Uma das alternativas para facilitar a vida das pessoas é a constante digitalização dos sistemas governamentais. Assim, já é possível acelerar grandes necessidades apenas com poucos cliques.
Vemos isto acontecer com o Gov.br que oferece soluções que vão desde consultar a sua carteirinha do Sus, até a solicitação de aposentadoria pelo portal integrado com o INSS.
Entretanto, todo esse aparato digital precisa ser simplificado para que qualquer pessoa possa usar. No caso do IPVA, ainda há uma grande necessidade em diminuir o impacto no bolso do usuário de automóveis.
Por isso, simplifique ainda mais a sua vida com o guia completo sobre o IPVA que você precisa conhecer, veja:
O que é o IPVA?
Apesar da sigla simples, remete ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, com raízes brasileiras desde 1969 e atualmente está incluído na Constituição Federal.
Ele utiliza como base de cálculo, as instituições utilizam o valor do automóvel através da tabela FIPE para determinar quanto desse bem será cobrado de imposto. As alíquotas de contribuição variam de acordo com a região onde as pessoas moram, devido principalmente a necessidade da região de estimular ou não certas atividades.
Entretanto, de forma geral, está no intervalo de 1% até 6¨. Por exemplo: um carro que vale 60 mil reais, com uma taxa de IPVA a 5%, terá um valor para pagar de 3000 reais.
Um valor que pode pegar de surpresa, principalmente aquelas pessoas que não estejam preparadas com suas finanças.
Como funciona o IPVA?
Em um país como o Brasil, a carga tributária chega a apresentar 30% do PIB. Assim, acaba se tornando um dos principais motores de desenvolvimento da nação.
Quando o assunto é o IPVA, a primeira destinação é para órgãos constitucionais, incluindo áreas de áreas como saúde, educação, segurança e a infraestrutura que os motoristas podem ter acesso.
Assim, para ter acesso a valores, descontos e condições especiais é preciso entrar no site do Detran da sua região e da Sefaz, veja a seguir:
- Detran Acre, Sefaz AC.
- Detran Alagoas, Sefaz AL.
- Detran Amapá, Sefaz AP.
- Detran Amazonas, Sefaz AM.
- Detran Bahia, Sefaz BA.
- Detran Ceará, Sefaz CE.
- Detran Distrito Federal, Secretaria de Economia.
- Detran Espírito Santo, Sefaz ES.
- Detran Goiás, Sefaz GO.
- Detran Maranhão, Sefaz MA.
- Detran Mato Grosso, Sefaz MT.
- Detran Mato Grosso do Sul, Sefaz MS.
- Detran Minas Gerais, Sefaz MG.
- Detran Pará, Sefaz PA.
- Detran Paraíba, Sefaz PB.
- Detran Paraná, Sefaz PR.
- Detran Pernambuco, Sefaz PE.
- Detran Piauí, Sefaz PI.
- Detran Rio de Janeiro, Sefaz RJ.
- Detran Rio Grande do Norte, Sefaz RN.
- Detran Rio Grande do Sul, Sefaz RS.
- Detran Rondônia, Sefaz RO.
- Detran Roraima, Sefaz RR.
- Detran Santa Catarina, Sefaz SC.
- Detran São Paulo, Sefaz SP.
- Detran Sergipe, Sefaz SE.
- Detran Tocantins, Sefaz TO.
Quais situações isentam seu IPVA?
Nem todas as pessoas precisam realizar o pagamento do IPVA. Entre os grupos que estão isentos, o de Pessoas com Deficiência se inclui nele. Para isto acontecer na prática é necessário apenas que o documento do carro confirme que ele é adaptado.
O próximo grupo é pelo tempo de fabricação. Cada região do Brasil tem a sua particularidade e você pode ficar isento dependendo de quando o carro foi lançado.
A seguir, de órgãos públicos, afinal a administração pública não pode fazer dívida com ela mesma.
É válido mencionar para situações como perda, roubo, furtos, baixas e por fim, pelas categorias, como motoboys, taxistas entre outros que dependem dele para sua subsistência.
Quais as formas de pagar o IPVA?
Você tem à disposição, uma grande variedade de opções para realizar o pagamento do seu Imposto. Entre as principais estão:
- Boleto: Ao acessar o site do detran da sua região, você fará o preenchimento dos seus dados, com isso, o próprio sistema já fornece a saída das parcelas, seja em apenas uma ou em várias.
- Cartão de débito: Apesar de ser um meio bem rápido de realizar pagamentos, o cartão de débito só realiza pagamentos quando você já tem uma quantia de saldo
- Cartão de crédito: Sendo o mais popular atualmente, é possível realizar o pagamento através do seu cartão de crédito em poucos instantes. Entretanto, é preciso usar sites intermediários para isso acontecer.
Como parcelar o IPVA no cartão de crédito?
Há milhares de empresas que conseguem oferecer os mesmo serviços, entretanto, a lista abaixo mostra as principais, veja:
- Vamos Parcelar: Uma das suas maiores inovações é parcelar impostos e débitos veiculares em até 18x tanto no cartão de crédito, quanto no boleto.
- Taki: Outra grande empresa que não fica atrás na oferta de serviços é a Taki, em poucos passos você já consegue parcelar qualquer débito em até 12 vezes.
- Zapay: Um dos mais populares no Brasil, oferecendo diversas formas de pagamento para IPVA, multas, licenciamento e DPVAT.
- Parcele na Hora: Muito além do Mastercard e Visa, o site permite que várias bandeiras de cartões diferentes possam realizar parcelamentos em até 12 vezes.
O que acontece se eu não pagar o IPVA?
Em um primeiro momento, você pode perder seu carro quando estiver sendo parado pelas blitz que acontecem na sua região.
Levando seu carro para o pátio do Detran, sendo liberado depois de pagar todas as taxas, não só do seu documento, mas de todo o processo de guincho até a guarda dele pela instituição.
Além destes itens anteriores, outra coisa que merece atenção é a inclusão do seu nome como dívida ativa. Assim, em breve seu CPF será incluído como dívida ativa e você terá diversas restrições que um nome sujo pode ter, incluindo a escassez de oferta de crédito.
Por estes motivos, as melhores coisas a se fazer é sempre manter em dias e se planejar para o que poderá vir no futuro.
Conclusão
Acabou o tempo que pagar o IPVA era uma das ações mais complicadas que o dono de automóvel poderia ter ao longo do ano.
Estas facilidades que podemos ver é graças a visão tecnológica, não só do governo, mas também por todo sistema empresarial que enxerga as necessidades das pessoas para propor uma solução próxima do ideal.
Isso porque, da teoria para a prática pode haver alguns ruídos que devem ser corrigidos com o passar dos anos e da experiência adquirida neles.
Por fim, ajude mais pessoas a participarem dessa revolução de pagamento de impostos como do IPVA, compartilhe este artigo para a maior quantidade de pessoas que você conseguir.