Para muitas pessoas, o WhatsApp pay chegou para facilitar a maioria dos pagamentos feitos no dia a dia. Acontece que estávamos necessitados de mais uma funcionalidade que pudesse facilitar os pagamentos diários. 

Atualmente, o WhatsApp é um dos aplicativos de conversas e mensagens mais utilizados em todo o Brasil. Para isso, decidiram, então, unir o útil ao agradável, fazendo assim o WhatsApp pay. 

A função já consta na rede social, que tem mais de 120 milhões de usuários em todo o Brasil. Substituindo as SMS, as pessoas conseguem enviar mensagens muito mais facilmente utilizando o WhatsApp, e agora pagar outras pessoas com a função pay. 

Anteriormente, a funcionalidade que o WhatsApp disponibilizou agora já tinha sido lançada, mas infelizmente o Banco Central do Brasil pediu que fosse retirada essa opção para que fosse totalmente avaliada e, sendo possível relançar em 2021. 

Apesar da plataforma já ser bastante famosa e conhecida, as pessoas não usam tanto a função de pagar por falta de informação. É muito fácil utilizar e você pode aprender agora com o nosso artigo a fazê-lo de forma simples. Entenda como utilizar melhor o WhatsApp pay. 

Do que se trata o WhatsApp pay? 

Você precisa saber do que se trata essa tal função do WhatsApp fazer pagamentos. A funcionalidade de pagamentos funciona como se fosse uma transferência bancária, que é totalmente feita pelo serviço do Facebook pay. 

Caso você não saiba o Facebook, o WhatsApp e também o Instagram são da mesma franquia. Por isso, essa questão dos pagamentos está muito correlacionada. 

Por essa nova funcionalidade, você consegue fazer essa transferência diretamente para o seu contato sem precisar utilizar o seu banco. Ou seja, você tem uma grande alternativa para ganhar uma renda extra e para cobrar as pessoas que te devem. 

O melhor de tudo é que poucos sabem que não existem taxas dentro do WhatsApp pay. Ele pode ser utilizado por diversas pessoas de todos os tipos, desde que você tenha um cartão de débito Visa ou Mastercard. 

Infelizmente, para o infortúnio da maioria dos brasileiros, os cartões de crédito ainda não são utilizados na plataforma. Mas não se preocupe, às vezes é bem mais seguro fazer as compras no débito. 

Como eu ativo o meu WhatsApp pay? 

Depois de descobrir que essa funcionalidade extraordinária existe, você pode ter vontade de saber ativá-la. Para você começar a utilizar essa funcionalidade, você deve configurar o seu cartão de débito na sua conta. 

Você também pode utilizar cartões pré-pagos, apesar de não serem tão comuns, também são uma boa opção. 

Agora, veja o passo a passo que separamos sobre a configuração do seu WhatsApp: 

  • Dentro do seu aplicativo, você pode clicar no clipe de papel; 
  • Em seguida, você deve pegar a opção pagamentos; 
  • Coloque o valor do qual você deseja pagar ao seu contato; 
  • Assim que aparecer a parte para fazer o pagamento, você deve adicionar a sua forma de pagamento e clicar em começar; 
  • Agora você deve proceder as confirmações e configurações do Facebook pay; 
  • Então, para a sua segurança, você deve criar um PIN para o seu Facebook pay; 
  • Em seguida, você deve inserir os dados pedidos; 
  • Com todos os dados do seu cartão colocados também, você pode fazer a verificação do cartão conforme o seu banco pedir; 
  • Por fim, basta que você envie o dinheiro que necessita de forma simples, fácil e rápida. 

O melhor disso tudo é que você apenas precisa configurar uma vez e já vai estar tudo pronto para todas as outras vezes que você deseja pagar. Claro, retirando casos em que você deseja alterar o seu cartão. 

Como faço para enviar o dinheiro pelo WhatsApp? 

Para pagar e receber o seu dinheiro pela rede social é super fácil. Você deve acessar o clipe de papel, como dito anteriormente, e aceder à opção de pagamentos. 

Se você precisar cobrar uma pessoa, o procedimento é basicamente o mesmo. Você deve clicar em vez de pagamentos a opção de solicitar. Logo você vai receber uma mensagem onde tem a informação do valor e mensagem da sua escolha. 

Claro que para fins de segurança, a plataforma tem um limite de segurança pré estabelecido. Esse limite é de 1000 BRL, tanto para receber quanto para pagar. Para alguns, isso pode ser um empecilho, mas é muito bom para aquelas pessoas que podem correr algum risco de ter as suas contas hackeadas ou golpes dados. 

A plataforma permite que façam 20 pagamentos diários. E o valor máximo mensal de transferências é de 5000 BRL, o que dá bastante segurança aos usuários. 

De acordo com as políticas do WhatsApp pay, o limite pode ainda diminuir. 

Felizmente, qualquer pessoa que tenha o WhatsApp instalado em seu celular consegue utilizar a partir do WhatsApp pay. Não existem grandes restrições. Para isso, você apenas precisa ter, como citado anteriormente, um cartão de débito ou um cartão pré-pago, realizando o processo completo da validação. 

Contudo, é possível notar que o WhatsApp web ainda não conta com a função de pagar. No futuro, essa poderá ser uma grande implementação que vá ajudar bastante as empresas e pessoas. 

Quais são os bancos que apoiam os serviços do WhatsApp pay? 

Você pode estar se perguntando que bancos permitem que os seus cartões de débito sejam afiliados ao serviço do WhatsApp? Bem, isso é fácil. Alguns bancos e instituições monetárias e financeiras são parceiros desta nova funcionalidade da rede social. Confira agora quais são: 

  • Banco do Brasil; 
  • Bradesco; 
  • Itaú; 
  • Banco Inter; 
  • Next; 
  • Nubank
  • Mercado Pago; 
  • Sicredi; 
  • Woop (conta digital da Sicredi). 

Além dessas instituições financeiras, saiba que os pagamentos aceitos são os que são feitos através de: Cartões de débito múltiplos com função de débito e cartões pré-pagos. 

Entretanto, a função crédito está sendo visada para sua realização a partir da permissão do Banco Central do Brasil e isso irá facilitar muito a vida dos brasileiros, que não têm dinheiro em mãos. 

Se você fizer um pagamento e esse banco não for o parceiro, não se preocupe, o estorno será realizado assim que possível, dentro de 24 horas após a sua transação. 

Boa sorte ao utilizar! Não esqueça de compartilhar!