Como é de se esperar, todos os anos o imposto de renda aparece para obrigar algumas pessoas a pagarem.
O valor assusta em alguns sentidos e acaba frustrando as pessoas que desejam usar parte da sua renda com outros propósitos
Com isso em mente, para dá não ficar na mira de problemas, por isso, confira a seguir como é possível diminuir ou não o valor que você precisa quitar com a Receita Federal:
6 Despesas que diminuem sua declaração de Imposto de Renda
Quando fazemos o cálculo de quanto imposto precisamos pagar, há a possibilidade de subtrair com parte dos seus gastos do ano anterior.
Como uma forma de estimular as pessoas e também diminuir o peso de despesas em certas áreas, a Receita Federal permite casos como:
1.Educação
A Educação privada sempre aparece como uma forma de compensar alguns pontos da nossa vida e pode ser muito mais do que um gasto.
Principalmente porque tem um limite anual de R$ 3.561,50 para melhorar os impostos que poderiam ser pagos por você pela Receita Federal.
2.Remédios
Os remédios aparecem em nossa rotina a todo momento, mas nem todos vão entrar nos descontos do imposto de renda.
Afinal, a Receita Federal vai contar com esse desconto apenas se os remédios aparecerem em conjunto com a enfermaria da pessoa em questão.
3.Enfermaria
A rotina hospitalar pode ser um centro amplo de profissionais que se encaixam principalmente como enfermaria.
Considerando também assistência social, massagistas e uma série de outros profissionais do âmbito hospitalar.
4.Terapias
Quando há registros válidos com CRM, é possível aproveitar as suas terapias para descontar no imposto de renda.
Por isso, sempre busque mais informações sobre o profissional que irá atender você e se haverá emissão de nota fiscal.
5.Saúde
Uma das grandes facilidades de gastar com saúde é que não há limite para a quantidade de gastos que podem ser feitos para esse setor.
Nesse sentido, se você gastar cerca de 200 mil reais com ela, terá como bonificação, mais 200 mil reais para ser descontado do imposto de renda.
Entretanto, em caso de malha fina ou necessidade da Receita Federal, há a convocação para explicar valores e os comprovantes são excelentes aliados.
6.Alimentícia
A pensão alimentícia é uma obrigação que uma das partes de um relacionamento com filhos se compromete a pagar por um certo tempo.
Com isso, a assinatura desse contrato firmado por lei será espelho e descontado na íntegra no cálculo de imposto de renda.
10 Despesas que não diminuem sua declaração de Imposto de Renda
Apesar de parecerem ajudar, algumas despesas não entram no cálculo e você precisa conhecer quais são, veja:
1. Autoescola
Para conseguir dirigir carro, moto ou qualquer que seja o veículo, não há a possibilidade de receber descontos com o imposto de renda.
Com isso, é possível informar para a Receita Federal, mas dessa forma, sem atrelar a alguma área comentada anteriormente, não há chances.
2. Transporte privado
Uber, vans e diversas outras formas de deslocamento, mesmo que complementares a outros serviços não são incluídos.
Por este motivo, verifique sempre como será o gasto para o transporte particular e se possível, direcione para outro setor da sua rotina.
3. Cursos de idiomas
Todo mundo quer aprender uma nova língua, seja para morar fora ou ser valorizado aqui no Brasil, mas acabam errando ao achar que são descartáveis no IR.
Além do curso de idiomas, preparatórios para o ENEM, por exemplo, não são aceitos pela Receita Federal.
4. Material escolar
Apesar de parecer óbvio para algumas pessoas, há sempre aquelas que não sabem que o material escolar não é descontado no IR.
Nesse sentido, há muitos pais que preferem matricular filhos onde há um combo completo de aulas e materiais já inclusos na mensalidade para descontar no imposto de renda.
5. Veterinário
Ao cuidar dos PETs, o gasto anual pode ser muito pesado e sempre surge a necessidade de ajudar no desconto do imposto de renda.
Apesar de tudo, não há chances de conseguir essa facilidade até o momento e mesmo gastando fortunas, o valor continua sendo igual a ser pago para Receita.
6. Transporte para tratamento médico
Com um país com dimensões continentais, você provavelmente conhece pessoas ou até mesmo si mesmo que já precisou sair da sua cidade de moradia.
E, mesmo com o gasto, que na maioria das vezes é alto, não há como descontar no seu imposto de renda.
7. Acessórios visuais
Óculos ou lentes de contato que dão o suporte para algumas pessoas viverem uma vida normal não entram na conta.
Resumindo apenas um gasto comum e que não pode ser descontado nos seus impostos anuais com a Receita.
8. Aluguéis
Muitas pessoas têm um imóvel sobrando e que conseguem ter uma renda complementar ao salário comum.
Porém, com os gastos rotineiros de manutenção, entre outros, algumas pessoas acham que é descontável no imposto.
Apesar de tudo isso, você não tem como fugir das obrigações e precisa pagar impostos mensais adicionais com a elaboração de uma DARF.
9. Serviços domésticos
Com a evolução dos direitos das domésticas, fica quase impossível uma pessoa contratar terceiros para sua casa sem seguir regras financeiras.
E, apesar dos direitos garantidos por lei para as domésticas, você não consegue diminuir o gasto feito com ela.
Conclusão
Imposto de renda pode levar noites de sono se você não aplicar os conhecimentos anteriores na sua rotina.
Por fim, basta compartilhar nas redes sociais para melhorar a forma como lidamos com impostos a partir do conhecimento de mais pessoas para essas informações.