Uma viagem tá na lista de desejo de muitos por aí, não é mesmo? Quando pensamos em viagem, sempre vem em mente aquele monte de despesas que podem surgir.

Mas, olha, precisamos te dizer: viajar não é sinônimo de gastar muito.

Com um bom planejamento, é possível curtir muito e realizar o seu desejo sem trazer dívidas na bagagem ou comprometer o seu orçamento.

Hoje, vamos te dar 9 dicas para viajar gastando pouco. Vamos lá?

Planeje-se

Antes de arrumar as malas, é importante fazer um planejamento. A longo prazo, você pode pensar melhor no que deseja nessa viagem, o que pode gastar, para onde vai e os caminhos que irá traçar.

Para se preparar, você pode criar uma planilha com o seu destino, o dinheiro disponível e pesquisar o que aquele destino pode te oferecer.

Além disso, dá para ficar de olho nas opções culturais do lugar, inclusive nos eventos gratuitos.

Escolha o destino com sabedoria

Depois de averiguar o quanto você está disposto ou pode pagar, você deve escolher seu destino baseado nesses valores.

Seu desejo ou gosto por destinos deve ser levado em conta, claro. Mas dentro do seu interesse, você pode avaliar melhor as opções.

Por exemplo,você quer muito ir a uma praia no Rio de Janeiro e o dinheiro está pouco. Nesse cenário, você não precisa escolher destinos famosos (e caros) como Ipanema ou Copacabana.

Há lugares com preços mais em conta como Cabo Frio.

Se a ideia é fazer uma viagem internacional, é importante escolher o destino com base em alguns fatores como a taxa de câmbio entre o real e a moeda do país e o custo de vida do local. Há muitos destinos mais em conta como Hungria e Portugal.

Passe longe de temporadas

A época do ano determina muito o custo da sua viagem. Se você quer viajar gastando pouco, é importante ficar atento às temporadas.

Sabemos que nos meses de janeiro e julho as pessoas costumam estar de férias. Por conta da demanda, os preços de passagens e hospedagens ficam mais caras.

Avalie alguns critérios como festas e clima. Por exemplo, para viajar para Salvador gastando pouco, épocas como férias e carnaval não são uma boa pedida.

Em lugares famosos por climas frios como Gramado, no Rio Grande do Sul, evitar a temporada de inverno (entre junho e setembro) é uma boa chance de economizar com a viagem.

Acompanhe o preço das passagens

Na dica número 1 de como viajar gastando pouco, falamos da importância do planejamento. Nesse quesito, a passagem é um ponto fundamental.

É importante pesquisar formas de chegar ao destino escolhido, sempre pensando na forma mais viável e barata.

Existem várias formas de sair ganhando na compra de passagem. Se você for viajar de avião, você pode usar sites como o Skyscanner ou até mesmo o Google Flights para pesquisar as companhias que oferecem os melhores preços e condições para sua viagem.

Outra coisa muito interessante para quem planeja usar o avião como meio de transporte é usar o cartão de crédito para pagar.

Muitas operadoras possuem o sistema de milhas, que podem custear parte da sua passagem. Verifique com o banco se ele possui algum programa que faça as suas compras virarem milhas de viagem.

Se você escolheu ir de ônibus, uma opção é procurar passagens em aplicativos como Buser.

A partir da demanda para certo dia e horário, a companhia fretará um ônibus com preços mais em conta do que os das empresas da rodoviária.

Se você decidiu ir de carro, a opção para baratear é oferecer uma carona. Seja juntando amigos para dividir a gasolina, ou até mesmo utilizando aplicativos como o WazeCarpool.

Procure hospedagens alternativas

A hospedagem é um fator importante para viajar gastando pouco. Isso porque boa parte do orçamento pode ir para essa parte.

O importante é que você reflita: eu quero apenas um lugar para dormir ou eu me preocupo com luxo ou lugares badalados?

Se para você curtir uma viagem está para além de ficar em um hotel com piscina e serviço de quarto e você quer mesmo curtir o que o lugar tem a te oferecer, há opções mais baratas.

Aplicativos como Airbnb são alternativas de hospedagens bem bacanas. Geralmente, o dono de uma casa aluga um quarto da sua própria residência com um preço mais em conta por temporadas curtas para turistas.

Outra opção é ficar em hostels, hospedagens mais simples, com opção de quartos compartilhados.

Não coma apenas em restaurantes

Com a alimentação é preciso ficar atento. São 3 refeições básicas que fazemos por dia: café da manhã, almoço e jantar.

Nem todos eles precisam ser feitos em grandes restaurantes. Às vezes vale a pena abrir mão deles para comer um prato feito ou até mesmo um fast food, mas sem abusar, claro.

Afinal, conhecer as opções gastronômicas do lugar é importante.

Caso você fique em um lugar com cozinha disponível, para economizar, vez ou outra você pode cozinhar a sua comida. Que tal?

Pesquise os meios de transporte do local

Antes de viajar, pesquise as opções de transporte disponíveis. Veja se aplicativos de viagens, como Uber, funcionam naquele lugar. Dê uma olhada nas linhas de ônibus disponíveis, se há metrô ou trem.

Como você planejou seu destino, como orientamos na primeira dica, você já deve saber para onde vai e quando vai.

Por isso, é interessante que, antes de viajar, você dê uma olhadinha em sites como Google Maps para conferir como você pode realizar os trajetos que irá fazer.

Converse com os moradores locais

Uma coisa muito importante na hora de viajar gastando pouco é entrar em contato com a comunidade local.

Além de entrar em contato com a cultura, o que é muito interessante, você pode receber dicas de lugares que poucas pessoas conhecem, restaurantes mais baratos.

Essa conversa também é interessante, pois você consegue sondar o terreno e saber o que acontece naquele lugar para além dos guias de viagem.

Até para questões de segurança é uma boa pedida.

Pense antes de comprar

Sempre quando visitamos um local novo, ficamos encantados com as coisas que eles produzem. Se um lugar tem uma feira ou coisa do tipo, aí a vontade de comprar fica ainda maior.

Mas tome cuidado. Muitas vezes, nos deixamos levar pelo impulso e os planos de viajar gastando pouco vão por água abaixo.

Pense duas vezes antes de sair comprando. Sabemos que a vontade de levar uma lembrancinha do lugar é grande. Mas veja tudo primeiro antes de fazer a sua escolha, ok?

Conclusão

O sonho de fazer uma viagem, muitas vezes, por conta da falta grana ou planejamento acaba sendo deixado de lá. Mas isso não precisa continuar assim. Viu como é possível viajar gastando pouco?

Agora você já pode fazer a sua viagem sem comprometer seu orçamento ou se encher de dívidas.

Aplique essas dicas e depois nos conte como foi o passeio, ok? Boa viagem!