Já te perguntaram em alguma compra se você queria colocar o seu CPF na nota fiscal? Você ficou confuso sem saber se realmente compensa ou se era seguro, acertamos? Muita gente pode não entender para que isso serve, mas nós iremos explicar para você hoje.
Há também aqueles que ficam receosos de colocar o seu CPF para jogo, com medo de golpes, mas nós também falaremos sobre isso aqui.
A verdade é que colocar o CPF na nota é uma grande oportunidade para ajudar o país a combater a sonegação. Isso por si só já é muito positivo. Mas saiba que dá para ganhar uma graninha e até prêmios. Você sabia?
Talvez não sabia disso, mas com certeza sabe que tudo que a gente compra tem imposto. Então, ao colocar o seu CPF na nota, você terá certeza de que o seu imposto será repassado e vai ajudar com os investimentos feitos na sua cidade, estado e país de modo geral.
Quer saber se vale a pena colocar o CPF na nota e como isso funciona? Vamos te contar tudo neste post, além de falar sobre alguns mitos sobre essa prática.
Vamos lá?
Para que serve o CPF na nota e como isso funciona?
Tudo que você compra, até a bala na padaria, tudo tem imposto. Quando você não pede sua nota fiscal, pode ser que mesmo pagando o valor total do produto, o que inclui a taxação, esse imposto não vá para os cofres públicos.
Pode ser, já que tem muita empresa que faz sua declaração direitinho, mesmo sem o cliente pedir a nota.
Nas notas fiscais tem o valor que pagamos de imposto, no caso o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sobre o que compramos. Então, nada mais justo que ele ir pro governo e ser investido na população, certo?
Só que quando não pedimos a nota, é bem mais fácil um lojista sonegar um imposto e não repassar o valor para o estado. Se eles não emitem o documento, como saber o quanto de verdade eles arrecadaram?
Um estudo estimou que anualmente o país não recebe mais de 400 bilhões, apenas com a sonegação fiscal de empresas. Isso poderia ser bem usado na mão de governantes sábios e comprometidos com a população, concorda?
Então o CPF na nota fiscal é uma forma de garantir que todo o imposto que você paga seja destinado aos cofres públicos, evitando assim a sonegação fiscal.
CPF na nota: quais são as vantagens?
O fato de colaborar para evitar a sonegação fiscal já é bem vantajoso, concorda? Já que você paga o imposto, ele deve ir para o governo e ser investido na população. Nada mais justo.
Mas ainda há mais vantagens. Alguns estados estipulam políticas que, inclusive, dão parte do dinheiro que você gastou com a compra de volta para você. Mas tem algumas regras como um saldo mínimo para poder “sacar”. Há também lugares que fazem sorteios entre aqueles que colocam o CPF na nota.
Os lojistas que participam desse programa também podem se beneficiar, já que mostra que eles são corretos e repassam a arrecadação para o estado. Ponto para eles!
Uma coisa que precisa ficar claro é que os estados não são obrigados a aderir esse programa e não há regras sobre valor ou tipo de prêmio do sorteio. Veja quais são os tipos de vantagens oferecidas a quem colocar o CPF na nota.
- Parte do dinheiro da compra: geralmente isso dá alguns centavinhos, mas você pode ganhar parte do que você gastou e fazer a transferência para sua conta bancária no tempo estipulado ou no valor acumulado de acordo com cada estado.
- Sorteio: o sorteio é feito pela loteria federal e variam muito de acordo com cada estado.
- Desconto em impostos: há estados que dão a oportunidade de trocar o saldo (dinheiro que volta do valor de compra) por descontos no IPVA e no IPTU.
- Doações: você pode escolher uma instituição e usar o seu saldo para fazer doações.
É importante ressaltar que você deve consultar as regras do seu estado e ver quais são as possibilidades de bonificação. Veja quais são os estados participantes:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Maranhão;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Não há mais em Minas Gerais um programa de incentivo a colocar o CPF na nota, mas em Belo Horizonte, capital mineira, você pode conseguir até 30% de desconto no IPTU colocando o CPF na nota e se cadastrando no programa BH nota 10.
Como se cadastrar nos programas de CPF na nota fiscal?
Para participar dos programas do CPF na nota, é preciso verificar se seu estado participa e depois se cadastrar na Secretaria de Fazenda do seu estado de origem. Normalmente, só pedem informações pessoais simples e seu CPF.
No mesmo lugar onde você se cadastrou, é possível consultar o seu saldo. Mas vale lembrar que você só pode cadastrar as notas fiscais com compras a partir dessa data. Não vale cadastros de compras feitas anteriormente à sua inscrição.
Mentiras sobre o CPF na nota fiscal
Como nem todo mundo conhece e sabe como funciona o programa de CPF na nota, há muitos mitos e fake news sobre isso. Mas nós separamos alguns mitos que você já pode ter ouvido.
Veja alguns mais comuns e saiba se são reais ou mitos!
- 1. Colocar o nome na nota fiscal aumenta o Score no Serasa: não, não influencia, pois o intuito desse programa é controlar os impostos e evitar a sonegação fiscal.
- 2. Corro risco de fraudes: mentira, você se inscreve em um site governamental, então não há esse risco. Além disso, só o seu CPF torna difícil te aplicarem um golpe, eles precisariam de mais informações para tal.
- 3. Com CPF na nota eu caio na malha fina: isso aconteceria só se você omitisse dados na sua declaração de Imposto de Renda. Se você declara direitinho, não vai ter nenhuma informação controversa.
- 4. Tenho nome sujo e não posso me cadastrar: essa é uma grande mentira. O nome sujo acontece quando você não pagou alguma dívida e ela não te impede de se cadastrar já que você não passará por nenhuma avaliação de crédito. Esse programa funciona como incentivo fiscal, apenas.
Conclusão
Depois de conhecer todos esses mitos, vamos te contar uma coisa que é bem verdade. Colocar o CPF na nota e participar desses programas vale muito a pena. Você estará contribuindo para o combate à sonegação fiscal e ainda pode ter acesso a diversos benefícios.
Consulte no seu estado ou cidade se há programas desse tipo para a população e não deixe de fazer parte. Você estará contribuindo não só para a sua vida financeira mas para mais investimentos em diversas áreas como segurança, educação e saúde.
Se ficou alguma dúvida, não deixe de nos enviar uma mensagem. Estamos aqui para te ajudar, ok? Aproveite e acompanhe outros conteúdos em nosso blog, tem muita coisa lá que pode ser bem útil para você, seus amigos e seus familiares.
Nos vemos no próximo post!