O modo como levamos as nossas vidas envolve diversas instituições que parecem invisíveis em um primeiro momento.

Um exemplo muito claro são os birôs de crédito, um termo pouco usado, mas pode estar presente a todo momento em nosso cotidiano.

E isso muda a forma como conseguimos ou não crédito no mercado e uma série de relações de confiança com as instituições financeiras permitidas de operar no Brasil.

Entretanto, apesar de tudo isso, finanças, crédito e birôs de crédito ainda são um assunto bem obscuro e desconhecido pelas pessoas.

Para acabar de vez com essas dúvidas, reunimos as principais informações que você precisa conhecer sobre, veja:

O que são os birôs de crédito?

A todo momento, pessoas estão comprando bens e serviços para a resolução de alguma necessidade.

Porém, apesar de ser a última etapa visível, há uma série de novos caminhos que vão acontecer.

Gerando um fluxo de dados que flui do estabelecimento até os órgãos competentes e ganham esse nome: birôs de crédito.

Tendo um impacto significativo nas relações entre bancos e pessoas principalmente porque fornece razões para o acesso a serviços de confiança como acontece em empréstimos.

E para isso acontecer, seu mecanismo de funcionamento precisa ser muito bem estruturado para atender as demandas de todos.

Como funcionam os birôs de crédito?

Por reservarem informações da grande maioria da população, a sua existência é limitada a algumas empresas.

Afinal, ninguém gostaria que seus dados fossem desviados e utilizados para outras funções como o crime organizado.

Assim, o país oferece empresas como Serasa e Boa Vista que fazem um tratamento das informações recebidas.

Esse tratamento serve para agregar valor a essa avalanche de informações que precisam estar em ordem.

A mágica acontece quando se resulta em informações como o Score de crédito que aumenta a confiança dos bancos em oferecer soluções financeiras.

Porque os birôs de crédito existem?

  • Conhecer a importância dessas empresas mudará a forma de você ver o sistema financeiro nacional, assim as principais motivações de existirem:
  • Prevenir a inadimplência: Mais de 60 milhões de brasileiros estão negativados e isso pode causar medo em bancos que precisam ter boas razões para fornecer crédito;
  • Prejuízos: Uma consequência da inadimplência alta é que os prejuízos em relação aos aportes podem sair do controle e levar a instituição à falência em certos casos que não ocorre se utilizarem da maneira correta os birôs de crédito;
  • Segurança: A administração de dados pessoais é algo levado muito a sério no país e precisa de um controle focado;
  • Fraudes: Golpes não param de surgir e estão cada vez mais inovadores, por isso, essas instituições estão evoluindo sempre um passo à frente para ajudar todo nosso ecossistema financeiro.

Quais birôs de crédito existem?

Atualmente, existem no Brasil as seguintes empresas:

Serasa

Uma das empresas mais conhecidas do Brasil, o Serasa possui a maior base de dados de todos os integrantes dessa lista.

Sendo o principal percursos de iniciativas para movimentar a economia nacional e oferecendo serviços sem quaisquer dificuldades em seu aplicativo de atendimento.

SPC

O SPC pode ir muito além de ser responsável pela cobrança de pessoas negativadas, mas uma das mais completas em relação a serviços.

Isso porque já está disponível em seu site uma espécie de marketplace que dá poder tanto as empresas quanto a algumas pessoas em conseguirem um serviço de qualidade.

Quod

Apesar de ser uma das menos conhecidas, a Quod não fica atrás e consegue oferecer serviços como: prevenção contra fraudes, análise de crédito, compliance, recuperação de dívidas entre outros.

Provando que merece estar nessa seleta lista de birôs de créditos nacionais e você precisa conferir.

Boa Vista

Com bastante autoridade no mercado, o Boa Vista fecha a nossa lista, mas continua sendo tão importante quanto as instituições anteriores.

Sendo são grande diferencial, a utilização de apenas dados estratégicos para a mensuração do perfil consumidor e por isso, sempre varia em relação aos outros.

Quais serviços os birôs de crédito oferecem?

Há uma infinidade de serviços surgindo dos birôs de crédito, mas os principais e os que você pode utilizar em seu cotidiano sem muitos problemas são:

Score de crédito

Um dos maiores segredos de cada empresa é a forma como elas medem o score da população.

Assim, mesmo o ranking sendo bem comum, uma pessoa pode ter uma imagem de consumidor melhor caso procure outra instituição.

Propostas de negociação

7 em cada 10 famílias brasileiras estão comprometidas financeiramente com dívidas e isso é muito ruim para todo o desenvolvimento nacional.

Para tentar contornar essa situação, os birôs de crédito criam eventos próprios para estimular empresas a darem descontos que chegam até 99% das dívidas.

Certificados digitais

O certificado é sempre uma maneira de ajudar qualquer pessoa que o vê a entender se uma informação é verdadeira.

Neste caso, permite que as trocas de informações de documentos aconteçam com uma criptografia maior e com menos chances de falsificações.

Ofertas de crédito

Desde empréstimos a cartões de crédito podem ser acessados a todo momento quando você criar um cadastro nas plataformas.

Criando uma carteira personalizada de soluções e facilitando a burocracia que esses serviços podem envolver na maioria dos casos.

Conclusão

Agora que você já conhece tudo sobre os birôs de crédito, você está a poucos passos de dominar os assuntos envolvendo a atuação dessas empresas.

E o melhor é que os benefícios podem ser sentidos na vida financeira, afinal, é possível diminuir a chance de depender da sorte para conseguir bons créditos no mercado.

Ajudando na realização dos objetivos pessoais e mudando a forma como seu futuro se dará com os passos alcançados.

Mas lembre-se de que isto é a longo prazo e você está dando um passo muito importante nesse sentido

Agora é hora de auxiliar outras pessoas a conseguirem também, compartilhe nosso artigo nas redes sociais para ajudar o coletivo a se desenvolver quando envolver os birôs.