Você fez uma compra no cartão de crédito, mas por algum motivo quer cancelar. O que fazer? O nome dessa operação se chama estorno e acontece quando você cancelar uma transação já efetuada e ela volta para você como crédito na fatura.

Neste post, vamos te mostrar como pedir estorno no cartão de crédito e te mostrar quando você pode solicitá-lo.

Vem com a gente!

Em que situação posso pedir um estorno?

Nesta parte, iremos mostrar em que situações você pode pedir estorno. Veja se a sua situação se enquadra em alguma delas:

  • Erros no valor: se você comprou um produto em uma loja por um valor de 500 reais, por exemplo, mas o caixa passou, sem intenção, 550 reais em seu cartão, você completou a transação e ambos não perceberam. Só depois você foi se dar conta, mas você pode pedir o estorno do valor a mais cobrado de você;
  • Arrependimento em compras online: quando o produto que você comprou na internet não era o que imaginava, por qualquer motivo, você pode pedir o estorno, já que não teve contato com o que comprou antes de efetuar o pagamento. Da mesma forma anterior, o estorno volta para sua fatura;
  • Vendas canceladas: se por alguma razão a loja cancelou a compra, você pode solicitar o estorno do valor do produto ou serviço que adquiriu;
  • Cobrança de taxas extras não combinadas posteriormente: se você compra algo e depois o vendedor cobra taxas extras que não estavam estipuladas antes da compra, você pode solicitar estorno, já que se trata de cobranças indevidas;
  • Produto ou serviço não foi entregue: se o produto não chegou na sua residência ou não veio a mercadoria que você pediu ou se você contratou um plano de internet que não entrega a velocidade prometida, você pode pedir os estorno nessas situações.

Como pedir o estorno

O estorno, como já comentamos anteriormente, é uma operação que faz a devolução do valor que você pagou com seu cartão de crédito.Só que antes de receber, você precisa fazer o cancelamento da compra.

Na maioria das operadoras de cartão de crédito, se você fizer o cancelamento no prazo de 24hs, ele nem chega a isso para a fatura, ou seja, não será necessário pedir o estorno. Mas se passar desse prazo, você será cobrado e depois irá solicitar o estorno. O valor costuma cair na fatura do mês seguinte.

Por isso, a primeira etapa é o cancelamento da compra que deve ser feito junto à empresa onde você comprou o produto ou serviço. O tempo que isso pode demorar varia de uma empresa para outra, mas geralmente não há muitos problemas.

Caso a empresa não efetue o cancelamento, você vai solicitar à operadora do seu cartão de crédito. Mas o primeiro passo é tentar com a própria empresa, ok?

Fique atento, pois há regras para cancelar compras. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você pode cancelar uma compra em até 7 dias, mesmo sem motivo.

Mas isso só vale para compras que não acontecem nas lojas físicas, por isso, nelas não há regra que estabeleça uma regra para o cancelamento por uma desistência que não tem algum motivo como defeito.

Estorno devido a fraudes: o que fazer?

Além de pedir cancelamento de compras, caso o assunto for mais sério, uma fraude, você contatar a operadora do seu cartão de crédito e pedir a devolução se não reconhecer aquela compra em específico.

Nesse caso, você precisa ter um pouco de atenção antes de solicitar o cancelamento. Alguns estabelecimentos possuem nomes totalmente aleatórios na maquininha de cartão de crédito. Então, quando você receber a fatura, pode ser que não consiga fazer a associação necessária.

Algumas estratégias como se atentar ao dia e ao valor da compra podem te ajudar a saber de onde aquele valor vem, eles irão te ajudar a refrescar sua memória caso não se lembre de imediato.

Mas se realmente a compra não foi realizada por você, é preciso fazer a contestação. Pesquisas mostram que mais de 30% dos brasileiros já foram alvos de fraudes no cartão de crédito. O Brasil, inclusive, está no TOP 10 dos países com mais fraudes.

Nesses casos, você deve tomar uma providência. A primeira coisa é contestar a compra junto a operadora. Depois, é importante que você bloqueie seu cartão de crédito para evitar alguma fraude futura.

Outra coisa que você precisa fazer é registrar um Boletim de Ocorrência. Esse procedimento não é obrigatório, mas ajuda nas investigações desse tipo de crime.

Depois de pedir contestação, se a sua fatura já estiver fechada, o valor volta na fatura seguinte. Mas dependendo do prazo da operadora de cartão, pode ser que já consiga na mesma fatura.

Dicas para não cair em fraudes de cartão

Se você viu que realmente a compra não é sua, então você foi vítima de uma fraude no cartão de crédito. Por isso, atente-se a essas dicas:

  • Não deixe de ficar de olho em seu cartão em lojas físicas, pode parecer desconfiança, mas isso evita que pessoas cometam alguma fraude com seu cartão de crédito;
  • Use um bom antivírus em seu computador, isso evita que vírus usem os dados do seu cartão de crédito;
  • Atenção às lojas virtuais: atente-se a URL e veja se tem aquele cadeado, desconfie de páginas estranhas e não coloque seus dados caso fique com o pé atrás;
  • Não use computadores públicos como os de faculdades, lan houses etc para fazer compras;
  • Confira sua fatura antes de pagar;
  • Use o app do seu cartão de crédito, assim você recebe as notificações de compra na hora e já pode tomar atitudes mais rápidas.

Conclusão

Neste conteúdo, mostramos quando você pode pedir o estorno e em quais situações é possível recorrer a esse recurso. se ainda ficou alguma dúvida, é só nos enviar uma mensagem, vamos adorar poder te ajudar.

Esperamos que você tenha gostado do post e continue nos acompanhando por aqui, até a próxima!