Todo mundo deseja ser aprovado em análises de crédito, seja em bancos, em cartões de crédito ou financiamentos, não é mesmo?Mas o que poucos sabem é como a análise de crédito funciona na prática, muito menos como ser aprovado.

Saber tudo isso pode te ajudar muito em suas próximas análises para obter o que deseja.

Veja por quais fases a análise de crédito passa e quais são os requisitos revisados em cada uma delas:

Atestar a relação de confiança entre as duas instituições ou de instituição para pessoa física

Uma pergunta básica que uma análise de crédito busca responder pode ser feita por você mesmo: você emprestaria dinheiro para o seu vizinho ou para um determinado parente? Por que?

A análise de crédito deseja compreender a relação de confiança entre a empresa credora e a pessoa que deseja ter linha de crédito ou empréstimo.

A análise busca saber se você tem condições financeiras para pagar aquilo que está prestes a pegar emprestado. Afinal, os seus dados precisam convencê-la de estar fazendo um bom negócio ao te dar uma oportunidade de adquirir um bem ou capital.

A análise de crédito acontece em todas as instituições financeiras credoras de capitais, seja para abertura de uma conta corrente, para aquisição de uma linha de crédito, de um cartão, consórcio e afins.

Como funciona a análise de crédito para pessoa física

  1. Uma análise de crédito para pessoa física começa na análise dos dados cadastrais. São os documentos solicitados, e que você envia para o banco ou para a empresa credora, como o seu RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de endereço e afins.
  2. Depois disso vem a análise das restrições no seu nome. Nessa parte a empresa consulta o SPC/Serasa e verifica se você está inadimplente ou se o seu nome está limpo. Aqui está a grande importância de ser um bom pagador e manter o seu nome sem restrições. Se o seu nome estiver sujo, pode ser que a análise pare por aqui e você seja recusado;
  3. A próxima etapa é a análise de perfil de crédito. Nessa fase, uma mesa de crédito irá analisar sua relação com o mercado todo, referente a suas compras e aos seus pagamentos, de acordo com o seu score, o famoso score, que todos desejam sempre aumentar.
  4. Após toda essa investigação vem a última etapa, a verificação da compatibilidade da sua renda com a linha de crédito de que você está propondo. O valor da parcela da sua linha de crédito não pode ultrapassar 30% do valor da sua renda bruta familiar, essa é uma regra que grande parte das instituições utilizam.

Portanto, um comitê de crédito passa por todas essas etapas de verificação, analisando todos esses perfis, até chegar em uma aprovação ou recusa do seu cadastro.

Você já mandou os seus dados para análise, para efetivar a compra de um carro, moto, ou algo parecido? Se você já fez isso, sabe como a resposta chega rápido.

Todo esse processo acontece mesmo de forma rápida, muitas vezes em um único dia.

Estar com o nome sujo pode travar a sua análise de crédito

Lembrando que, se você estiver inadimplente, o seu cadastro pode parar logo no começo, nas primeiras etapas de verificação, e a empresa pode nem realizar a análise do restante dos requisitos.

Quando você tem um nome limpo, você tem facilidade para conseguir cartões, financiar, usar o cheque especial, fazer empréstimos com juros baixos e etc. Por isso, estar com o nome limpo está diretamente relacionado a outros projetos que você queira fazer.

Considerando todos esses pontos, o que você precisa para aumentar sua chance de aprovação:

  • Ter os seus dados cadastrais em dia: todos os seus documentos e o seu comprovante de residência precisam estar atualizados quando forem enviados para análise;
  • Não ter restrições em seu nome, estar com o nome limpo, sem comprometimentos;
  • Ter contas que são mensalmente pagas em seu nome, ser um bom pagador. Ao fazer compras em mercados, farmácias e shoppings, por exemplo, coloque seu CPF na nota fiscal e aumente a visibilidade das contas que você paga;
  • Ter comprovantes de renda que comprovem que a parcela da sua linha de crédito não compromete mais do que 30% dos seus ganhos mensais. Grande parte das empresas usam essa conta para saber se você realmente conseguirá pagar o que está pedindo;

Conclusão

Uma análise de crédito passa por etapas importantes para saber se você realmente é um pagador confiável, se as suas condições garantem que você poderá pagar pelo bem ou capital que você solicitou.

Para isso, mantenha a sua organização financeira, suas contas em dia e seja um bom pagador. Esses detalhes podem te ajudar muito a conseguir qualquer linha de crédito do seu interesse, sem grandes problemas.