A carteira parece um objeto que vem saindo de moda com a imensa digitalização dos serviços financeiros.
Sendo um alicerce para facilitar a vida das pessoas que está cada vez mais agitada e com menos tempo de pensar em carregá-la de uma lado para outro.
Um dos grandes exemplos atuais são os cartões virtuais que vem se popularizando de maneira exponencial em diversas classes sociais brasileiras.
Criando uma legião de fãs que não quer mais ocupar espaço no bolso e deseja aproveitar todos os benefícios dessa solução.
Para saber mais como essa ferramenta pode modernizar seu cotidiano, veja as principais informações sobre o cartão virtual.
O que é o cartão virtual?
O cartão virtual é uma ferramenta digital do seu cartão de crédito ou débito que pode existir em celulares.
Assim, muitos bancos não cobram a emissão e você pode criar quantas vezes forem necessárias.
Criando uma relação de segurança para as pessoas que fazem compras, principalmente as nos e-commerces e sites da internet.
Pois, é muito fácil perder o controle do seu cartão físico e acabar tendo problemas com o banco para comprovar que a compra foi feita sem o seu consentimento.
Dessa forma, o cartão virtual vem para dar mais escala e independência às pessoas que não querem levar seu cartão físico para todo lado.
Como funciona o cartão virtual?
A primeira coisa que você precisa entender é se o seu banco consegue fornecer essa solução para você.
Os originalmente digitais já estão inseridos na primeira página do aplicativo e você consegue encontrá-los.
Com isso, esta instituição financeira cria um número com os 16 dígitos do cartão de crédito de maneira aleatória.
Sem contar a do código de segurança e data de validade totalmente distinta e que você precisa usar para conseguir liberar todo o acesso.
Depois de firmado, você consegue realizar pagamentos e todas as cobranças vão para uma única fatura para evitar surpresas no final do mês.
Vantagens do cartão virtual
Para decidir de uma vez por todas em adotar ou não um cartão virtual, veja os principais pontos positivos dessa ferramenta:
Segurança
Toda vez que passamos nosso cartão físico, ficamos expostos a possíveis golpistas nesse processo.
Pois, com os dados já salvos, é possível criar uma clone dele e sair utilizando normalmente na sociedade, passando despercebido em diversos momentos.
Com o cartão virtual, você pode excluir depois de fazer uma compra nas férias ou em algum lugar onde sua segurança tem mais chance de ser comprometida.
Praticidade
Com poucos cliques é possível criar um cartão virtual e já conseguir utilizá-lo no próximo site ou plataforma de pagamentos digitais.
Sem quaisquer espera ou forma de fazer o seu dia ter que ser interrompido para escolher uma data para o serviço começar a funcionar.
Da mesma forma, o processo de exclusão imediata, impede que você perca seu dia tentando ligar para a central de atendimento caso algum problema acontecesse com seu cartão físico.
Compras online
Os sites são plataformas que, em teoria, sempre estão completamente blindadas contra ataques de pessoas maliciosas.
Apesar disso, nada é 100% seguro e sempre vemos casos de vazamento de dados de grandes empresas.
Sendo um prato cheio para criminosos que replicam seus dados na expectativa de sucesso e pode ser facilmente evitado se fosse um cartão virtual excluído.
Quais empresas oferecem cartão virtual?
Entre as maiores empresas ofertando cartões virtuais para seus clientes, podemos destacar as principais:
- Nubank;
- Cartão Pan Méliuz;
- Inter;
- BMG Card;
- Neon;
- Next.
Todas elas estão disponíveis tanto para android, quanto para ios para você baixar em qualquer sistema operacional.
Entretanto, alguns precisam de uma aprovação prévia de cadastro como o Nubank e sempre que possível, busque algum convite de pessoas que já são usuários.
Facilitando o caminho da aprovação e você consegue escolher um banco que realmente atenda às suas necessidades e sem barreiras.
Qual o melhor cartão virtual?
Cada pessoa terá uma necessidade diferente ao solicitar um cartão virtual. Entretanto, você pode usar alguns pilares para a tomada de decisão, veja:
Anuidade
A unidade já não é tão comum como era no início dos cartões de crédito. Por este motivo, é sempre bom verificar se o banco que você quer cobrar alguma taxa.
Mesmo que ela seja mínima, vale ressaltar que você o usa a longo prazo e mesmo custos baixos, ao longo de décadas podem fazer falta em algum investimento seu.
Benefícios
Como não há limites para os benefícios, as pessoas sempre esperam uma instituição com grandes ofertas.
Isso inclui salas privativas em aeroportos, cashbacks, limite alto, entre outras formas de manter você como um bom cliente a longo prazo.
Taxas
As taxas precisam aparecer de maneira explícita em todo o processo que o cliente tem contato com a empresa.
Entretanto, sempre há algumas brechas e possíveis surpresas que podem estar presentes em seu cotidiano.
Dessa forma, é sempre recomendável ler todo o contrato antes de sair aceitando e assinando todos os papéis que aparecerem pela frente.
Descontos
Desde lojas internas a parceiros externos, os descontos possibilitam ao público comprar mais bens e serviços do que imaginavam.
Com isso em mente, veja se o seu banco consegue te oferecer algum benefício para fazer valer a pena o seu uso constante.
Satisfação dos usuários
Plataformas como o Reclame Aqui funcionam como âncoras para os usuários de produtos e serviços no Brasil.
Sendo um ambiente propício para a formação de opiniões e a bonificação de empresas que realmente pensam no cliente além do departamento de marketing.
Outra dica fundamental é acompanhar os comentários recentes das redes sociais dos bancos e ver como está o serviço prestado em tempo real a partir da análise desses.
Conclusão
Como deve ter percebido ao longo do nosso texto, o assunto cartão virtual não é mais uma dúvida para você.
Com isso já concretizado, a sua missão de controlar as suas finanças e a maneira de se manter atualizado não acaba.
Por este motivo, é sempre recomendável acompanhar blogs como este para se manter atualizado a inovações que vem para solucionar os problemas do cotidiano.
Assim, você aproveita a boa onda de soluções e não fica para trás no processo de evolução do conhecimento.
Outro ponto muito importante é o acesso de mais pessoas a este conteúdo, por isso, compartilhe o artigo nas suas redes sociais.