Nos últimos dias, as pessoas que acompanham ou investem no mercado de ativos digitais ficaram surpresas com o comportamento do mercado.

Isso porque, houve relatos de que uma grande corretora do mercado teve suas reservas comprometidas.

As razões ainda precisam ser explicadas para as autoridades, mas já vem criando um efeito dominó em diversas outras empresas.

Nesse sentido, veja a seguir tudo que está rolando e se proteja para possíveis problemas que seu dinheiro pode estar envolvido:

O que é a FTX?

Criada em 2019, a FTX é uma plataforma de intermediação, onde as pessoas podem comprar criptomoedas, por exemplo.

Assim, atuava principalmente com a questão de segurança e permitindo que os usuários tivessem um controle mais facilitado de tudo isso.

Pode ser considerada uma das maiores corretoras de criativos do mundo, afinal, durante seu período de auge, alcançou receita superior a 1 bilhão de dólares.

Entretanto, a situação começou a mudar quando o diretor da empresa, se pronunciou com a venda das participações da sua empresa.

Para a Binance, outra grande empresa de corretagem, mas que acabou não sendo bem vista pelos investidores.

Começando uma onda de retiradas que a FTX não conseguiu mais garantir que as pessoas iriam receber seu dinheiro.

O que aconteceu com a FTX?

A FTX é uma corretora de investidores que conecta o mercado consumidor a grande variedade de criptomoedas.

Pelo menos, essa era a definição usada até pouco tempo atrás, antes mesmo da declaração do seu diretor sobre um possível roubo.

Assim, quebra toda a razão de uma corretora porque não conseguiu ofertar o mais importante: segurança e garantia aos usuários.

Dessa forma, o resultado acabou sendo mais de 600 milhões de dólares roubados logo depois do início do colapso de pagamentos.

Criando uma força tarefa para tentar identificar o hacker e recuperar o dinheiro não só da corretora, mas de todas as pessoas.

Como a FTX está impactando o mercado de bitcoin?

O mercado de criptomoedas é conhecido porque as pessoas que estão investindo nele conseguem operar seus investimentos de maneira independente.

Sem um país ou autoridade para regular, o comportamento do mercado consegue ser sempre resultado do pensamento dos seus usuários.

Por isso, em momentos de incertezas como esse, é normal as pessoas voltarem alguns passos atrás.

Sempre priorizando a tomada de decisão a partir de opções que já existem a décadas e podem ser úteis mesmo com a falência das instituições.

Nesse sentido, a retirada de Bitcoin começa a acontecer e com mais moeda sendo ofertada, seu valor começa a cair.

Celebridades processadas

Apesar de parecerem impossíveis de serem acessadas, as celebridades são pessoas normais e respondem pelos seus atos.

Com isso, aquelas que participaram do esquema de promoção de retornos sem uma garantia vem sendo processadas.

Podendo levar a cadeira o pagamento de multa para começar a ressarcir as pessoas que tiverem seu dinheiro levado durante o período.

Um grande exemplo é do jogador mundialmente famoso Tom Brady, tendo um processo aberto em Oklahoma.

Agora, é esperar pelas evoluções judiciais que podem ou não ajudá-lo a sair dessa enrascada.

Para onde foi o dinheiro roubado da FTX?

Segundo informações, o hacker roubou toda a quantia financeira para comprar a BNB, a criptomoeda da Binance.

Assim, fez uma nova conversão para Ethereum e não seguiu como os tradicionais investidores como sendo o Bitcoin como principal recurso.

Por isso, serviu como base até para outras pessoas seguirem o mesmo caminho e deixarem a maior criptomoeda de lado por esse momento.

Criando uma queda brusca e que está precisando de muita força para voltar ao nível dos meses anteriores.

Entretanto, o bem maior de tudo isso será o de recuperar os valores financeiros para tentar melhorar a imagem do mercado.

Quais criptomoedas estão caindo?

Com grande impacto sofrido nos últimos dias, algumas moedas estão perdendo seu valor de mercado como:

  • Bitcoin: Apesar de ser a maior criptomoeda existente, o Bitcoin não vem conseguindo manter seu preço acima dos 100 mil reais e pode cair ainda mais nos próximos períodos;
  • Solana: Com queda superior a 10%, os usuários e investidores da Solana temem perder ainda mais dos seus investimentos;
  • Descentraland: Com mais de 13% de queda apenas nos últimos 7 dias, é um alerta para as pessoas que utilizam a cripto como investimento.

Quedas assim são sempre naturais e podem ter uma grande razão que é sempre a busca pelos ativos considerados seguros durante esse período de incerteza.

Quais criptomoedas valem a pena investir nesse momento?

Para você não ficar com todos seus investimentos no vermelho, veja algumas criptomoedas que vem subindo e podem ser uma alternativa para ter bons retornos:

  • Voyager Token (VGX): Token utilizado para dar recompensas aos seus usuários e tem tudo para crescer com a grande variedade de serviços que podem utilizar seus serviços;
  • Ethereum: Considerado por muitos o próximo Bitcoin, o Ethereum tem usos em diversas indústrias e vem crescendo com o grande número de ferramentas criadas a partir dele;
  • Cardano: Com diversas aplicações, o cardano é a nova era de criptomoedas, nesse sentido, conseguiu subir mais de 10%;
  • Dogecoin: Melhorando a cada período, o Dogecoin pode ser mais do que uma moeda meme no futuro.

Conclusão

A situação não é fácil para a vida dos investidores da FTX que precisam lidar com as incertezas do seu futuro.

Nesse sentido, continuar se capacitando é a melhor forma de manter seus desenvolvimento e de outras pessoas quando compartilhar o artigo em suas redes sociais.