O cashback está ganhando força no Brasil, e está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas.
Devido ao crescimento de compras online, empresas e bancos se viram obrigadas a inovar seus métodos para conquistar mais clientes. E foi dessa necessidade de inovação que surgiu o tão amado cashback.
O principal objetivo das empresas que oferecem esse retorno, é criar um ‘motivo maior’ para continuar gastando. Ou seja, quanto mais se compra, mais se acumula.
Mas, antes que você saia navegando por diversos sites na internet, nós vamos te explicar melhor algumas dúvidas sobre o assunto.
O que é Cashback?
O termo cashback significa literalmente ‘dinheiro de volta’. Ou seja, você recebe uma porcentagem de volta em cima de cada compra que fizer.
Apesar de ser algo um tanto quanto novo para nós brasileiros, é super comum nos Estados Unidos que já trabalham com ele desde os anos 90. Já estava mais do que na hora de virar moda por aqui, não é mesmo?
Quais são os tipos de cashback?
Primeiramente, é importante entender que não é toda operadora de cartão ou loja que oferece esse serviço. E cada empresa que trabalha com o cashback, oferece de forma própria e distinta. Por isso, é sempre bom ver a forma como o dinheiro retonará para você antes de realizar a compra.
Ou seja, em alguns casos você realmente recebe o dinheiro de volta na conta. Já outros, permitem que os valores fiquem salvos em uma carteira digital podendo ser usado apenas para compras futuras.
Por fim, existe ainda o cashback social, que contempla um número maior de pessoas e disponibiliza o valor como doação destinada a instituições de caridade, por exemplo.
O que as empresas ganham devolvendo parte do valor gasto para as pessoas?
Não se engane achando que as empresas estão perdendo algo ao devolverem o seu dinheiro. Pois, o cashback pode impulsionar totalmente a visibilidade do comércio e marca.
Sendo assim, as empresas já ficam no radar para proximas compras o cashback faz com que você compre novamente no mesmo lugar sem se sentir obrigado. Além disso, você pode utilizar o cashback como desconto em alguma compra, então a loja acaba ganhando duas vezes com isso.
O sistema de Cashback é seguro?
Antes de mais nada, nunca deixe de verificar a procedência do site onde está comprando, é importante checar tudo antes de realizar qualquer transação financeira. Procure certificar os sites e aplicativos que irá usar para obter porcentagens de retorno.
Além disso, procure controlar os seus gastos e não se deixe levar pelo dinheiro retornado. Você nunca irá recuperar quantias absurdas, portanto preste atenção no seu orçamento.
Quais são as vantagens para os usuários?
Conforme compramos coisas, vamos obtendo um pequeno retorno. Um diferencial onde todo mundo sai ganhando.
Mas, o cashback oferece ainda mais benefícios, como:
- Ter o dinheiro de volta;
- Sem burocracia;
- Você se sente mais satisfeito em gastar;
- Em alguns casos, liberdade para usar o seu retorno;
- Maior confiança em fazer compras.
Quais os melhores aplicativos e empresas para conseguir Cashback?
Agora que já entendemos mais sobre cashback, vamos conhecer algumas empresas que trabalham com esse serviço tão incrível.
Nós separamos algumas empresas e vamos falar um pouco sobre cada uma. Confira:
Méliuz
O Méliuz é uma startup de tecnologia, criada em 2011, que disponibiliza gratuitamente em sua plataforma uma série de cupons de desconto de lojas online. Além disso, eles também oferecem o sistema de cashback que devolve seu dinheiro a partir de R$20 no mínimo,e ele vai direto para sua conta bancária.
Ame Digital
O Ame Digital é a carteira digital do grupo B2W que abrange três gigantes do e-commerce brasileiro: Americanas.com, Submarino e Shoptime.
Pelo app do Ame Digital, o consumidor consegue pagar compras nas lojas parceiras usando seu cartão de crédito preferido, cobrar e pagar contas via QR Code, transferir valores entre contas Ame sem pagar nenhuma taxa, além de receber cashback nas compras pagas pelo aplicativo. E o melhor, o Ame Digital é gratuito.
Beblue
Do contrário dos outros métodos, o Beblue é uma versão de cashback que funciona apenas nos pontos de lojas físicas. Ou seja, as lojas precisam ter uma máquina de cartão da Beblue para computar o retorno.
PicPay
A PicPay tem feito muito sucesso entre os brasileiros, e como eles mesmo se definem, são uma forma de pagamento para tudo.
O aplicativo da PicPay é um dos mais completos, e com ele os seus usuários podem contar com inúmeras opções como transferências, pagamentos de boletos, pagamentos via QR Code e Cashback.
Qual melhor serviço escolher
Por último, não podíamos deixar de mencionar que não existe um aplicativo melhor que o outro. Tudo depende de como você faz suas compras, e qual tipo de serviço extra está procurando.
Atualmente existem inúmeras empresas que já trabalham com Cashback, as que mencionamos aqui acima são apenas o topo do iceberg. Por isso, vale a pena dar uma pesquisada, e optar pelo que mais entrega benefícios em conjunto ao cashback.
Por fim, tenha sempre na ponta da caneta todos os seus gastos anotados. Só para acabar não saindo dos trilhos e perdendo o controle de suas finanças. Não se deixe levar pelo dinheiro retornado e nunca assuma uma dívida que pode comprometer o seu orçamento.