Nos dias atuais, muitas pessoas sonham em conquistar a tão desejada casa própria. Mas sabemos que esse feito pode ser muito difícil, principalmente para pessoas de baixa renda.
Por esse motivo, vamos te mostrar agora mesmo como conseguir uma ajudinha extra para conseguir a tão sonhada casa própria, isso com a ajuda do Governo. Assim, vamos te contar sobre o programa social COHAB. Esse programa tem o objetivo de auxiliar as pessoas através de recursos do governo.
Ou seja, caso você também tenha a meta pessoal de ter a sua casa própria, mas não conseguirá conseguir sozinho devido a condições financeiras, saiba que poderá contar com o Programa Habitacional COHAB para te ajudar a conquistar esse sonho. Vamos descobrir um pouco mais sobre o COHAB?
O que é a COHAB?
Em primeiro lugar, é importante saber que Cohab se trata da abreviação de: Companhia de Habitação Popular. Como o próprio nome diz, é um programa que visa ajudar pessoas de baixa renda a conseguirem de forma mais fácil garantir o acesso à moradia própria.
No entanto, esse programa não funciona como um financiamento. Ou seja, não é por meio do fornecimento do valor para a compra de casas. Mas sim, objetiva construir casas e apartamentos destinados às pessoas que participam do programa. Para que assim, todos os brasileiros que precisam possam ter acesso à moradia com garantia de segurança, privacidade e tranquilidade.
O gerenciamento do programa é feito através dos municípios e em geral se assemelha a um financiamento, pois oferece aos clientes parcelas mais baixas para caber no bolso. Além de também contarem com um prazo maior de pagamento, as taxas de juros também são menores. O que garante maior facilidade no momento de pagar o valor.
Desta forma, é muito mais fácil conseguir o acesso a uma moradia. Afinal de contas, hoje em dia, com tantas instabilidades e dificuldades, é muito importante ter um cantinho para chamar de seu!
Se você deseja se inscrever no programa, basta entrar em contato pelo próprio site e entender exatamente quais serão os documentos cobrados para quem deseja participar do programa COHAB.
Quem pode se beneficiar do Programa?
Como citamos anteriormente, o programa se destina a atender pessoas de baixa renda para que consigam o acesso a habitações populares. Isto é, moradias próprias. No entanto, existem alguns requisitos para conseguir participar do programa e ser atendido por ele. Vamos descobrir quais são esses requisitos?
O que é preciso
Em primeiro lugar, é necessário que você não tenha imóvel residencial. Como o programa é voltado para oferecer moradia a pessoas populares, não é possível que você já tenha um imóvel em seu nome e seja beneficiado pelo programa. Além disso, também não é permitido participar de algum outro programa habitacional, sendo possível apenas utilizar exclusivamente o COHAB.
Caso você já tenha um financiamento imobiliário ativo, também será impedido de participar do programa, haja vista que não é permitido utilizar os dois programas ao mesmo tempo. Um outro requisito é em relação ao SIACI (Sistema de Administração de Carteiras Imobiliárias) e/ou CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários). Nos quais você não poderá ter cadastro.
Outros requisitos dizem respeito a ter o nome limpo. Isto é, não possuir pendências ou dívidas em seu nome. E você também deverá ter mais de 18 anos de idade, ou ser emancipado, tendo mais de 16 anos, neste caso.
Como os responsáveis pela administração do programa são os municípios, é importante saber que para ser beneficiado, você deverá obrigatoriamente ser morador do Município em que está solicitando o benefício. Além de, é claro, ser brasileiro nato ou naturalizado. E caso seja estrangeiro, deverá ter visto permanente.
Por fim, o programa também irá avaliar a sua capacidade de pagamento. Para isso, pode ser solicitado a entrega de um comprovante de renda, para que assim a instituição tenha a certeza de que você conseguirá pagar as parcelas do financiamento habitacional em dia.
Como são os imóveis do programa COHAB
Se você estiver se perguntando como são os imóveis oferecidos pelo programa, vamos explicar. Em primeiro lugar, é importante saber que os imóveis são populares, conforme citamos anteriormente.
Por esse motivo, geralmente contam com dois ou três quartos. E por isso, têm preços mais acessíveis para todas as pessoas. Os imóveis são todos pensados desde a sua planta para comportar e oferecer garantia de uma moradia digna e segura para pessoas de baixa renda que geralmente não conseguiriam obter imóveis sem a sua ajuda extra.
No entanto, em casos de apartamentos, é importante ressaltar que esses são divididos em blocos e formadas por um conjunto extenso de condomínios, onde toda documentação entregue nas mãos do proprietário para que toda habitação seja legalizada. Também podem existir moradias dispostas em casas, que geralmente contam com a mesma disposição dos apartamentos.
Sendo assim, caso você deseje saber se no seu município será oferecido o programa de habitação popular por meio de casas ou apartamentos, basta entrar em contato com a prefeitura. Saiba que isso também pode variar de acordo com outros fatores.
Um outro detalhe é que caso você seja contemplado com um apartamento e deseje trocar por uma casa, você pode acabar perdendo os dois, pois serão necessárias duas inscrições diferentes, isto não é permitido de acordo com as regras do programa de habitação popular.
Como se cadastrar no programa
Primeiramente, você precisa saber que o processo para se cadastrar no programa habitacional COHAB é bem simples e pode ser feito sem muita burocracia. O que ajuda muito, não é mesmo?
É importante saber que a administração do programa fica sempre nas mãos da prefeitura local. Ou seja, é de administração municipal e é por lá que você deverá começar. A prefeitura é quem irá abrir e administrar as inscrições do programa periodicamente. Além disso, também é o município o responsável por divulgar as informações necessárias para o cadastro.
Sendo assim, caso você tenha acesso à internet, o processo é ainda mais fácil, pois você pode se inscrever diretamente pelo site da prefeitura. Mas caso você não consiga acessar a internet, fique tranquilo. Pois você conseguirá realizar o seu cadastro ao se direcionar até a prefeitura pessoalmente e com os seus documentos em mãos.
Por fim, saiba que a prefeitura irá sempre atualizar as informações no site. Para isso, é importante que você esteja atento ao prazo de inscrição e aos documentos necessários. Quanto aos documentos, iremos te contar agora mesmo!
Documentos necessários para se inscrever no programa
Vamos te contar sobre os documentos que você precisa ter em mãos na hora do cadastro. Mas fique tranquilo que com certeza são documentos que você já possui e caso não possua, não são difíceis de ter em mãos.
A lista de documentos necessários pode variar dependendo da região e do programa específico da COHAB. Mas, em geral, os documentos que podem ser solicitados incluem:
- RG (Registro Geral) ou outro documento de identificação com foto;
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (holerite, declaração de imposto de renda, extrato bancário);
- Certidão de casamento ou união estável (se for o caso);
- Certidão de nascimento dos filhos (se for o caso);
- Carteira de Trabalho;
- Declaração de Imposto de Renda (se for o caso).
É importante verificar a lista de documentos específica para o programa da COHAB em questão e também ficar atento aos prazos e formas de apresentação dos documentos.
Conclusão
Para terminarmos é preciso dizer que a COHAB é uma importante instituição no Brasil que tem como objetivo promover o acesso à moradia digna para a população de baixa renda. Desde a sua criação, a COHAB já beneficiou milhões de brasileiros, contribuindo para a redução do déficit habitacional no país.
Com programas de financiamento e incentivos à construção de moradias populares, a COHAB tem um papel fundamental na promoção da igualdade social e na melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável.