A maioria das pessoas já ouviu falar do Mercado Financeiro, no entanto, poucas são as que sabem o que ele representa e como é o seu funcionamento.

Em partes, essa falta de conhecimento pode ser até justificada, já que as discussões envolvendo o Mercado Financeiro são acompanhadas de termos desconhecidos por muitos e de descrições de transações complexas.

Apesar disso, o Mercado Financeiro é o principal pilar da economia de qualquer país, e compreendê-lo é importante para quem quer começar a investir e para quem quer saber mais sobre economia.

Sabendo disso, a GETG elaborou esse post para que você possa entender, de uma forma bem descomplicada, o que é o Mercado Financeiro e como ele funciona.

Para começar, vamos definir o que é e como funciona o mercado financeiro. Em seguida, vamos falar das principais divisões do Mercado Financeiro brasileiro. Por fim, vamos dar algumas dicas breves para quem quer investir nele!

Quer saber mais? Então confira o post a seguir!

O que é o Mercado Financeiro?

Para que seja possível explicar como o Mercado Financeiro funciona, é importante definir o que é esse tal de Mercado Financeiro e mostrar qual é a sua importância.

De uma maneira geral, o Mercado Financeiro pode ser definido como um ambiente onde ocorrem várias negociações de diversos tipos de produtos. Os produtos negociados dentro do Mercado Financeiro são aqueles que possuem algum valor financeiro. Esse tipo de produto recebe o nome de ativo.

Mesmo sem conhecer o conceito de Mercado Financeiro, você já deve ter ouvido falar desses ativos que são negociados por lá, já que as moedas, as ações e os títulos de uma empresa e os commodities são os melhores exemplos desses produtos financeiros.

Basicamente, essas negociações ocorrem entre os investidores e os captadores.

Os investidores, que também recebem o nome de credores, são aqueles que aplicam o seu dinheiro em algum ativo para, em troca, receber rendimentos sobre a valorização do ativo.

Já os captadores, que também são conhecidos como mutuários, captam os valores aplicados pelos investidores. O valor captado é utilizado de diversas formas. Um banco pode usar o dinheiro captado para fazer empréstimos a pessoas e empresas, e uma empresa pode utilizar os recursos para colocar seus projetos em prática.

Quando os captadores se saem bem, os ativos da empresa passam a ser mais valorizados, e o lucro obtido é “dividido” com os investidores. Sendo assim, é por meio dessa troca que os investidores obtêm rentabilidade e os captadores recursos para os seus produtos financeiros.

Vale dizer que além dos captadores e investidores, existem também outras instituições, cuja função é regularizar as negociações dentro do mercado financeiro, assegurando que essas trocas ocorram de maneira segura e lícita.

No Brasil, podemos dizer que essas instituições são compostas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários, por exemplo.

Como o Mercado Financeiro funciona?

Agora que você compreendeu o conceito de Mercado Financeiro, chegou o momento da GETG explicar a você sobre o funcionamento do mesmo.

Como o Mercado Financeiro é o ambiente onde ocorrem trocas entre investidores e captadores, pode-se dizer que ele é um dos principais responsáveis pelas movimentações financeiras e pelo fluxo econômico de um país.

Afinal de contas, os commodities e as moedas também são negociadas nesse ambiente.

Além disso, ele também funciona como um local onde os investidores podem obter rendimentos através dos dinheiro aplicado em determinados produtos, e os captadores colocam em prática os seus projetos com o dinheiro dos investidores.

Logo, pode-se dizer que os investidores vão “emprestar” o dinheiro para os captadores, que ao obterem lucros, vão dividir parte dele com quem investiu.

Vale dizer ainda que o Mercado Financeiro é dividido em diferentes partes, e que cada uma dessas partes opera de determinada maneira. A seguir, a GETG vai falar sobre essas divisões do Mercado Financeiro.

Como o Mercado Financeiro é dividido?

O Mercado Financeiro do nosso país é principalmente dividido em quatro mercados: Mercado Monetário, Mercado de Câmbio, Mercado de Capitais e Mercado de Crédito.

A GETG vai falar sobre cada um deles a seguir:

  • Mercado Monetário

Para começarmos, vamos falar do Mercado Monetário. Ele é o responsável pela liquidez na economia brasileira. Além disso, esse mercado tem como regulador o Banco Central. Essa regulação tem o objetivo de controlar a oferta do Real.

Aqui, as negociações e transições ocorrem em um período bem curto, de até 24 horas. Os empréstimos interbancários, referenciados pela famosa taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário), são exemplos de transações ocorridas nesse ambiente.

Para quem não sabe, existe uma legislação que obriga os bancos a fecharem o dia com saldo positivo. Para que isso ocorra, os bancos fazem empréstimos entre si, e a taxa de juros que permeia esses empréstimos é a taxa CDI.

  • Mercado de Câmbio

O segundo grande mercado brasileiro é o Mercado de Câmbio. Nesse mercado, ocorrem todas as negociações envolvendo diferentes tipos de moedas. Através dessas negociações, as moedas podem sair com um valor mais alto ou baixo.

Sendo assim, o resultado dessas negociações pode influenciar diretamente o preço das importações e exportações realizadas e, além disso, pode influenciar até mesmo viagens de turismo internacional.

  • Mercado de Capitais

É no mercado de capitais que as empresas conseguem recursos para colocarem seus negócios em prática. Esse dinheiro é adquirido através da venda dos títulos e ações, que são compradas pelos investidores.

Se os negócios da empresa vão bem, os ativos vendidos por ela passarão a valer mais e, com isso, os investidores podem obter rendimentos por meio dos lucros da empresa.

  • Mercado de Crédito

Nesse segmento do mercado brasileiro, instituições como os bancos e as financeiras captam recursos para serem utilizados na forma de crédito. Ou seja, o dinheiro utilizado para a concessão de empréstimos e como limite de um cartão de crédito.

O dinheiro que as instituições financeiras obtêm dos investidores é emprestado com uma taxa de juros maior, para que assim seja possível obter lucro sobre a transação.

Como ganhar dinheiro no Mercado Financeiro?

Como você viu ao longo do post, o Mercado Financeiro é um ótimo local para investir o seu dinheiro e obter rendimentos, especialmente no Mercado de Capitais, através da compra e venda de ações. Mas como fazer isso?

Bom, o primeiro passo é conhecer todos os pormenores do Mercado Financeiro, entendendo e dominando o funcionamento das transações que ocorrem aqui.

Além de conhecer os tipos de investimento que podem ser feitos, é também importante saber tudo sobre as empresas e produtos que você deseja investir, já que aplicar dinheiro às cegas pode te trazer um grande prejuízo!

Conclusão

O Mercado Financeiro é o principal ator do funcionamento econômico de um país e, além disso, é um local onde ocorrem negociações financeiras em que empresas e investidores podem obter lucros.

A GETG espera que com esse post, a compreensão do Mercado Financeiro tenha sido descomplicada, e que seja o primeiro passo para seus investimentos futuros!

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a GETG!