Se você conferiu as notícias nos últimos dias, então você deve ter escutado algo a respeito da inflaçãono Brasil, que é uma das menores dos últimos anos. Por isso, se você viu essa notícia de relance, não teve tempo de conferir mais a respeito. Então, saiba que você veio ao local certo, pois hoje te mostraremos alguns detalhes a respeito da inflação no Brasil e no mundo, com alguns dados bastante curiosos.

Como também te mostraremos o que exatamente fez com que o nosso país consiga ocupar uma posição tão baixa quando se trata da taxa de inflação. Por isso, se você curte estar a par das principais notícias financeiras do país, e estava esperando para saber mais a respeito da inflação no Brasil em 2023. Então, esse artigo foi escrito especialmente pensando em te atender.

O que é a inflação

Mas afinal, o que é a inflação? Mesmo que isso pareça ser uma informação dispensável, acredite isso não é nenhum pouco dispensável. Pois, existem muitas pessoas que todos os dias escutam informações sobre a inflação, tanto na televisão. Quanto aos vídeos do YouTube, e ainda assim não entenderam o que exatamente é a inflação e quanto ela impacta no país.

E indo direto ao ponto, a inflação consiste em um percentual, que tem como principal objetivo tornar visível a variação de preço dos produtos e serviços. De uma maneira que além de conseguir notar a variação, torna-se possível também estar analisando a mesma da melhor forma possível. Então, sempre que você ver que a inflação no Brasil está a 3%, 4% ou 5%, saiba que esse valor representa a variação de preço.

Como a inflação impacta o país?

Também é muito importante que você entenda como exatamente a inflação impacta o país, para que só então as informações presentes nesse texto possam fazer sentido. Assim como foi mencionado anteriormente, a inflação é a representação visível do aumento dos preços. Então, é de se imaginar que quanto maior o preço dos produtos e dos serviços, maior será o nível da inflação.

Por isso, quando você escutar que a inflação subiu, saiba que o valor dos produtos ao seu redor está subindo, vale frisar também que nem tudo é impactado da mesma maneira. Então, pode ocorrer de um tipo de produto ter uma variação de preço bem maior que em outro tipo de produto. A inflação também impacta no valor do dinheiro, fazendo com que a moeda tenha um valor bem menor.

Isso faz com que investir o seu dinheiro em algo que apresente um rendimento maior que a inflação seja algo muito importante para mantê-lo a salvo da mesma.

Inflação no Brasil x Inflação América Latina

Com a pandemia, a economia brasileira acabou sendo bastante afetada, o que consequentemente fez com que a nossa moeda sofra a desvalorização. O valor dos produtos aumentou, e a inflação no Brasil subiu, contudo com o passar do tempo e com o fim da pandemia. A economia do país passou a andar novamente, com uma queda considerável no valor dos produtos no ano de 2022.

E essa queda se manteve até 2023, atualmente dentre os países da América do Sul somos um dos últimos no ranking de inflação. Sendo o segundo país com a inflação mais baixa da América do Sul, o que é uma excelente notícia, e se você está se perguntando quem é o último colocado. Pode deixar, que te mostraremos a seguir quais são todos os países presentes na lista.

Segue a lista

  1. Venezuela
  2. Argentina
  3. Colômbia
  4. Chile
  5. Paraguay
  6. Peru
  7. México
  8. Uruguay
  9. Brasil
  10. Bolívia

Lembrando que essa lista está disposta em ordem do maior para o menor, ou seja, os primeiros colocados apresentam as maiores inflações. Já os últimos colocados na lista apresentam as infrações mais baixas da América Latina.

Inflação pelo mundo

Quanto à inflação ao redor do mundo, temos que ter em mente uma coisa, a inflação afetou de maneira grave, o que levou muitos países a não se recuperarem bem. E tudo piorou com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que mesmo não afetando tanto países como o Brasil. Que foi inegavelmente afetado, porém de uma maneira bem mais leve quando comparado a outros países.

Vemos que ao redor do mundo muitos países com a economia forte estão tendo bastante dificuldade para lidar com a inflação. Vale frisar que nós não estamos em uma boa posição apenas entre os países da América Latina, muito pelo contrário. Quando comparados aos países do G20, também estamos em uma posição bastante baixa quanto à taxa de inflação em 2023.

Dentre os países do G20, somos o sexto país com a menor inflação, o que demonstra o quanto temos uma perspectiva de crescimento econômico em 2023. Por isso, se você tem planos para a sua vida financeira, talvez esse seja o momento perfeito para tirar esse projeto do papel. Aproveitando a inflação que vem caindo cada vez mais, tornando o custo de muitas coisas bem menor.

O que nos colocou nessa posição?

Agora, cabe também um questionamento, o que exatamente fez com que o nosso país ocupe uma posição tão baixa nos rankings. Nos colocando em uma posição bem melhor quando se trata de finanças quando comparados aos nossos vizinhos? Em primeiro lugar. Temos o tamanho do nosso país, que apresenta um tamanho continental, afinal somos um dos maiores países do mundo.

Por estarmos em um dos maiores países do mundo, e também possuirmos uma das mais numerosas populações do mundo. Coisas que impactam negativamente a economia de países menores de uma maneira mais fácil, acaba não impactando tanto no Brasil. Principalmente por muitos países dependerem dos nossos serviços de exportação, nos tornando dessa forma o celeiro do mundo.

Pois, muitos países consomem toneladas e mais toneladas das nossas carnes, sojas e muitos outros produtos, fazendo com que a nossa economia possa se recuperar rapidamente. Em casos como a pandemia, por fim, somos um país que se mantém neutros quando se trata de guerras. 

O que nos leva a ter uma boa reputação internacional, fechando negócios com facilidade, e dificilmente sofrendo sanções, o que também é muito útil para o nosso fortalecimento econômico.