O crediário já foi bem mais conhecido e usado no passado, nos dias atuais nem todo mundo sabe o que é e como funciona essa forma de pagamento.

Com o crediário, você poderá fazer compras parceladas através de um carnê, diferente do cartão de crédito que o pagamento é sempre feito pela plataforma digital.

Caso você não tenha cartão de crédito, ele pode ser uma opção para suas compras parceladas, mas, é preciso saber se realmente compensa comprar usando o crediário.

Quer abrir um crediário mas não sabe como? Vamos avaliar agora as suas vantagens. Continue lendo para entender tudo sobre o crediário!

O que é crediário

Como já foi dito anteriormente, o crediário permite que você compre fazendo o parcelamento das suas compras. É como se ele fosse um empréstimo. 

Com o crediário é possível adquirir serviços e até mesmo fazer a aquisição de bens. Se o consumidor escolher essa forma de pagamento, ele receberá um carnê.

Nesse carnê, vão estar as suas parcelas, que são valores fixos, onde os juros e as correções monetárias também estão incluídos.

O pagamento desse carnê poderá ser feito no estabelecimento em que realizou a compra. Podendo também ser pago através de uma agência bancária, scanner, lotéricas ou através do internet banking.

Como funciona o crediário?

Para ter um crediário aprovado, é necessário fazer a solicitação do mesmo, onde o cliente passará por uma análise de crédito.

A análise do crediário é basicamente igual a do cartão de crédito, sendo feita pela própria loja, pelo banco ou pela instituição financeira.

Fazendo-se necessário ter um bom histórico de pagamentos e renda comprovada.

Formas de pagamento

As formas de pagamento do seu crediário são: dinheiro ou cartão de débito. Podendo ser pago em lotéricas, agência bancária, internet banking ou diretamente no caixa onde a compra foi realizada.

As folhas de pagamento funcionam como um boleto, onde você terá acesso ao valor fixo que precisa ser pago e a data de vencimento do seu crediário.

Os carnês em sua grande maioria são físicos, porém, existem alguns estabelecimentos que já disponibilizam o carnê via e-mail. Vale a pena dar uma conferida!

Prazo de pagamento

O crediário deverá ser pago mensalmente, sendo assim, evite atraso no pagamento das parcelas. Os juros por atraso em longo prazo não são muito amigáveis, e podem acabar pesando no bolso.

Análise de crédito

Uma análise do seu perfil será feita assim que você solicitar a abertura do crediário. O seu histórico de pagamentos será consultado juntamente com a sua situação no SPC Serasa. 

Taxa de juros

A taxa de juros do crediário é de 6%, o que necessita de uma atenção especial de quem optar por essa forma de pagamento.

“Ah, mas só 6%, nem é tão alto o valor!” Então, não é tão alto quando se atrasa uma única parcela.

Já pensou ter um crediário parcelado em 48x, onde você atrasa acaba atrasando todos os os pagamento mensais e acaba pagando esses 6% de juros em todos os boletos?

Aparentemente é um valor baixo a ser pago, não é mesmo? Mas, 48 parcelas acrescidas de 6% mensais, é nada mais, nada menos, que 288% de juros sobre o valor total da sua compra. 

Pelo que vimos não compensa nada atrasar o pagamento do seu crediário, certo?

Quais os tipos de crediário existem?

São 3 modalidades de crediário existentes, sendo eles:

Financiado

O crediário financiado tem um maior número de procura quando o consumidor tem interesse em adquirir bens de maior valor. Como por exemplo, móveis e eletrodomésticos. 

Essa modalidade de crediário permite que o cliente parcele em diversas vezes a sua compra, incluso os juros e as taxas que serão definidas pela empresa responsável pelo crédito.

Garantido

O crediário garantido é gerido por uma empresa especializada, diferente do próprio, onde a gestão é feita pelo lojista. Nessa modalidade, a instituição financeira escolhida pela loja ficará 100% responsável 

tanto por liberar o crédito, como também ficará responsável pelas inadimplências. Com o crediário garantido as taxas podem variar entre 3% podendo chegar até 15%.

Próprio

Diversas lojas estão aderindo ao crediário próprio, que como o nome já sugere, o estabelecimento de compras é quem irá fazer a administração.

A análise e o pagamento de todas as parcelas são feitos diretamente no caixa da loja, o que gera um lucro bem bacana, afinal, todas as taxas e juros ficam por ali mesmo.

Convenhamos que a fidelização de clientes se torna muito fácil para o estabelecimento, uma vez que, o cliente precisa retornar mensalmente ao local da compra para efetuar o pagamento do crediário.

Vantagens de fazer um crediário

Olha só, com o crediário algumas vantagens ficam em evidência, entenda melhor quais são:

  • Não se faz necessário uma conta em banco para fazer o crediário;
  • Fazer parcelamentos sem comprometer o limite do seu cartão de crédito;
  • As taxas dos crediários são mais baixas que as do cartão de crédito;
  • Opções de parcelamentos mais longos e um maior poder de compra;

Posso ter mais de um crediário?

Para ser possível mais de um crediário na mesma loja, é necessário já ter pago uma boa quantidade de prestações e sem nenhum atraso no pagamento delas.

Fazer um crediário em determinado estabelecimento, não te impossibilita de ter um crediário aprovado também em outras lojas, vale a pena tentar.

Documentos necessários para abrir um crediário

Ficou interessado em fazer um crediário? Entenda agora o que você precisa ter em mãos:

  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda fixa;
  • Documento pessoal que contenha CPF e foto;
  • Telefone de contato de pelo menos 3 pessoas;

Entendemos que, para qualquer compra e parcelamento é muito importante ser feito um planejamento financeiro. 

Afinal, ao fazer o crediário o cliente está em busca de adquirir bens materiais com facilidade no pagamento, e não se atolar em dívidas, certo? 

Sempre faça uma boa avaliação dos juros e das taxas antes de tomar qualquer decisão.