Você deve ter observado que a conta de luz está cada vez mais cara. Às vezes seu padrão de consumo de
energia nem foi alterada, mas você percebe um aumento do valor cobrado.
E é verdade! As taxas da conta de luz estão subindo em diversas cidades do Brasil, por isso é importante procurar meios para controlar essa questão. Afinal, o salário não tem aumentado nessa proporção, não é mesmo?
Mas para te ajudar nessa empreitada, separamos um conteúdo com dicas de como diminuir o valor da sua conta de luz.
Algumas atitudes simples podem fazer você pagar menos do que está pagando hoje. Em muitos momentos, fazemos coisas que aumentam muito e não sabemos, por isso é preciso se informar.
Quer saber como pagar menos na conta de energia? Continue com a gente, vamos te passar muitas informações valiosas.
Equipamentos que mais gastam energia
Antes de mais nada, é importante você ficar ciente de que há equipamentos que consomem muita energia. Isso não quer dizer que você precise deixar de usá-los.
Mas, conhecendo quem são os campeões de consumo de energia elétrica, é possível fazer adaptações ou usar com mais consciência.
Antes de te mostrar quais são os equipamentos, você precisa saber que quanto maior a potência, maior o gasto de energia.
O tempo médio de uso também influencia nesse ranking. Veja quais são os aparelhos em nossa lista:
- Chuveiro elétrico: cerca de 4000 W de potência. Para diminuir o gasto, use sempre que possível na chave de verão e nunca use uma resistência queimada;
- Ar condicionado: pode chegar a 1400 W de potência. Para economizar, mantenha o cômodo fechado e coloque em uma temperatura entre 23 e 25 graus;
- Micro-ondas: 1500 W de potência. Descongele os alimentos antes de aquecê-los para economizar;
- Geladeira:150 W de potência. Não deixe as portas abertas e nem as abra e feche a todo momento, além disso, não coloque alimentos muitos quentes dentro dela;
- Ferro elétrico: 1000 w. Use a temperatura ideal para cada tipo de tecido e deixe as roupas acumlarem para passar tudo de uma só vez;
Como diminuir o valor da sua conta de luz
Para diminuir o valor da sua conta de luz, é necessário ficar atento a alguns pontos. O primeiro já falamos anteriormente: atenção aos equipamentos que mais consomem energia.
Conhecendo o padrão de consumo deles, você pode observar melhor o uso e fazer algumas mudanças para que eles não interfiram tanto no que você paga mensalmente.
Além disso, é preciso observar alguns pontos importantes. Vamos falar deles a seguir.
Eficiência energética
Não sei se você já reparou, mas provavelmente o seu equipamento tem um selo do INMETRO indicando como ele é classificado em relação à eficiência energética.
Esse selo divide os equipamentos entre as letras A, B, C, D, E, F e G, quanto mais próximo do A seu equipamento estiver, melhor.
Isso porque a letra A representa que ele gasta menos para obter o maior desempenho, o que vai diminuir o valor da sua conta de luz.
Por isso, é necessário observar esse fator. Você não precisa trocar todos os seus eletrodomésticos, claro. Mas quando for comprar algo novo, você deve observar a classificação dele, beleza?
Extensões e benjamins
Nem sempre temos tomadas suficientes para todos os equipamentos que precisam estar ligados em um determinado momento, não é mesmo? Aí é quando usamos os famosos benjamins (ou T) e as extensões.
Eles são super práticos e nos fornecem o ponto de energia extra que tanto precisamos, não é mesmo?
Mas tomem cuidado, eles podem fazer com que você gaste mais e o pior podem sobrecarregar o sistema elétrico de sua casa. Por isso, o ideal é usá-los para ligar equipamentos que não puxam tanta energia.
Disjuntores e cabos
É preciso dar uma atenção especial ao projeto elétrico de sua casa. Se os cabos utilizados possuem baixa espessura, corre o risco de que ele receba uma corrente elétrica maior que a máxima e isso sobrecarrega o sistema, fazendo com que a conta de luz suba.
Outra coisa que precisa ser checada para diminuir o valor da sua conta de luz é o disjuntor. Adeque essas peças para que elas não deixem uma corrente elétrica maior passar para os condutores.
Dicas
- Desligue os aparelhos na tomada (a economia chega a ser 12% por mês), quando você desliga só o botão, eles continuam consumindo energia;
- Quando for viajar desligue a chave geral, pois assim nada vai consumir energia (só não se esqueça de algum alimento na geladeira);
- Troque o ar condicionado pelo ventilador sempre que puder, você pode diminuir a em até 20% o consumo de energia;
- Quando o calor está muito grande, daqueles que só o ar condicionado resolve, use uma temperatura entre 25 e 26 graus;
- No cômodo em que o ar estiver ligado, evite lâmpadas incandescentes, pois elas esquentam o ambiente. Não exponha o aparelho ao sol, pois também faz com que ele gaste mais energia;
- Não coloque comidas quentes na geladeira, espere elas chegarem a temperatura ambiente. Assim, você evita que o aparelho gaste mais energia para controlar sua temperatura interna;
- Dê uma distância de pelo menos 10 centímetros entre a parede e a geladeira, pois se ela ficar muito perto o calor aumenta e ela precisa gastar mais para equilibrar sua temperatura;
- Se seu freezer não for autolimpante, higienize-o com frequência porque o gelo faz com que ela consuma mais energia;
- Paredes claras são uma boa pedida, pois fazem o ambiente ficar mais claro e necessitar de menos iluminação artificial;
- A iluminação natural pode te ajudar a economizar. Use e abuse dela, abra as janelas da sua residência;
- Na hora que a luz é acesa é o momento que ela mais gasta energia, por isso evite ficar ligando e desligando a todo momento.
Conclusão
E aí, quais atitudes você irá tomar para diminuir o valor da conta de luz? Faça o teste e depois nos conte se o valor caiu. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!
Até a próxima!