É perceptível as mudanças que ocorrem no comportamento e na saúde de quem está passando por problemas financeiros. São diversas mudanças em todas as áreas da nossa vida, e muitas pessoas não entendem a gravidade que é passar por essa situação. 

Nem todos conseguem lidar com essas dificuldades com a calma e a paciência que esse problema exige para ser resolvido. É daí que surge a ansiedade, depressão, problemas físicos, entre outras coisas. 

Esse post tem o intuito de alertar o que pode acontecer com quem passa por problemas nas suas finanças, então fique atento, e boa leitura!.

As coisas precisam estar bem para que você fique bem

Veja o que pode acontecer com uma pessoa quando ela passa por problemas financeiros:

As relações sociais

Quando as dívidas apertam, é muito difícil conseguir manter o bom humor e ser agradável com as pessoas que convivemos no dia a dia. Quando alguém passa por esse tipo de dificuldade financeira, ela costuma se afastar e se isolar, porque para ela, aquela situação é incontornável.

O corpo físico

Nem todos possuem esse conhecimento, mas quando a nossa mente não está boa, o nosso corpo também não reage bem a determinadas situações. Estar com a mente barulhenta, pode atingir seu corpo de várias formas, trazendo assim mais um desgaste emocional e físico para você.

Na área profissional

No trabalho as coisas costumam parecer mais difíceis e cansativas do que são para quem enfrenta esse tipo de problema pessoal, o seu rendimento poderá cair, e pode acontecer também de você não conseguir ter a mesma concentração para cumprir todas as tarefas que precisam ser feitas durante o seu horário de serviço. 

Relação com a família

O acúmulo de dívidas influencia diretamente em brigas dentro do seu lar, gera discussões, conflitos que nunca existiram, podendo causar até mesmo uma separação pela falta de respeito que começa através de todo stress causado pelas dívidas. 

Como encontrar uma solução no meio de todos esses problemas?

Pode parecer complicado, mas se você fizer um planejamento para colocar tudo em ordem, você conseguirá reverter essa situação de turbulência. Mas você precisa seguir algumas dicas, elas são:

  • Fazer uma planilha: Coloque na planilha todas as sua dívidas com o juros que estiverem acrescentados a sua dívida, e com os seus gastos atuais para ter um controle bacana do que entra e o que irá sair para pagar o que você deve. 
  • Renegociar sua dívida: É muito importante, e o ideal é que você faça isso o quanto antes, porque o que pesa na maioria das dívidas são os juros.
  • Cortar despesas desnecessárias: Se você não fizer cortes no seu orçamento, você irá atrasar todo o processo de pagamento das duas dívidas. Então coloque na mente que nem tudo que você quer comprar, você precisa naquele momento.
  • Pegar um empréstimo:  O empréstimo é bem vindo, desde que, você faça uma análise dos juros que irá pagar pelo empréstimo, porque não vai adiantar pegar um empréstimo que tenha juros altíssimos.

Conhece alguém que está passando por problemas financeiros? Compartilhe com ele essas informações e ajude ele a ver o quanto a saúde dele pode ser afetada.

Até a próxima!