Todo mundo sonha com uma casa bem equipada e do jeitinho que sempre quis. Às vezes pode ser uma reforma, em outras uma troca de móveis pode ser a escolha mais ideal. E isso pode até parecer um gasto supérfluo, mas não é.

O nosso lar é onde nós descansamos, nos conectamos com nossa família e vivemos momentos inesquecíveis, por isso, é um ambiente que precisa ser agradável e com um clima aconchegante que transmita tranquilidade e te permita descansar.

Se você está aqui, deve estar pensando em maneiras de dar um jeito na sua casa e trocar a mobília para uma opção melhor, confortável ou mais bonita. Mas aí vem uma dificuldade: como fazer isso caber no orçamento familiar?

Nós sabemos que a situação financeira não está muito propícia, mas é seu sonho e você não quer deixar para depois, certo? Vamos te ajudar nessa! Separamos dicas como economizar na troca de móveis da casa para que você torne seu desejo realidade.

Quer saber como? Então continue com a gente!

Trocar móveis para quê?

Muitas pessoas acreditam que trocar de móveis é uma coisa sem necessidade. Mas vamos combinar, sua casa precisa ser seu templo. Você tem que estar seguro, confortável e feliz e os móveis podem influenciar nesses aspectos e sentimentos.

Por exemplo, se você tiver uma cama ruim, que está quebrada, muito provavelmente sua qualidade de sono vai cair muito. E sabemos da importância do sono reparador. Se você não dorme bem, não descansa e acorda mal no outro dia te deixando improdutivo e até mal humorado.

Além disso, mudanças na vida também podem pedir uma troca de móveis, como a chegada de uma criança, home office e por aí vai.

Por isso, alguns detalhes devem ser observados para saber se você precisa trocar os móveis da sua casa. Observe alguns pontos como:

  • Estofados rasgados;
  • Danificação na estrutura (por exemplo, cama quebrada);
  • Partes quebradas ou danos que podem causar acidentes;
  • Condição do colchão – se ele ainda mantém-se capaz de suportar o peso de quem dorme nele;
  • Mudança de decoração;
  • Necessidade de adaptação de tamanhos para novo ambiente.

Esses são alguns pontos que precisam ser considerados para avaliar quais móveis você precisa trocar. Agora, vamos te mostrar como fazer economia na troca.

Como economizar na troca dos móveis de casa?

Se você identificou que precisa trocar de móvel, deve estar preocupado em como fazer isso sem arruinar seu orçamento. Você deve trabalhar muito e merece ter bem-estar na sua própria casa, mas com a grana curta fica um pouco mais difícil.

Mas saiba: há formas de economizar na troca de móveis de casa. Vamos te dar 6 dicas maravilhosas para te ajudar a realizar esse sonho, que é mais que um desejo, é uma necessidade.

1- Comece por aquilo que for mais urgente

Você pode ter uma mesa de centro que está meio ruim e que você não vê a hora de trocar. Mas como o orçamento está curto, talvez começar por ela não seja a melhor opção. É necessário que você avalie todos os móveis e veja quais estão em situação pior.

Além disso, é preciso avaliar o uso e o quanto certo móvel influencia na sua qualidade de vida. Por exemplo, a mesa de centro pode estar ruim, mas seu colchão está velho e um pouco desgastado.

Vale a pena trocar um colchão, pois ele é essencial para uma boa noite de sono. Nessa lista de prioridades, não só o colchão, mas cadeiras, sofá e mesa de jantar são mais urgentes.

2- Defina um teto de gastos

Ninguém deseja ficar cheio de dívidas. Por mais que trocar os móveis da casa seja um sonho para você, é preciso analisar tudo com cautela. Imagina olhar para um sofá lindo e confortável e ao invés de ficar feliz, ficar irritado, pois a compra dele te deixou apertado financeiramente?

Você precisa olhar para todas as suas despesas e relacionar com o que você ganha para saber o limite de gasto para trocar os móveis. Para isso, é necessário fazer um orçamento. Além disso, você precisará ter controle financeiro para se manter fiel a esse orçamento enquanto estiver pagando a nova mobília.

3- Poupe antes de comprar

Além de determinar o teto de gastos, você pode se planejar para poupar esse valor. Pode ser que demore um pouco mais e você esteja ansioso. Mas pense pelo lado positivo.

Você poderá comprar à vista e conseguir descontos, ficando abaixo do seu limite de gastos. Se você comprar tudo na mesma loja, pode ser que fique ainda mais barato. Faça um ajuste no seu orçamento e veja que é possível. Compensa poupar, não é?

4- Comece a organizar suas finanças o quanto antes

Você precisa fazer o levantamento de TUDO o que gasta e comparar com o que recebe. Essa dica deveria vir antes de todas, pois é o passo inicial para qualquer decisão financeira. Você deve anotar tudo, até aquele chocolate depois do almoço que você come.

Utilize aplicativos que te ajudam a organizar suas finanças, eles podem facilitar todo o processo e te ajudar a ver para onde está indo o seu dinheiro. Assim, você terá condição de fazer cortes em gastos desnecessários e fazer sobrar dinheiro não só para poupar, mas para investir também.

5- Veja o que pode ser vendido

Às vezes um móvel já não faz mais sentido e está só ocupando espaço em um cômodo. Se você quer economizar na troca de móveis de casa, uma boa alternativa é vender algum móvel que você não precise mais e esteja em bom estado de conservação.

Por exemplo, seu filho cresceu e já não cabe mais na cama, venda essa para comprar outra. Assim, você evita gastar mais que o necessário e ainda não desperdiça e não polui o meio ambiente. Todo mundo sai ganhando com essa, viu só?

6- Pesquise antes de comprar

Compras por impulso podem te prejudicar. Sabemos que você está muito ansioso, mas respire um pouco. Antes de comprar, pesquise em todas as lojas que puder, tanto nas físicas como nas online.

Há aplicativos muito interessantes como o Google Shopping, Zoom e Buscapé que te ajudam a encontrar o melhor preço. Eles ainda te mostram a variação de preços ao longo do tempo.

Vamos supor que você deseja comprar um climatizador. Se você escolher comprar em uma época de muito calor, provavelmente vai pagar beeeem mais caro. Por isso atenção às épocas do ano.

Uma outra solução é utilizar cupons de empresas como a Méliuz que oferecem descontos em lojas parceiras e também parte do dinheiro gasto pode retornar para o seu bolso.

Conclusão

Economizar na troca de móveis da casa é uma tarefa possível e com essas dicas que te passamos, você vai conseguir realizar seus sonhos sem comprometer seu orçamento.

Ficou com alguma dúvida? É só nos mandar mensagem, beleza?

Até o próximo conteúdo!