Entrar em uma faculdade é o sonho de muitas pessoas. Além de conhecer mais sobre vários assuntos e abrir seus horizontes, a universidade proporciona uma melhora de vida para muita gente, especialmente as de classes mais baixas.

Para quem tinha pouco dinheiro, a solução mesmo era passar em uma universidade pública, mas sabemos o quanto pode ser um caminho difícil, já que muitos jovens não tiveram uma educação de qualidade e têm que se dividir entre mil tarefas, como o trabalho, e não tem tanto tempo para estudar.

Para diminuir as desigualdades e ampliar o acesso à faculdade, o governo federal criou o FIES. O FIES é um financiamento estudantil público com taxas mais baixas que fez com que muita gente pudesse entrar na faculdade.

Mas, como sabemos, diante da situação financeira atual e da alta taxa de desemprego, ter um diploma não é sinônimo de ter um emprego bom e que pague bem. Por isso, muitas pessoas que fizeram o FIES acabaram se enrolando nas prestações.

Se esse é seu caso, pode ser que você tenha adquirido dívidas e não vê a hora de se livrar delas. Por isso, a GETG irá te ajudar. Criamos esse post para te mostrar como fazer para renegociar o FIES.

Quer descomplicar as informações, saber tudo e se livrar desse débito? Então vem com a gente!

A situação atual dos alunos que fizeram o FIES

Com o agravamento da situação econômica, principalmente por conta do isolamento social adotado como medida de prevenção ao Coronavírus, muita gente ficou sem renda. O aumento dos preços prejudicou ainda mais a situação.

E a consequência desse cenário afetou também as pessoas que contrataram o FIES para financiar uma universidade privada. Em setembro de 2020, foi divulgado um dado alarmante: mais de 970 mil contratos estavam em situação irregular no pagamento das parcelas.

Esse é o maior número desde 2014. E se você está se perguntando “como faço para renegociar o FIES”, saiba que tem muita gente com essa mesma questão.

Com a pandemia, foram criadas algumas alternativas para lidar com esse alto número de inadimplentes, mas ele só valia para pessoas que estivessem com parcelas atrasadas em no máximo 180 dias a partir do dia 20 de março, quando tudo começou a fechar para o isolamento.

Muita gente ficou de fora dessa vantagem, pois não cumpria os requisitos. É o seu caso? Então continue lendo o post que vamos te mostrar como renegociar o Fies.

Renegociar a dívida do FIES: é possível?

Muitas pessoas se perguntam se é possível negociar a dívida do FIES. E a resposta é: sim, é possível. Existem dois caminhos para se fazer isso. Vamos te mostrar as duas possibilidades para que você escolha a ideal para o seu caso. Vamos lá?

Primeira alternativa: fazer novo parcelamento

Essa primeira alternativa para renegociar o FIES envolve um novo financiamento. Você pode pegar suas parcelas em atraso e dividir em até 48 vezes. Mas tem uma condição: você deve pagar mil reais de entrada ou 10% do saldo devedor. O valor dessa entrada vai ser o que tiver maior valor, por exemplo se sua dívida é mais 100 mil reais, você vai pagar os 10%, ok?

Vamos supor que você tem 5 parcelas em atraso no valor de 300 reais, a dívida total com o juros daria em torno de 1700 reais. 10% desse montante é igual a 170 reais, portanto, a sua entrada seria de mil reais, já que o que vale é a entrada de maior valor.

Uma coisa muito importante que não podemos deixar de te falar é que esse novo parcelamento diz respeito apenas ao que você deve. Então, as novas parcelas não estão incluídas aqui. Por isso, em seu planejamento financeiro, você deve colocar o valor das prestações atrasadas e também das que estão por vir, certo?

Segunda alternativa: incluir o valor da dívida nas parcelas em aberto

Nessa alternativa, você poderá incluir o valor da sua dívida nas parcelas que ainda não venceram. O valor total será dividido nas outras prestações que estarão em aberto. Em outras palavras, ela ficará mais cara do que já é, ok? Por isso, você precisa avaliar como isso se encaixa na sua situação financeira atual.

Nessa opção, você também terá que dar uma entrada. Ela será no mesmo esquema da alternativa que mostramos anteriormente: 10% do valor da dívida ou mil reais, o valor que for mais alto.

Essa segunda alternativa é um pouco mais criteriosa na seleção daqueles que podem renegociar o FIES nesses moldes. nem todo mundo que está estudando ou já terminou a faculdade pode solicitar essa renegociação.

Atente-se aos critérios que foram estabelecidos para ver se você pode escolher essa opção:

  • Só é possível optar por essa opção, se você assinou o contrato até dezembro de 2017, mais precisamente até o dia 31;
  • Você tem que ter pago parte das suas parcelas;
  • Você deve estar no mínimo 80 dias atrasado com as prestações do FIES.

Como faço para renegociar o FIES: contratos mais antigos

Se você contratou o financiamento até o dia 14 de janeiro de 2010, também pode renegociar o FIES. A solução proposta é aumentar o prazo de amortização em até 3 vezes o período que você utilizou somado a mais 12 meses.

Nesses casos mais específicos, também há regras. Veja quais são as condições de renegociação.

  • Assinatura do contrato até 14/01/2010;
  • Estar na fase de amortização I ou II;
  • Ter parcelas acima de 100 reais;
  • O prazo a mais não pode ser igual ou maior do que o prazo como financiado vezes três;
  • Como o prazo irá aumentar, as parcelas serão mais baixas (no mínimo 100 reais).
  • Período de extensão deve ser superior a 6 meses;

Obedecendo a essas orientações, você deve comparecer à agência onde contratou o FIES para fazer a formalização do seu pedido. Nesse momento, você deve levar a seguinte documentação.

  • Documento que comprove o alongamento da amortização – você deve imprimir no fim da solicitação no site do SisFies;
  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de renda – fiador e estudante;
  • Comprovante de residência – fiador e estudante.

Se eu não pagar o FIES meu nome vai para o SPC?

Sim, estudante! Depois de 90 dias de atraso nas parcelas do FIES, seu CPF é adicionado no SPC e no Serasa e você fica com restrições em seu nome. Além disso, o financiamento pode ficar suspenso, ou seja, a sua faculdade não será paga. Infelizmente.

Muita gente também se pergunta se essa dívida prescreve. Não, ao contrário de muitas outras, depois de 5 anos com a dívida, o seu nome não sai do SPC e do Serasa. Essa dívida não caduca.

Por isso, é importante encontrar alternativas para conseguir quitar o FIES. Não se esqueça de estar sempre atento ao seu saldo devedor. Se você tem dúvidas de como fazer isso, vamos te mostrar o passo a passo para renegociar o FIES ou consultar o débito.

  1. Entre no SisFies;
  2. Preencha seus dados ou se cadastre, caso seja a primeira vez;
  3. Na página inicial você encontra o seu saldo devedor e o tempo que falta para terminar de pagar;
  4. Se for renegociar, faça a simulação e imprima o documento para levar ao banco;
  5. Depois, compareça à agência onde contratou o FIES.

Conclusão

Neste post, você conferiu como renegociar o FIES. Há duas formas, escolha a mais adequada ao seu caso e boa sorte! Se ainda ficou alguma dúvida, mande uma mensagem para a gente!

Até mais!