A Caixa Econômica Federal acaba de anunciar, através de seu presidente Pedro Guimarães em live com o Presidente Bolsonaro nesta quinta-feira (26), que reduzirá a taxa de juros do cheque especial, passará dos atuais 4,99% para 2,9%. Tal medida entra em vigor a partir do dia 1° de abril e tem validade por um período de 90 dias.
A medida mais impactante ao brasileiro comum, tomada pela Caixa, deverá ser a pausa do pagamento nas operações de crédito da casa própria que já estavam planejadas para 60 dias e agora passam para 90 dias
“Nos próximos três meses, você não precisa pagar sua prestação. Qualquer uma das 750 mil pessoas que já pediram 60 dias não precisa [realizar um novo pedido] porque automaticamente já vai para 90”
Juntamente com esse anúncio também é esperado um redução para outros setores como crédito para hospitais que passaram de 0,96% a 0,80%, bem como para crédito direto caixa (CDC) passando de 2,29% a 2,17%.
As medidas do principal banco do governo não param por aí, a caixa também anunciou medidas para o aquecimento econômico visando reduzir os efeitos durante e pós pandemia do novo coronavírus.
A caixa irá liberar um valor total de R$ 11 bilhões, mais de ⅔ desse valor já haviam sido anunciados na semana passada. Esses recursos serão essenciais para manter o capital de giros de pequenas e médias empresas bem como auxiliar o produtor agrícola familiar que é o grande mantenedor de alimentos para as regiões centrais do país.
A suspensão optativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por um período de três meses inicialmente também é uma das medidas adotadas pela caixa, basta entrar em contato pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) um aplicativo criado para facilitar a comunicação empresa instituição.
Não menos importante a caixa liberou acesso gratuito ao cartão de débito virtual ao seus mais de 100 milhões de correntistas, o cartão possibilita a compra em sites que aceitarem a função de débito, medida que diminuiria o contato social das pessoas em tempos de coronavírus, e para aqueles que se atém a segurança na hora de utilizar seus dados bancários é possível gerar um novo número de segurança em todo acesso.