Já conversamos aqui em nosso site sobre o ato de poupar e investir. Essa é uma das práticas essenciais para uma boa saúde financeira. Mas de acordo com uma pesquisa feita pelo DataFolha, as pessoas ainda não se deram conta dessa importância. A pesquisa mostrou que mais de 65% dos brasileiros não guardam dinheiro.
Infelizmente essa é a realidade da população. Isso acontece, pois não temos uma cultura de educação financeira e isso faz com que investimento seja um assunto pouco discutido e cercado de mitos. Muitas pessoas acreditam que para investir é preciso ter muito capital. Você acha isso?
Se você acha, precisamos destruir essa percepção, pois ela é um mito. Mas não se preocupe, nós,da GETG, estamos aqui para te ajudar a quebrar com essa visão. O que mais queremos é que sua vida financeira caminhe de vento em popa.
Há vários tipos de investimento no mercado e você pode começar a investir com pouco dinheiro. E quando nós falamos pouco, é um valor baixo mesmo. Com 30 reais, por exemplo, você consegue investir no Tesouro Direto.
Mas antes de começar, precisamos deixar claro para você a importância de se fazer investimentos. Vamos ser rápidos, juramos!
- Rentabilidade: com investimentos, seu dinheiro não perde o valor, diferente do que aconteceria se você deixasse ele parado. O que mil reais compra hoje, por exemplo, daqui a 2 anos não compra mais. Você sabe disso;
- Segurança: te deixa preparado para enfrentar qualquer dificuldade e problema que possa ocorrer. Ninguém está livre de adversidades e é preciso se preparar;
- Consiga realizar seus sonhos: ao investir, você pode ter um objetivo a longo prazo de adquirir ou fazer algo que sempre sonhou.
Bem, esses são motivos básicos que mostram que você precisa começar a investir o quanto antes. E, aí, já está convencido?
Agora, vamos às etapas necessárias para dar seus primeiros passos nessa prática. Quer saber como começar a investir com pouco dinheiro? Então continue com a gente!
Antes de mais nada, é preciso ter metas
Agora que você já se conscientizou sobre qual a importância de investir, é preciso traçar metas antes de dar os primeiros passos. Antes de ter seus objetivos bem traçados, investir não vale a pena, pois vai ser uma prática sem reflexão.
Você ficará “boiando”, sabe? Vai ficar sem norte como um barco à deriva. E sabemos que não é assim que devemos tratar o nosso dinheiro, certo?
No investimento, o seu dinheiro trabalha por você. Imagine se você for largado em um escritório desconhecido, sem saber qual sua função, sem nenhuma informação… você não vai saber o que fazer, não é? Mesma coisa com a sua grana.
Para isso, você precisa definir qual o objetivo, quanto ele custará e em quanto tempo você pretende alcançar. Só aí conseguirá saber o que fazer e vai poder seguir os passos de como começar a investir com pouco dinheiro.
Entendeu essa parte? Então vamos para os passos.
Passo 1: Use os serviços de uma corretora
É importante que você abra uma conta em uma corretora de investimentos. Sabe porquê isso é interessante? Por que a corretora funciona como uma prateleira de supermercado.
Quando você vai fazer compras, você vê várias opções, por exemplo, de sabão em pó e pode escolher a melhor para você a partir de um parâmetro de perfil, custo/benefício ou outros fatores.
É assim que a corretora funciona. Tem várias opções de várias instituições (marcas). É bem diferente de fazer com o seu banco. Vamos supor que você vá a uma loja da Omo, por exemplo, por mais que exista outro sabão interessante e mais barato, ela não vai te contar, certo?
As taxas de corretoras costumam ser mais competitivas justamente por isso. Então, você precisa abrir a sua conta.
Passo 2: Escolha seu investimento
Depois de definir a sua meta e escolher a sua corretora é o momento de escolher o melhor investimento para você. Você precisa SEMPRE ter em mente o seu objetivo, o quanto pode investir e em quanto tempo deseja aplicar para selecionar a melhor opção. Essas são premissas que devem pautar esse passo.
Além disso, é importante entender os dois grandes grupos de investimentos e o seu perfil de investidor. Quanto aos tipos, temos a renda fixa, aquela que você sabe exatamente o rendimento, e a renda variável em que o valor acumulado não é definido, você não saberá quanto renderá por mês e se vai render.
Em relação ao seu perfil de investidor, há três grupos básicos: o conservador, o moderado e o arrojado. A diferença entre eles é a disposição para correr riscos em prol de um maior rendimento.
Geralmente, as corretoras fazem testes para você descobrir qual é o seu perfil assim que você abre a sua conta. É importante definir isso, pois há investimentos adequados para cada tipo de perfil.
Passo 3: Transferência para corretora
Depois de passar por todos esses passos é o momento de transferir dinheiro para a conta que você abriu na corretora. Antes de mostrarmos como fazer, precisamos te alertar que o valor que você escolher deve estar compatível com o seu orçamento.
Já ouviu aquele ditado: não dá para cobrir um santo e descobrir o outro? Pois é, você tem que se certificar que consegue se manter e manter sua família antes de tirar essa grana. Por isso, faça bem as contas e coloque o planejamento financeiro como parte de sua rotina.
Depois de definir os valores, o processo é simples. A conta na corretora terá um número, como contas bancárias normais. Aí você faz uma transferência para ela. Bem simples. Com o dinheiro já na corretora, é só abrir o investimento escolhido e aplicar.
Passo 4: Enriqueça!
Agora com tudo acertado, é só esperar o seu dinheiro trabalhar para você. Mas isso não significa ficar de braços cruzados. É necessário que você estude o mercado e acompanhe sua aplicação. Assim, você pode, quem sabe, fazer movimentos mais arriscados em busca de uma rentabilidade maior.
É bom lembrar também que não vai chover na sua horta de uma hora para outra, ok? É preciso tempo para ver seu dinheiro render. Então, é ter foco, persistência e paciência.
Conclusão
Você viu como é importante começar a fazer suas aplicações e também que é possível começar a investir com pouco dinheiro. Mostramos para você esse passo a passo para você começar a sua jornada. Mas com um tempo, você vai aprender ainda mais coisas e aplicar na sua carteira.
Desejamos boa sorte! E se você tiver dúvida, é só mandar uma mensagem, beleza?
Até o próximo conteúdo!