Começamos a falar desse dia tão esperado pelos brasileiros, anúncios e ofertas de vários tipos estão tomando conta da internet, TV e redes sociais. Ainda mais os comércios depois de quase dois anos sendo prejudicados pela pandemia, contam com um dia para acabar com os estoques e é claro que todos querem aproveitar para pagar barato, que é o intuito da Black Friday 2021.

Tanto os sites como as lojas físicas de grandes e pequenas empresas já começaram as campanhas liberando alguns descontos antecipados para deixar os clientes com uma expectativa alta.

No comércio brasileiro, lojas como Americanas, Submarino, Amazon, Magazine Luiza e Casas Bahia estão entre as queridinhas na Black Friday 2021.

O que é a Black Friday ?

A Black Friday é um evento anual que oferece uma série de descontos em compras online e em lojas físicas de diversos segmentos.

A black friday nasceu nos Estados Unidos, e marca o início das compras de fim de ano. No Brasil ganhou potência em 2010, à princípio com promoções em lojas virtuais. 

A expressão Black Friday significa sexta-feira negra, ela surgiu no século XIX, e está ligada a um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos: o Dia de Ação de Graças. O feriado norte-americano é um momento de reunião familiar. Dessa forma o comércio aproveitou esse momento para aumentar as vendas e facilitar a renovação do estoque.

Assim, o evento é destinado às pessoas que querem aproveitar a oportunidade e comprar dos seus tão desejados produtos com desconto. É comum que nesse dia tenha os maiores descontos do ano, e faz com que haja tumulto nas lojas com o intuito de disputar os produtos e que alguns sites de compra sejam congestionados. A Black Friday 2021 chegou! Então, vamos aproveitar ao máximo!

No dia da Black Friday algumas lojas abrem até quatro horas mais cedo para atrair o máximo de consumidores possível, milhares de pessoas aguardam filas enormes.

Podemos identificar este dia também por dar início às compras para o Natal. Os descontos da Black Friday são mais atrativos para os consumidores do que as conhecidas promoções natalinas. 

A origem da Black Friday

Apesar de hoje a Black Friday seja encarada de forma positiva e seja um sinônimo de oportunidade tanto para os consumidores, quanto para os vendedores em todo o mundo, a origem não tem um significado tão positivo.

O termo Black Friday criado pela polícia da cidade da Filadélfia, na década de 1960, para descrever o tráfego e o tumulto causado no dia seguinte ao Dia da Ação de Graças.

Sempre havia  diversas pessoas e congestionamentos, uma vez que a data era sinônimo de abertura do  período de compras para as festas do fim do ano e principalmente do Natal. O termo já foi associado também com a crise financeira ocorrida nos Estados Unidos no ano de  1869.

Porém a partir da década de 1980, esse termo passou a ser usado por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura na cidade durante o evento, devido às ofertas e liquidações.

O final  de semana da Black Friday finaliza com a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética), onde várias lojas online oferecem muitos descontos.

Black Friday 2021 no Brasil

A Black Friday 2021 realizada no dia 26 de Novembro, porém para alcançar mais pessoas, muitos estabelecimentos antecipam ou estendem a liquidação, oferecendo ofertas durante toda a semana da campanha, e ficou conhecida como Black Week.

Por fim, aqui no Brasil, a Black Friday, considerada uma das datas mais visadas no comércio varejista. Sendo a segunda data mais lucrativa para o e-commerce, que perde somente para o Natal.

Foi a partir de 2010 que a Black Friday foi popularizada no Brasil. Desde então o governo brasileiro vem intensificando a fiscalização para evitar os abusos que ficaram conhecidos como Black Fraudes.

Nestes casos, os abusos ocorrem quando a empresa aumenta o preço dos produtos dias anteriores. Para que com o desconto da Black Friday, vendidos por um valor mais próximo do original.

Como não cair nas falsas promoções?

Antes de mais nada, é preciso ficar atento para não cair nas falsas promoções e acabar pagando a “metade do dobro” no preço do produto.

Uma das formas de saber se um produto está realmente com desconto é usar compradores online. Pois essa ferramenta permite consultar o histórico de preços do produto nos últimos meses, e ver se o preço vale mesmo a pena.

É importante se atentar às formas de pagamento oferecidas durante o período, pois muitos lojistas oferecem um desconto maior para pagamentos feitos à vista. 

Nesse caso vale conferir se existe cobrança de juros caso queira comprar parcelado. O valor cobrado pelo frete também pode fazer diferença, não esqueça de somar e ver se vale no final da compra.

Por fim, sempre garanta uma compra segura, use sites conhecidos, desconfie de preços muito baixos, observe a plataforma e veja se possui selos de segurança. Não clique em links de ofertas desconhecidas e efetue as compras sempre em ambientes seguros.

Então, depois de saber tudo sobre esse dia tão esperado que é a Black Friday 2021. Vamos aproveitar, não se deixe levar pela euforia e cair em ciladas, seja fazendo um mau negócio ou colocando em risco seus dados pessoais.