho do seu negócio, como já dissemos.

Há algumas coisas necessárias para que suas férias aconteçam. O primeiro passo é manter um planejamento financeiro muito bem articulado. Afinal de contas, como você não estará trabalhando no período, não haverá faturamento, então você precisa incluir isso no planejamento.

Além disso, você deve entender bem seu negócio e saber quando o faturamento e a busca pelos seus serviços é menor. Assim, você escolhe justamente esse período para tirar suas merecidas férias. Dessa maneira, sua receita não ficará tão prejudicada, já que nesse período o faturamento é mais baixo que de costume.

Só não se esqueça de avisar com antecedência os seus consumidores. Comunique a data de ida e volta das férias, assim eles saberão que nesse momento você não estará em operação e podem inclusive já adiantar a compra do seu produto ou serviço.

2. Você pode e deve se aposentar

Um dia você vai precisar parar de trabalhar, concorda? Já pensou em que idade isso irá acontecer e como irá arcar com o seu custo de vida nesse período? Pois é, não deixe para pensar nisso só quando o momento chegar. Você precisa ter um plano e pensar no futuro. Assim, quando chegar a hora, não vai passar nenhum aperto.

Quem é registrado como Microempreendedor Individual (MEI) já tem esse benefício ao pagar a DAS mensalmente. Há um recolhimento, nesse caso, do INSS, mas se aposentar pela Previdência Social, atualmente, não é mais tão vantajoso. São três formas de se aposentar com o INSS, iremos te apresentar agora quais são elas:

  • 1. Por idade mínima progressiva: 56 anos e meio para mulheres mais 30 anos de como contribuinte; 61 anos e meio para homem com mais 35 anos de pagamento ao INSS;
  • 2. Por idade: é preciso ter pelo menos 15 anos como contribuinte – homens a partir de 65 anos e mulher a partir de 60 anos e meio;
  • 3. Por pontuação, aqui soma-se a idade com os anos de contribuição no INSS. Em cada ano terá uma soma mínima, em 2021, mulheres precisam de 88 pontos e homens 98. Mulheres precisam estar contribuindo por pelo menos 30 anos e homens por pelo menos 35 anos.

Além disso, o valor que irá receber também foi alterado. Antes era considerado 80% do valor dos salários mais altos, agora todos os salários são considerados, o que resulta na diminuição do valor final.

Levando isso tudo em consideração, já dá para perceber que a aposentadoria pelo INSS não é o melhor negócio, não é mesmo? Por isso, você já começou a planejar sua aposentadoria privada. Esse é um benefício que autônomos precisam ter. Não dá para deixar para “amanhã”.

3. Cuidar de você: plano de saúde

Cuidar de você é cuidar da sua empresa. Como dissemos no tópico sobre as suas férias, se você não estiver bem, fica difícil manter seu negócio de pé e dando bons frutos. Por isso, você deve começar a entender o plano de saúde como um benefício que todo autônomo precisa ter.

Para quem é MEI, uma solução muito interessante é usar seu registro para contratar um plano de saúde. Essa escolha pode trazer como vantagem algo muito importante. Usando o CNPJ o plano de saúde fica mais em conta do que se você contratar como pessoa física usando seu CPF.

Só que existem algumas regras para esse tipo de contratação. Uma delas é que para ter um plano de saúde com MEI, você precisa estar com seu negócio registrado há pelo menos 6 meses. Além disso, ele precisa ter pelo menos 2 pessoas. Uma é você, não é mesmo? A outra vaga, se você tiver funcionário, pode ser ocupada por ele. É muito importante oferecer benefícios para nossa equipe, pois você cria um propósito para ela o que deixa todo mundo mais motivado a alcançar resultados melhores.

Vale a pena fazer uma pesquisa de preços, temos várias operadoras oferecendo planos para autônomos, por isso, é importante escolher a que melhor atende dentro das suas condições financeiras.

É fundamental pensar nisso, pois nunca se sabe quando você pode precisar!

Conclusão

Neste post, você conheceu 3 benefícios que os autônomos podem ter, ou melhor, devem. Além deles, há outros. Se você for MEI, saiba que tem direito ao auxílio-doença, auxílio-reclusão e ao auxílio-maternidade, mediante ao pagamento da guia DAS.

Você já tem algum desses benefícios? se ainda não tem, providencie o quanto antes. É fundamental que você esteja bem, seguro e descansado para fazer com que o seu negócio prospere. Sem você, sua empresa não é nada, certo?

Nos vemos nos próximo post. Até lá!