Toda virada de ano é aquela mesma história, para quanto vai o salário mínimo? Aí você descobre quanto vai ser. De repente, você vê como a inflação afeta o preço das coisas e vê que a conta não fecha, certo? Vamos combinar que não é suficiente. Daí fica aquela dúvida: o que fazer?

Lógico que saber organizar as finanças da família pode ajudar muito. Mas você deve pensar: um aumento de salário não cairia nada mal.

E você já deve estar pensando nisso há muito tempo, não é mesmo? Só que muitas vezes falta coragem ou a gente não consegue identificar a melhor forma de propor isso para nosso chefe ou gestor.

Mas calma, vamos te ajudar nessa. Vamos te dar 5 dicas para pedir aumento de salário.

Está preparado para descobrir como? Então, vamos lá!

Quando pedir um aumento de salário?

Quando somos contratados por uma empresa, costumamos acordar todos os detalhes, não é mesmo? Salário, carga horária e atribuições. A rotina vai seguindo, você é novo no emprego e quer mostrar serviço. E está mais do que certo, né?

Só que muitas vezes as pessoas gostam tanto do nosso trabalho e criam tanta confiança na gente que acabam nos delegando mais tarefas. Só que aí o salário não muda e aí que está o problema. Nessa situação, por ter mais atribuições do que foi acordado, é um bom momento para pedir um aumento.

Além disso, em algumas situações, pode ser que você esteja fazendo exatamente o que foi contratado para fazer. Mas pode ser que você perceba que seu serviço gera muito retorno para a sua empresa, mas isso não está sendo revertido em salário. Esse é outro momento oportuno para pedir um aumento de salário.

Qual o momento certo para pedir um aumento de salário?

É preciso um pouco de cautela para identificar o momento certo de pedir um aumento. Você sabe que precisa de um salário melhor, mas também é bom avaliar o contexto pelo qual a empresa está passando. Caso contrário, você pode dar com os burros n’água e ainda causar uma má impressão.

As contas podem estar te apertando, por isso pode ser que surja um sentimento de urgência, mas não se deixe levar e observe o ambiente e o clima organizacional.

Algumas situações pedem que essa situação seja evitada e você precise esperar para pedir o aumento. Vamos citar alguns exemplos para você.

  • Quando um novo gestor chegar: esse não é o momento, pois ele não te conhece e não conhece seu trabalho. Não dá para ele avaliar se pode ou não te dar o aumento;
  • Empresa passando por problemas financeiros;

Além disso, perceber o contexto é entender a dinâmica de administração. Por exemplo, os orçamentos são definidos no final do ano. Então, uma conversa para pedir aumento pode ser bem-vinda nos meses de setembro e outubro.

O que fazer antes de pedir um aumento?

Olha, a primeira coisa a se fazer antes de ter a conversa com o seu superior é estar preparado para ouvir um não. Isso pode acontecer e você deve estar “treinado” para saber como será a sua reação. Outro ponto importante é fazer uma pesquisa para saber qual é a média salarial da sua categoria. O site Glassdoor te ajuda nisso.

Saber o quanto pessoas do seu cargo costumam ganhar no mercado pode te dar uma noção maior se o seu salário está defasado ou não. E, ah, olhe no site que indicamos, nada de sair perguntando aos colegas de trabalho quanto eles recebem.

Além disso, é muito importante pensar: por que eu mereço um aumento? O patrão não vai te dar só porque você pediu, ele precisa de razões. Veja o que você precisa levar em conta na hora de refletir sobre isso.

  • Pontualidade;
  • Suas faltas tiveram justificativa?;
  • Cumprimento de tarefas no prazo;
  • Bom relacionamento e cooperação com colegas;
  • Proatividade: perceber problemas e agir antes de ser solicitado;
  • Qualidade do seu trabalho;
  • Trabalho em equipe.

Depois de identificar seu perfil como trabalhador, é importante que você reforce esses valores para que eles fiquem mais evidentes na rotina da empresa.

Como pedir um aumento de salário?

Os fatores que apresentamos anteriormente são coisas que precisam ser interiorizadas antes de você pedir. Por isso, é importante que você se atente a todos eles. São eles que vão garantir que você esteja bem preparado para o momento de pedir um aumento de salário.

Agora vamos às dicas que mencionamos no início do post. Elas funcionam como uma forma de saber se portar na situação, com a formalidade que ela exige, e saber negociar o seu valor para empresa.

1- Ambiente

O ambiente para pedir aumento deve ser bem escolhido. Não é ideal falar na frente dos colegas ou em um local da empresa que é compartilhado para não correr o risco de vocês serem interrompidos.

Essas são situações privadas entre gestor e empregado e compartilhar essa decisão com outros colegas pode ser perigoso e criar um clima instável na empresa.

2- Tenha atenção ao tom de voz e a sua postura

Não, não chegue com um comportamento alterado ou em tons de exigência. Use um tom de voz calmo e agradável e não utilize chantagens como “vou pedir para sair” ou “vou trocar de emprego desse jeito”. A conversa deve ser amigável e cordial.

3- Tenha argumentos

Aqui não vale aquela história de “estou com dívidas” ou “preciso comprar tal coisa”. Você precisa trazer esse assunto para um lado totalmente profissional. Mostre o que no seu trabalho faz com que você mereça um aumento de salário. Se prepare também para eventuais perguntas que possam surgir.

4- Apresente seus pontos positivos

Você deve mostrar que o seu trabalho, o seu nível de entrega, está incompatível com seu salário. Para isso, você precisa apresentar suas qualidades profissionais. E, claro, com muita transparência. Se você não tem certa característica, não pode inventar que tem.

5- Negocie

Lembra do Glassdoor que comentamos anteriormente? Então, ele vai ser útil aqui. Sabendo da média salarial na sua área, será possível chegar em um acordo que seja vantajoso para você e para a empresa.

Dica extra: tenha paciência

Nem sempre a resposta será imediata. Provavelmente ele irá checar as informações que você passou, também olhará a faixa salarial da sua categoria para depois ver se isso cabe no orçamento e se é vantajoso para empresa.

Por isso, é importante ter calma até conseguir uma resposta.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que você se sinta mais preparado para pedir um aumento depois delas. Mas se ainda ficou alguma dúvida, não deixe de nos mandar uma mensagem, ok?

Ah, e não se esqueça de compartilhar este post com aquele amigo que há tempos vem desejando um aumento de salário. Quem sabe também ele não será ajudado por este conteúdo?

Até a próxima!