Nas lojas digitais, as vendas parceladas com cartão de crédito correspondem a 71% das compras, de acordo com um estudo da Pagar.me e do E-commerce Brasil.
Dá para ver que ele é o líder das formas de pagamento pelas compras pela internet. Mas e se o seu cliente não tiver um cartão de crédito ou limite disponível? Você vai perder aquela venda?
Olha isso era uma problema para diversos lojistas de e-commerce, muitas compras eram recusadas ou deixadas no carrinho por conta disso. Mas isso não precisa mais ser um problema.
Atualmente, os clientes e empresas têm mais uma opção de pagamento: o crediário digital. Ele permite que as pessoas parcelem as compras e isso é uma grande revolução, pois beneficia quem compra e quem vende, pois o cliente não vai precisar ter um cartão de crédito ou limite e a empresa vai conseguir efetuar a venda do seu produto ou serviço.
Segundo Caio Ribeiro, Manager da ADDI, uma empresa de tecnologia financeira, a principal vantagem dessa opção está no fato que não há taxas como as de cartão de crédito e além disso, a aprovação é bem rápida e tudo pode ser feito pelo próprio celular.
Quer conhecer mais sobre o crediário digital? Então leia esse post! Vamos te contar alguns detalhes importantes sobre essa opção.
Vamos lá?
Crediário digital: o que é e como funciona
O crediário digital é uma forma totalmente online e independente de cartão de crédito para que clientes possam fazer o parcelamento de suas compras em lojas digitais. Ela é uma ótima forma de pagamento, tanto para o cliente quanto para o lojista. Ela, inclusive, contribui para que mais vendas sejam efetivadas.
Esse tipo de pagamento é muito seguro. Se você tem negócio, não precisa se preocupar em fornecer seu próprio crediário. Geralmente, eles são feitos por fintechs. Dessa maneira, a garantia para quem vende é maior já que essas empresas financeiras de tecnologia intermediam a compra entre a sua empresa e o cliente.
Caio Ribeiro da ADDI afirma que o crediário digital funciona da seguinte maneira: as fintechs fazem uma coleta de dados básicos dos clientes: CPF, nome completo, telefone e e-mail.
Depois eles fazem uma análise desses dados para aprovar os clientes. Assim, se forem aprovados, eles podem escolher a forma como desejam pagar, ou seja, o número de parcelas desejadas.
Se você tem um negócio e deseja ofertar essa forma de pagamento parcelado aos seus clientes, é bem simples. Basta fazer um cadastro nas empresas que oferecem esse serviço, as fintechs de finanças.
O cliente só precisa selecionar essa forma de pagamento no momento de finalizar a compra para tentar a aprovação. E olha, ela é bem simples e rápida. Quem compra pode selecionar a quantidade de parcelas e os juros serão calculados com base na análise de crédito feita pela empresas de tecnologia que vai intermediar a transação financeira.
Além disso, as empresas de tecnologia oferecem algumas formas distintas de os clientes pagarem as parcelas do crédito, uma opção é antecipar o pagamento. Um exemplo que podem trazer aqui é a Meu Crediário, uma fintech que oferece esse serviço.
Ela permite que as empresas recebam o pagamento via PIX. Os clientes podem quitar até mesmo as parcelas atrasadas via PIX, além das que ainda irão vencer. Isso torna a experiência de pagamento muito mais rápida e facilitada para o lojista e ainda faz com que o débito do cliente seja processado muito rapidamente também.
Na Meu Crediário também dá a oportunidade de comunicar aos clientes a data de vencimento das parcelas. O lojista pode disparar mensagens de texto (SMS) com a data limite para o pagamento juntamente com o link para quitar a parcela.
O mercado internacional tem aderido ao crediário digital?
O carnê das Casas Bahia é uma coisa que está no imaginário de muita gente. Muitas lojas ofereciam isso aqui no Brasil, não só ela. Você deve se lembrar muito bem dependendo da sua idade.
Já a forma mais tecnológica do parcelamento digital pode estar começando aqui no Brasil. Só que essa modalidade já é tendência internacional, na gringa eles chamam de “buy me now and pay latter”, traduzindo, compre agora e me pague depois.
As pessoas que têm entre 25 e 40 anos são os que mais usam esse tipo, pois essa faixa etária é conhecida como consumidores millennials, que adoram as facilidades proporcionadas pela tecnologia.
Essa moda, muito provavelmente, não demora para “pegar” no Brasil. Atualmente, um dos princípios de atendimento ao cliente é investir em formas de pagamento que fortaleçam o vínculo dos compradores com os clientes.
O próprio CEO do Meu Crediário chegou a comentar que por conta da forma de pagamento oferecido pela empresa o índice de recompra sobe em cerca de 36%. em outras palavras, a chance de um cliente fechar uma compra usando o crediário digital é muito maior, ou seja, isso representa um aumento no índice de faturamento das empresas.
Além disso, com essa modalidade de pagamento, a relação entre clientes e lojistas se torna muito mais próxima. Isso tudo com a ajuda das fintechs, ok? Pois elas possuem sistemas que ajudam a fazer essa ponte.
Os lojistas não precisam ficar cobrando os clientes, pois a própria empresa que oferece o serviço de crediário digital faz esse trabalho. O Meu Crediário, como você viu, faz por SMS. Mas a Lendico, que lançou recentemente o Boleto Parcelado, faz isso emitindo uma segunda via do crediário que será enviada ao cliente próximo da data de vencimento.
Ainda tem mais vantagem. Muitas empresas não estão acostumadas a lidar com essas questões de cobrança, às vezes nem tem alguém responsável por isso no quadro de funcionários. Aí os empresários podem pensar que serão responsáveis por eventuais inadimplências, mas não é assim que acontece.
As fintechs estão acostumadas a lidar com essas questões de pagamentos e finanças e vão se responsabilizar por isso. Então as lojas não terão trabalho em oferecer essa modalidade de pagamento aos seus clientes e vão ter muitas vantagens.
A importância da experiência de compra
Houve uma época que a experiência de compra era baseada em oferecer o menor preço em comparação com a concorrência. Hoje em dia, passamos dessa fase, e é importante que você saiba.
Os clientes esperam muito mais das empresas. E isso inclui atendimento em todos os canais: email, redes sociais, telefone e pontos presenciais, qualidade e também o pagamento. Por isso, se você não deseja perder clientes, é necessário aderir a essas transformações na experiência de compra.
Caso contrário, sua empresa será considerada ultrapassada. Ninguém quer isso, não é mesmo? Então, entenda essas transformações e proporcione vários canais de atendimento e também vários meios de pagamento: dinheiro, débito, cartão de crédito, PIX e também o crediário digital.
Conclusão
O mundo está se transformando cada vez mais por conta da tecnologia. E com as formas de pagamento não é diferente. Uma dessas inovações foi o crediário digital. Se você deseja fazer o melhor para seus clientes e se destacar no mercado, você deve aderir a essa modalidade.
Esperamos que esse post tenha sido útil para você. Se foi, com certeza, será para seus amigos e familiares que tenham uma empresa. Que tal compartilhar com eles?
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Nos vemos no próximo conteúdo!