Todo empreendedor sabe o quanto é importante estar realizando a regularização do seu empreendimento, por esse motivo é tão importante possuir um CNPJ.
Tanto para que você possa funcionar normalmente, quanto para que você não venha a ter problemas com as leis fiscais que quando se trata da aplicação para o mundo do empreendedorismo.
É muito importante que você tome os devidos cuidados com tais leis, sendo assim, está regularizando o seu empreendimento, e para isso.
Conhecer os tipos de CNPJ é algo muito importante, ao longo desse artigo, te mostraremos tudo o que você precisa saber a respeito do mesmo.
O que é um CNPJ
Em primeiro lugar, é muito importante que você entenda como exatamente funciona o CNPJ, além é claro, do que se trata, de uma maneira geral.
O significado dessa sigla é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou seja, se trata do número de identificação do seu empreendimento, sendo assim.
Se você quer se tornar um empreendedor, é muito importante que você tenha consigo um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, existindo.
Muitos tipos diferentes de CNPJs, conforme você verá ao longo desse artigo, mas, não sem antes entender como funciona esse cadastro.
Qual a função do CNPJ?
Assim como acabamos de mencionar, é muito importante entender como exatamente funciona o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, basicamente.
A função desse cadastro é manter o seu empreendimento regular, pois dessa maneira, é possível manter uma fiscalização dos empreendimentos.
Conferindo quais estão seguindo todas as regras fiscais, respeitando leis trabalhistas e muito mais, e quais não estão seguindo todas as regras.
Para que o empreendimento possa seguir funcionando normalmente, tanto quanto aos seus funcionários, quanto ao código de defesa do consumidor.
Principais tipos de CNPJ
É muito importante que você conheça quais são os tipos de Cadastros nacionais de Pessoas Jurídicas, afinal conforme foi dito anteriormente.
Existem diversas opções, conforme te mostraremos a seguir, existem muitas opções e cada opção conta com regras diferentes.
Alguns limites estabelecidos devem ser respeitados para o funcionamento e também requisitos que você deve cumprir para manter seu CNPJ regular.
Dito isso, confira abaixo quais são os principais tipos de Cadastros nacionais de Pessoas Jurídicas que podem estar sendo abertos no Brasil.
MEI
Em primeiro lugar, temos o MEI, e antes de te mostrar quais são os tipos de CNPJ, é muito importante explicarmos que nessa lista, estamos seguindo uma ordem.
Sendo essa ordem do tipo mais básico, ao tipo mais avançado, digamos assim de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Esse é o CNPJ mais básico que pode ser aberto, o significado da sigla é micro empreendedor individual, e como o próprio nome já diz.
É destinado a quem está começando agora e tem consigo uma micro empresa, podendo possuir até um funcionário registrado.
EI
Em seguida, temos o empreendedor individual, sendo esse o segundo tipo de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas que pode estar sendo aberto.
Vale frisar que você pode estar migrando do microempreendedor individual, para o CNPJ de empreendedor individual, muito facilmente.
Aqui, as principais características do empreendedor individual é a possibilidade de estar faturando mais, o que implica em regras diferentes.
Ao que diz respeito a taxas, burocracias e coisas do tipo, nesse caso, você pode acabar precisando contratar um contador.
LTDA
O próximo tipo de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é o LTDA, sendo essa a sigla para sociedade limitada, vale frisar que quando se trata de CNPJ.
Esse é o tipo mais comum e mais procurado de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas quando se trata de empreendimentos.
Afinal, assim como você já deve ter percebido, esse tipo de CNPJ se trata de um cadastro destinado a empresas de médio porte, apresentando.
Condições muito favoráveis para o funcionamento do seu próprio negócio, nesse caso, pode estar realizando a abertura do seu LTDA sem medo.
Pois aqui, a perspectiva de crescimento do seu empreendimento é enorme, quando se trata de empresas, uma boa perspectiva de crescimento é algo muito procurado.
SLU
Prosseguindo com a lista de CNPJs, temos a SLU, sigla para sociedade limitada unipessoal, até aqui, você deve ter percebido um detalhe curioso.
Os nomes dos CNPJs estão começando a ficar mais complicados, mas não precisa se preocupar, pois a explicação será bastante simples.
De maneira geral, o SLU, ou sociedade limitada unipessoal, se trata de um tipo de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, onde a empresa possui a limitação.
De ter apenas um sócio, de maneira geral, enquanto no micro empreendedor individual você só pode ter um funcionário, aqui você só pode ter um sócio.
Sociedade simples
Em quinto lugar, temos a sociedade simples, e tendo em mente que no caso da SLU, você poderia ter apenas um único sócio na sua empresa.
É de se imaginar que no caso da sociedade simples, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas te permite ter mais de um sócio no seu empreendimento.
E é exatamente isso que ocorre, pois aqui, você pode estar criando uma sociedade com um grupo de sócios, que, necessariamente, precisam exercer a mesma função.
Ou seja, para que a sociedade simples funcione, e o seu CNPJ seja válido, é indispensável que todos sejam do mesmo meio.
Então, um grupo de agentes de segurança podem criar uma empresa como sociedade simples de segurança privada, um grupo de engenheiros.
Podem estar criando uma empresa juntos no ramo de engenharia, e por aí vai, mas necessariamente, todos devem exercer a mesma função.
Sociedade anônima
E para finalizar, temos aqui a sociedade anônima, sendo esse certamente um dos nomes mais curiosos dentre todos os tipos de CNPJs apresentados.
Deixando um ar de mistério a respeito do seu funcionamento, mas relaxa que é bem mais simples do que parece, basicamente aqui.
Temos um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, que pode estar entrando no mercado de ações, então sabe a bolsa de valores? Exatamente isso que você está pensando.
Ao abrir uma empresa com um CNPJ dessa modalidade, a sua empresa poderá estar no mercado de ações, e você poderá finalmente passar a ter consigo acionistas.
Conclusão
Possuir um CNPJ é primordial para qualquer empreendedor que precisa operar de forma legal no Brasil.
Ou seja, com ele, você vai estar devidamente regularizado, o que permite o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas e fiscais.
Sendo assim, não deixe de legalizar a sua situação para evitar problemas a longo prazo.