O dia 25 está chegando e muitas pessoas se empolgam na hora de escolher os presentes nas compras de Natal para seus familiares e amigos, o que aumenta as chances de golpes de sites nada confiáveis.

Em nosso guia, vamos simplificar esse processo de compras natalinas, para que você foque no que realmente importa: A celebração da magia do Natal com a certeza de ter feito escolhas seguras. 

Para garantir que você faça suas compras de Natal com segurança, separamos algumas recomendações valiosas. Continue lendo conosco!

Dicas essenciais para compras online de Natal com segurança

Fazer compras online durante o período natalino é uma maneira prática e eficiente de encontrar presentes especiais para os seus entes queridos.

No entanto, é essencial ter cuidado na hora de fazer suas compras de Natal para garantir uma experiência tranquila, confiável e segura. 

Aqui estão algumas dicas importantes para fazer compras com segurança no Natal: 

Atenção com o endereço dos sites

Antes de fazer qualquer compra, verifique se está em um site seguro. Dê uma olhada se o site começa com “https://” e apresenta o ícone de cadeado, que significa proteção por criptografia. 

Preste atenção se o site possui selos de segurança, que garantem uma compra protegida, e se ele exibe erros de português. 

Cuidado com as formas de pagamento

O cartão de crédito, por exemplo, é considerado um método de pagamento seguro, por oferecer garantias contra fraudes, como reembolsos ou estornos. 

E você também pode usar o cartão virtual, que é como se fosse um recurso “descartável”. Ele pode expirar após 48 horas ou depois de sua compra online ser concluída. 

Outra recomendação é evitar fornecer informações bancárias em sites que pareçam suspeitos. 

Desconfie de ofertas boas demais

Se uma oferta parece ser boa demais para ser verdade, desconfie! Os golpes de Natal mais famosos envolvem preços muito baixos para atrair suas vítimas, que acreditam ser oportunidades de ouro.

Sendo assim, compre de vendedores confiáveis e de empresas com boas avaliações antes de finalizar as suas compras. 

Selecione bem o dispositivo e rede que usa

Para fazer compras online, os usuários, em sua maioria, preferem utilizar aplicativos em seus celulares. Ou então, acessar os sites das plataformas mais conhecidas de e-commerce. 

E um dos cuidados que as pessoas mais negligenciam é relacionado justamente com o seu próprio dispositivo eletrônico e a sua rede de Internet. 

Por isso, jamais faça compras em redes Wi-Fi públicas! Além disso, use sempre aparelhos eletrônicos confiáveis e mantenha o seu software de vírus atualizado.  

Pesquise a reputação das empresas

Como mencionamos, é muito importante checar há quanto tempo a empresa está ativa, se suas redes sociais são atualizadas constantemente e se existem avaliações positivas ou negativas a respeito dos produtos ou serviços. 

Você pode dar uma olhada em sites como o Reclame Aqui e até mesmo os comentários das redes sociais, que costumam ser recheados de opiniões de clientes que estão satisfeitos ou não. 

Conclusão

Lembre-se: a precaução é a sua maior aliada durante as suas compras de Natal, que devem ser tão seguras quanto emocionantes! 

Siga as nossas recomendações práticas e simples para garantir que seus presentes cheguem ao destino certo, sem surpresas indesejadas.