A Black Friday tem início programado para o dia 26 de novembro e dará o pontapé inicial para as vendas de final de ano e natal. Esse é um evento esperado não só pelos consumidores que buscam por promoções, como também pelos lojistas, que vêem uma boa oportunidade de lucro no final do ano.
Porém, é importante que não só os lojistas se preparem para o dia, como também os consumidores. Desta forma, garantindo que realmente estão conquistando um verdadeiro desconto. Desta forma, para te ajudar, trouxemos abaixo algumas perguntas e respostas bem comuns sobre a Black Friday, que muita gente ainda tem. Confiram
O que é a Black Friday?
Black Friday é uma data famosa criada pelo comércio com o principal intuito de alavancar as vendas de final de ano. Apesar de ser tradição nos Estados Unidos, no Brasil ela chegou somente em 2010. E desde então, conquistou espaço não só nas lojas virtuais como também nas físicas.
Como o consumidor deve se preparar para as compras?
Assim como já mencionamos no início, é importante não apenas os lojistas se prepararem para a Black Friday. Mas, também os consumidores que desejam agarrar as melhores promoções.
Por isso, desde já é importante pesquisar os preços com antemão. O ideal mesmo é acompanhar pelo menos com um mês de antecedência, para que assim possa saber se o produto realmente está sendo anunciado com desconto.
Além disso, é importante também levantar outros pontos como checar condições de pagamento, características do produto, frete e previsão de entrega.
Por fim, existem diversos sites e Procons que fazem o acompanhamento de preços para que nenhum consumidor saia lesado, mas é importante salvar prints de valores ou guardar folhetos com as ofertas para comprovar os valores.
Uma loja pode anunciar preços diferentes para vendas na internet e em loja física?
Essa é uma dúvida super comum, e a resposta é SIM. Porém, tudo que tiver em promoção precisa estar etiquetado com informação clara e evidente.
Como o consumidor pode se precaver em relação a uma empresa?
Em primeiro lugar, é mais seguro optar por lojas conhecidas. Porém, na dúvida verifique se a empresa em questão realmente existe.
Normalmente, nos sites existem informações como endereço físico e número do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Se essas informações não estiverem evidentes, já é um motivo para desconfiar.
Cheque também o histórico de reclamações da empresa em questão no site (consumidor.gov) do Ministério da Justiça, no site do Procon de seu estado ou ainda no site do Reclame Aqui.
Além disso, sempre que estiver navegando em um site, cheque na aba de pesquisa do seu navegador se existe um cadeado na frente do link, isso demonstra que o site é um ambiente seguro para compras.
Por fim, desconfie de sites que aceitam pagamentos apenas por boletos bancários ou PIX. Pois, se houver alguma fraude, é mais difícil receber de volta os valores.
Qual é o prazo de entrega dos produtos comprados na Black Friday?
Quanto a isso, uma loja pode estabelecer qualquer prazo de entrega que desejar. O que não pode é descumprir o prazo estipulado ou ainda alterar o status da compra para ‘prazo indefinido’, por exemplo.
Em suma, considere que devido à alta demanda de compras é normal que os prazos sejam um tanto quanto maiores durante a Black Friday.
O que fazer se a loja não cumprir com o prazo estipulado de entrega?
Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em caso de atraso o consumidor pode exigir outro produto equivalente ou desistir da compra, sem danos. Restituindo de forma integral os valores pagos, incluindo o frete.
O que fazer em caso de cancelamento do pedido?
Igualmente, conforme o CDC as ofertas precisam ser cumpridas. Não existe nenhuma justificativa para o cancelamento de compra. Ou seja, se acontecer, o cliente tem a razão para exigir a entrega do produto ou a devolução total do valor pago incluindo o frete.
O consumidor tem o direito de troca?
Neste caso, se a mercadoria não apresentou nenhum defeito, o consumidor só terá o direito de troca se a loja possuir uma política que regulamente a prática. Do contrário, você não poderá cobrar uma troca, já que a loja não é obrigada a trocar.
Por outro lado, se o produto apresentou defeito, o CDC garante o direito a troca quando o problema não for reparado pela loja no prazo de 30 dias.
Passando do prazo, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto por outro novo ou a restituição imediata da quantia, ou abatimento do proporcional pago em caso de parcelamentos.
O que fazer se a compra não for entregue?
Primeiramente, o consumidor precisa entrar em contato com a loja para comunicar o ocorrido e cobrar as devidas providências.
Neste caso, o consumidor pode exigir que o produto seja entregue, pedir outro produto equivalente ao comprado, ou ainda desistir da compra pedindo a restituição total dos valores pagos (incluindo frete).
Procure enviar solicitações por escrito para as lojas, sejam elas por e-mail ou carta com AR (aviso de recebimento). Desta forma, você pode provar que a solicitação foi realmente feita.
Caso não receba nenhuma resposta da loja, procure o Procon.
Conclusão
Falta pouco para a Black Friday de 2021, por isso comece já a anotar o que deseja comprar e salve suas pesquisas. Além disso, procure se organizar financeiramente para que as compras não fujam do seu orçamento e procure efetuar os pagamentos por meios seguros como cartões de crédito.
Porém, em caso de não possuir um cartão de crédito, preste muita atenção quanto às lojas que está comprando, para garantir a segurança de sua compra.
No dia da Black Friday as promoções tendem a acabar rapidamente e os sites ficam sobrecarregados. Por isso, tenha paciência para analisar as melhores promoções e aguardar a sua vez para abocanhar os melhores descontos.