Quando precisamos cancelar compras no cartão, pode haver diversos passos que precisam ser cumpridos para conseguir receber seu dinheiro de volta.

Entretanto, muitas pessoas acabam desconhecendo os atalhos e podem até mesmo ficar sem receber.

Nesse sentido, veja as principais informações para você conseguir cancelar qualquer compra que for preciso no cartão de crédito ou débito.

Consigo cancelar compras no cartão de crédito?

Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que compraram um produto ou serviço e estão arrependidas desse processo.

Por isso, uma das coisas que você precisa considerar são as regras que precisam ser cumpridas.

Sem se encaixar nas determinações das empresas e que o governo lista no código de defesa do consumidor, é bem difícil esse pedido se concretizar.

Assim, um dos primeiros passos para conseguir seu dinheiro de volta é entrando em contato com a empresa que vendeu o produto e deixar claro seu pedido.

O que é chargeback?

Como diversas novidades, o chargeback vem de um costume do exterior e por isso é um termo em inglês e significa: devolução de carga ou reversão de pagamentos.

Uma ação muito comum quando o consumidor entra em contato diretamente com a empresa que administra o cartão.

Deixando de lado a loja que vendeu e cancelou uma compra que pode trazer certos prejuízos em lojas virtuais.

Por isso, sempre busque criar maneiras claras de pedir o dinheiro de volta e também de devolver o que foi comprado.

Quando posso cancelar minhas compras no cartão?

Conheça a seguir, as principais respostas para as dúvidas mais comuns quando as pessoas precisam cancelar as suas compras, veja:

Arrependimento de compra

O tempo definido pelo código de defesa do consumidor é em até 7 dias da data que você comprou.

Fraude ou não reconhecimento da compra

Muitos golpes acontecem porque criminosos tentam clonar seu cartão para fazer compras indevidas.

Não recebimento do produto ou serviço

Isso pode ser um problema mesmo se você recebeu seu produto ou serviço, mas fora do período combinado.

Produto recebido é diferente do anunciado

Preços diferentes e cobranças fora do comum precisam devolver o dinheiro do cliente, com o mínimo a ser feito é o de ser vendido ao menor preço anunciado.

Cobrança de assinatura já cancelada

Todo produto ou serviço precisa ser cancelado a qualquer momento pelo consumidor e possíveis taxas futuras deixam de existir.

Existe prazo para solicitar o cancelamento?

De maneira geral, você tem 7 dias corridos para conseguir solicitar o cancelamento da compra sem prejuízos para você.

Como posso acompanhar

É possível acompanhar as suas solicitações pelo número do registro do suporte informado em algum canal de comunicação.

Quem cancela a compra? Bandeira ou emissor?

Para acabar com essa dúvida, é sempre necessário pensar que a bandeira do cartão é apenas um meio de levar o dinheiro do ponto A para o ponto B.

De resto, todas as obrigações são de responsabilidade de quem fez a emissão do cartão para você.

Como funciona a compra protegida?

Muitos cartões de crédito, além de programas de assinatura, incluem a compra protegida para seus usuários.

Assim, funciona como uma garantia extra para caso você se arrependa da compra e tenha seu dinheiro de volta com mais facilidade.

Nesse sentido, o prazo pode ser prorrogado e há muitas situações que você tem 30 dias a mais para ter a compra de volta.

Muito diferente dos tradicionais 7 dias que são ofertados pela maioria das empresas que seguem o mínimo dos direitos do consumidor.

Mas vale o alerta, veja como está o contrato que você participa para a compra protegida e acompanhe de perto os possíveis benefícios.

Preciso justificar o cancelamento? Como fazer?

Há três caminhos possíveis para conseguir justificar um cancelamento, veja:

Pela internet

Por ser o caminho mais simples, muitas pessoas optam por essa modalidade que pode ser feita por três caminhos.

Por whatsapp, pelo aplicativo ou pelo site da empresa que disponibiliza áreas para você mandar sua solicitação.

Pessoalmente

Pela grande maioria dos bancos já atuarem de maneira digital, você precisa consultar se existem agências físicas no lugar onde você mora.

Assim, depois que encontrar, basta se dirigir até elas, pegar uma senha de atendimento e aguardar para explicar toda a situação.

Por telefone

Geralmente, um telefone 0800 que é o suporte da instituição que você fez o cadastro para receber o cartão.

Encontre opções pelo menu de suporte ao cliente e veja os meios que eles necessitam para justificar o cancelamento.

Como funciona o estorno?

Apesar de parecer a mesma coisa, o estorno é caracterizado por devolver o valor integral pago por um produto ou serviço.

Qual tempo para uma resposta?

Quando falamos em suporte para conseguir uma resposta para a sua solicitação é preciso ser rápido para que você possa se planejar e leva algumas horas.

Quando recebo o estorno no cartão?

O prazo para receber o estorno pode ser na atual fatura ou na próxima, por isso, confirme com a instituição financeira como será o prazo dado, ou seja, até 30 dias.

Não recebi o estorno, o que devo fazer?

O mais indicado para casos que você não recebeu o estorno é buscar seus direitos com advogados especializados e instituições referência na proteção do consumidor.

Minha compra não foi cancelada, o que fazer?

Há diversas instituições que podem ajudar você caso precise de um suporte e explicações melhores do que aconteceu, entre as principais estão:

  • Procon;
  • Reclame Aqui;
  • Rede sociais;
  • Delegacia do consumidor;
  • Ministério Público;
  • Defensoria Pública.

Independente do caminho, busque seus direitos e sempre tenha em mão o código de defesa de consumidor que pode ser acessado aqui.

Conclusão

Viu como cancelar uma compra é uma tarefa muito simples agora que você tem as informações corretas. Por isso, ajude mais pessoas compartilhando nosso artigo.