Provavelmente você já sabe sobre a importância de ter em mãos alguns documentos, e ao longo desse artigo, te mostraremos mais a respeito. De uma maneira bem direta, no caso deste artigo, te mostraremos como exatamente a carteira do idoso funciona e também, o quanto o documento em questão, pode ser necessário! 

Além disso, iremos te contar um pouco mais sobre como conseguir o seu e para que esse documento serve! Sem mais delongas, vamos agora mesmo descobrir o que é? 

O que é a carteira do idoso

Mas afinal, o que exatamente é a carteira do idoso? Ter isso em mente é algo muito importante. Por isso, saiba que essa carteira, também conhecida como carteira da pessoa idosa, é um documento que assim como você deve imaginar, é destinado a pessoas idosas.

Tal carteira foi destinada a idosos que possuem mais de 60 anos completos, sendo esse um documento que também funciona como um documento de identidade. Então, caso você deseje realziar a abertura de uma conta bancária, a carteira em questão pode entrar em ação.

Como funciona?

Se você estiver se perguntando como funciona, saiba que ela funciona de uma maneira bem similar ao famoso RG, o registro geral. No entanto, como o RG é direcionado para qualquer pessoa, neste caso é um documento mais específico. 

Ou seja, possui todos os principais dados da pessoa idosa, como a idade, foto, e também muitos outros dados. O que permite que você solicite o seu e utilize de maneira substitutiva a carteira de identidade tradicional. 

Para que serve?

Mas afinal, para que exatamente serve? Afinal, assim como você já deve imaginar, não se trata apenas de uma maneira de substituir o RG. Além disso, também é possível obter algumas vantagens com esse documento. 

Primeiramente, você pode utilizar para aproveitar a gratuidade nos transportes públicos, pois se trata de um direito do cidadão idoso. Além disso, ele também pode servir para garantir descontos e isenções em alguns tipos de impostos, e também para que você receba alguns descontos em compras.

No entanto, você deve consultar em seu estado e município se existe essa lei de gratuidade em transportes públicos e descontos para idosos. Pois a carteira do idoso só terá essa finalidade se estiver de acordo com as leis locais. 

Quem tem direito?

Em geral, este benefício possui um único público alvo: pessoas idosas. Por isso, todas as pessoas que se encaixam nesta categoria possuem direito à solicitação do benefício. 

No caso da legislação brasileira, vale lembrar que é considerado idoso uma pessoa que possua 60 anos de idade completos, ou mais. Por isso, todos que possuírem essa idade, podem solicitar a emissão da sua carteira. Vamos descobrir agora como fazer a solicitação? 

Como emitir?

O processo de emissão é bem simples, e vamos te contar o por quê! Primeiramente, como a carteira do idoso é um documento voltado para pessoas idosas. Por esse motivo, é importante que o processo não seja muito burocrático e dificultoso, pois se fosse não conseguiria atingir o público alvo. 

Sendo assim, esse documento não pode ser pedido de maneira online. Até mesmo porque poderia ser um pouco complicado para pessoas que não entendem muito de tecnologia. 

Desta forma, você deve solicitar o documento pessoalmente e terá uma cópia física, não sendo possível solicitar a versão virtual do documento. Para isso, é importante que você vá até o CRAS mais próximo de você. 

Caso você não saiba, o CRAS se trata de Centro de Referência de Assistência Social, que é um órgão público destinado a atender a comunidade e oferecer serviços, programas e benefícios. Em todos os bairros há uma unidade, basta procurar uma perto de você. 

Ao localizar o CRAS do seu bairro, você deve comparecer com alguns documentos pessoais importantes como identidade, comprovante de residência e CPF. Desta forma, você pode pedir a sua carteira e aguardar até que seja entregue. 

Gostou do artigo? Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas em relação a este assunto tão importante e que infelizmente não é tão conhecido por todos que têm direito!