A alta temporada do varejo é uma das maiores fontes de renda para todo e qualquer comércio, e saber como se preparar pode ser o principal meio de maximização dos lucros. 

Administrar um varejo não é uma tarefa muito simples, ainda mais quando o assunto é maximizar suas vendas. E uma das maneiras mais importantes para aumentar as vendas, é utilizar o calendário de festividades a seu favor. 

Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo que irá te ajudar a preparar sua loja bem como, seus funcionários para a alta temporada do varejo. 

Reforço no quadro de funcionários para a alta temporada de varejo

É importante ter em mente que a demanda de trabalho sofrerá um imenso aumento. Portanto, reforçar o quadro de funcionários pode fazer a diferença para maximizar os lucros. 

Tenha em mente, que um quadro de funcionários mais completo durante uma alta demanda de trabalho, garante o cumprimento de entregas, atendimento a mais clientes e tudo isso sem sobrecarregar a sua equipe. 

Além disso, você pode optar pela contratação de funcionários temporários para reforçar sua equipe. Garantindo assim, equipe para apenas para a alta demanda. 

Treinamento de toda a equipe 

Antes de mais nada, se existe algo que você precisa investir e faz toda a diferença dentro de qualquer empresa, é o treinamento constante de seus colaboradores. 

O mundo sofre por uma constante metamorfose, e o varejo não fica de fora, portanto é muito importante sempre treinar sua equipe sobre novos procedimentos, leis, tendências e novos produtos. Exemplo disso, são os novos atendimentos por aplicativo de mensagem que vem substituindo as ligações e até mesmo o atendimento presencial. 

Além disso, o treinamento deve ser realizado com todos os colaboradores, sejam eles novos ou antigos. Dessa forma, você garante que todos seus funcionários estejam sempre atualizados quanto às novidades, e engajados diante de novos produtos. 

Portanto, aproveite para treinar todos juntos, antes mesmo da alta temporada começar. Desse jeito, você garante com afinco, que toda a equipe está preparada para receber o aumento de vendas. 

Embora o treinamento seja, de fato, um investimento de tempo, os proprietários de lojas podem simplificar alguns processos. Os checklists são bons exemplos de processos que ajudam durante o treinamento e funcionamento em geral da loja. 

Através dos checklists, é possível adicionar diversas ideias por etapas em papel, montando uma lista na qual os colaboradores vão preenchendo conforme completam. Os checklists, diminuem o tempo de treinamento, simplificando as tarefas e diminuindo certos erros. 

Não deixe essa etapa de lado já que, você está mesmo gastando tempo e dinheiro no treinamento vale sim utilizar de todas as formas para facilitar o entendimento de seus funcionários sobre o processo, bem como, diminuir seus gastos.

Monte a escala da sua equipe 

Por mais chato que seja montar uma escala de trabalho, é importante administrar muito bem o expediente de seus colaboradores. 

Atualmente, existem diversos aplicativos que podem ajudar a organizar as suas escalas. Basta separar um pouco do seu tempo, e organizar as escalas para que tudo fique dentro dos conformes. 

Vale lembrar que as escalas são importantes para manter o bem-estar dos seus funcionários. Já que através dela, eles podem organizar melhor o seu tempo fora do trabalho. 

Além disso, com as escalas você consegue ter uma previsão de quantos funcionários terá em chão durante os dias picos da alta temporada. 

Preparativos para as vendas de final de ano 

Em primeiro lugar, para poder se preparar para a alta temporada de vendas do final do ano, é de extrema importância deixar tudo alinhado e organizado para as datas específicas. 

Através da escala, é possível organizar tudo, caso precise de mais pessoas na sexta-feira da Black Friday, ou no dia da véspera de Natal, onde o movimento tende a ser maior. 

O mesmo vale para o comércio digital, que precisa focar seu contingente na separação, embalagem e envio dos produtos. 

Por fim, não deixe que falte nenhum tipo de produto e insumos para o funcionamento correto de sua empresa. Atrasos por causa de falta de caixas para embalagem, por exemplo, podem custar caro. 

Pratique o hábito de reuniões 

Agora, uma outra dica muito importante, e que serve para toda e qualquer empresa, é a prática de realizar reuniões com seus funcionários. 

Pelo menos uma vez por semana, procure reunir seus funcionários para compartilhar informações sobre a empresa. Compartilhe números, lucros, produtos, reclamações, pontos positivos e negativos.

Através das reuniões, é possível melhorar o entendimento dos colaboradores referente às metas traçadas. E ainda, tornar o ambiente muito mais dinâmico e centrado. 

Por fim, antes de datas importantes compartilhe com seus funcionários o que está planejado. Não deixe de dizer como o dia deve funcionar, quais tipos de atrações podem ocorrer ou ainda o que você espera deles. 

Conclusão: Como preparar seus funcionários para a alta temporada do varejo

Como resultado de tudo o que mencionamos acima, é possível criar uma equipe muito mais engajada e preocupada com os objetivos da empresa. 

Antes da alta temporada de vendas, procure przeparar o seu varejo. Não só com os devidos produtos em estoque, mas também com um quadro adequado de funcionários. 

Além disso, é importante treinar toda a equipe de funcionários para que todos sigam os mesmos procedimentos, sem diferença. 

Portanto, crie escalas que garantam os dias de maior movimento como a sexta-feira da Black Friday e véspera de Natal. E compartilhe informações com seus funcionários através de reuniões, repassando objetivos, feedback e orientações. 

Dessa forma, será possível maximizar suas vendas durante a alta temporada, garantindo o equilíbrio e funcionamento de sua empresa.