Cancelar a compra no cartão é direito do cliente, e está assegurado pelo Código de Defesa do consumidor, mas é preciso que a sua solicitação se encaixe no que é permitido por lei.

Diversas situações podem levar o consumidor a pedir o cancelamento da compra, por insatisfação, defeito de fábrica e vários outros motivos.

Você conhece todos os seus direitos? Sabe como funciona o estorno da sua compra? Veja agora todas essas informações!

Consigo cancelar compras no cartão de crédito?

Sim! Você poderá cancelar sua compra feita com o cartão de crédito, desde que o seu pedido de cancelamento esteja dentro das condições que são exigidas para o reembolso. 

Nesse artigo iremos te mostrar quais as situações onde você tem o direito de cancelar a compra no cartão.

O que é chargeback?

Quando uma compra realizada é cancelada pela operadora do cartão, acontece o chargeback, que é basicamente uma cobrança de volta. 

Essa ferramenta existe para garantir segurança ao usuário e proteger as transações de despesas indevidas, em sua grande maioria, compras virtuais.

Quando posso cancelar minhas compras no cartão?

Existem diversas situações onde você pode pedir o cancelamento da sua compra, confira alguns exemplos:

Arrependimento de compra

O arrependimento de compra se estende apenas a compras feitas via internet. O prazo para desistência do produto é de sete dias, fique atento ao prazo. 

Se a compra for feita fisicamente, você só conseguirá o cancelamento se a política da loja permitir, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) não garante direito de arrependimento a compras físicas.

Fraude ou não reconhecimento da compra

Infelizmente a clonagem, golpes e fraudes com o cartão de crédito estão cada dia mais frequentes, por isso é sempre importante estar atento na sua fatura.

Um dos motivos mais comuns para reembolso são as compras não reconhecidas na fatura do cartão. Entre em contato com a administradora no mesmo instante que constatar uma compra que não foi realizada por você.

Após a análise, o valor será devolvido a você em forma de crédito.

Não recebimento do produto ou serviço

Se o atraso de entrega já dá ao cliente o direito de cancelar a compra no cartão, não receber o produto é garantia de reembolso.

Fez uma compra e não recebeu o produto? É seu direito receber de volta o valor pago.
Se o que você comprou não tiver chegado até a sua casa, entre em contato com a loja em que a compra foi feita e faça a reclamação.

Registre tudo referente ao seu pedido de cancelamento como protocolos ou e-mails enviados. Se a loja não resolver o seu pedido de cancelamento entre diretamente em contato com a operadora do cartão.

Produto recebido é diferente do anunciado

Ao fazer compras pela internet, estamos sujeitos a receber produtos que não são nada parecidos com a foto do anúncio. Se essa situação acontecer com você, entre em contato com o vendedor e peça para cancelar a compra no cartão.

Cobrança de assinatura já cancelada

Diversos serviços estão disponíveis para assinatura de streaming, aplicativos de música, séries e filmes, entre vários outros. Essa cobrança é mensal através do cartão de crédito, e mesmo fazendo o cancelamento pode acontecer uma cobrança indevida. 

Cobranças que acontecem por erro da plataforma podem ser reembolsadas pela própria empresa, caso você não consiga resolver essa situação com eles, entre em contato com a operadora do seu cartão e solicite o chargeback.

Cobrança com valor alterado

Comprou algo e não conferiu o valor antes de digitar a senha? É uma situação bem comum no dia a dia, nem sempre conferimos o valor que está na maquininha, e podemos acabar pagando um valor a mais do que era o correto pelo produto. 

Se essa situação acontecer com você, entre em contato com o estabelecimento onde foi feita a compra e peça o reembolso.

Existe prazo para solicitar o cancelamento?

O prazo de cancelamento vai depender da política de cancelamento da bandeira do seu cartão de crédito.

Como posso acompanhar

Ao solicitar um cancelamento, um número de protocolo será passado para você, para acompanhar basta ligar na central da administradora do seu cartão e apresentar o número do protocolo ou acompanhar via e-mail as atualizações.

Quem cancela a compra? Bandeira ou emissor?

A solicitação do cancelamento da compra é enviada pelo emissor do cartão, e será concluída após autorização da bandeira.

Como funciona a compra protegida?

O seguro de compra protegida serve para que o consumidor não fique no prejuízo das compras que por algum motivo não atenderam as expectativas do cliente, seja por produto danificado, não entregue, direito de arrependimento e vários outros motivos.

Preciso justificar o cancelamento? Como fazer?

Quer cancelar uma compra no cartão e não sabe como justificar? Entenda o que fazer:

Pela internet

Para justificar o cancelamento de uma compra feita pela internet o cliente deverá entrar em contato com a loja responsável pela venda e explicar o que aconteceu, e o porquê de não querer mais o produto.

Pessoalmente

Ao justificar uma compra presencial você deve solicitar primeiro o cancelamento na loja onde fez a compra, se a loja se recusar a cancelar a compra você deverá entrar em contato com a operadora do cartão.

Por telefone

Será necessário identificar o telefone de atendimento do estabelecimento onde foi feita a compra, após conseguir o número, basta ligar e fazer o seu pedido de cancelamento ao atendente explicando o motivo do pedido de estorno e devolução do produto.

Como funciona o estorno?

Entenda como funciona o estorno do cartão:

Qual tempo para uma resposta?

As operadoras costumam pedir até sete dias úteis para análise da solicitação de cancelamento, mas você pode acompanhar o status da sua solicitação pela internet, por telefone ou pessoalmente.

Quando recebo o estorno no cartão?

O estorno vai depender da data de fechamento da sua fatura, podendo demorar até 2 meses para ser feito.

Não recebi o estorno, o que devo fazer?

Cancelar a compra no cartão dá ao cliente o direito ao estorno, se no tempo estipulado o estorno não aparecer na sua fatura, entre em contato novamente com a emissora do cartão, se mesmo assim não receber o seu estorno, acione o PROCON.

Minha compra não foi cancelada, o que fazer?

Primeiro, é importante entender o por que a sua compra não foi cancelada, se você tem certeza que o seu pedido se encaixa nos critérios estabelecidos para cancelar a compra no cartão, entre em contato com a loja onde a compra foi feita.

Se não houver respostas, acione a operadora do cartão e lembre-se de pedir o comprovante de cancelamento.

Ficou claro que se a sua solicitação atende a política exigida, é seu direito cancelar a compra no cartão, e caso não receba o atendimento esperado faça valer os seus direitos, procure o PROCON mais próximo de sua residência.

Aproveita e compartilha esse artigo com os amigos e familiares, eles também merecem saber tudo sobre como cancelar as compras no cartão!